Exclusivo: ANP aponta adulteração da gasolina no Maranhão acima da média nacional

8comentários

gasolina adulteradaA mais recente versão do Boletim de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis, divulgada no último dia 18 pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), aponta que o índice de adulteração da gasolina comercializada no Maranhão é de 1,7%, bem acima da taxa nacional, de 1,2%. O levantamento, feito entre dezembro de 2013 e fevereiro deste ano, indicou ainda redução de 1,4% para 0,5% do índice de não conformidade das amostras de etanol (álcool combustível) coletadas no estado.

As principais adulterações observadas na gasolina vendida no Maranhão foram em relação ao ponto de destilação e ao teor de etanol anidro combustível. Essa substância é destinada ao distribuidor para compor mistura com a gasolina A na formulação da gasolina C, em proporção definida por legislação aplicável, devendo ser comercializado conforme especificação da ANP. É proibida, portanto, a adição de quantidades acima do índice previsto em lei.

Amostras

De dezembro a fevereiro, foram coletadas 596 amostras de gasolina (199 em dezembro, 198 em janeiro e 199 em fevereiro). Dessas, 10 apresentaram desconformidade com os padrões de qualidade (4 em dezembro, 4 em janeiro e 2 fevereiro). As adulterações foram identificadas nos municípios de Açailândia, Santa Inês, Itapecuru Mirim, Itinga do Maranhão, Lago da Pedra, Imperatriz, Barra do Corda Grajaú e na região metropolitana de São Luís. O dado positivo foi a constatação da boa qualidade da gasolina em em Caxias, Timon, Bacabal e Presidente Dutra, municípios onde o volume de combustíveis comercializado é bastante elevado.

Todas as análises locais foram feitas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foram colhidas amostras em postos de combustíveis situados em 42 bairros de São Luís, como Alemanha, Anil, Centro, Cohab, Ponta d’Areia e Tirirical, e em mais de 90 municípios do interior, entre os quais Caxias, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês.

Segue a lista de bairros da capital e de municípios do interior onde foram colhidas amostras de combustíveis para análise:

BAIRROS

ALEMANHA, ANEL VIÁRIO, ANIL, ANJO DA GUARDA, AURORA, BARRETO, CALHAU, CAMBOA, CANTO DA FABRIL, CENTRO, COHAB,COHAFUMA, COHAMA, DESTERRO, FABRIL, FÁTIMA, FIALHO, FILIPINHO, FORQUILHA, FUNIL, IVAR SALDANHA, JORDOA, LOTEAMENTO JARACATI, MARACANÃ, MONTE CASTELO, OLHO D’AGUA, OUTEIRO DA CRUZ, PARQUE AURORA, PEDRINHAS, PONTA DA AREIA, POSTO BARRAMAR, QUINTAS DO CALHAU, RAPOSA, SACAVÉM, SANTO ANTÔNIO, SÃO CRISTÓVÃO, SÃO FRANCISCO, SÃO LUIZ, TIBIRI, TIRIRICAL, TURU E VINHAIS.

MUNICÍPIOS

ANAPURUS, ARAIOSES, BARREIRINHAS, BREJO, BURITI, CANTANHEDE, CAXIAS, CHAPADINHA, CODÓ, COE-LHO NETO, COROATÁ, DOM PEDRO, DUQUE BACELAR, ESPERANTINÓPOLIS, GOVERNADOR EUGÊNIO BARROS, GOVERNADOR NUNES FREIRE, HUMBERTO DE CAMPOS, IGARAPÉ GRANDE, MATA ROMA, MIRINZAL, NOVA OLINDA DO MARANHÃO, PAÇO DO LUMIAR, PEDREIRAS, PINHEIRO, PRESIDENTE DUTRA, SANTA LUZIA DO PARUÁ, SANTA QUITÉRIA DO MARANHÃO, SANTO ANTONIO DOS LOPES, SÃO BERNARDO, SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, SÃO LUIS GONZAGA DO MARANHÃO, SÃO VICENTE FERRER, TIMON, TUTOIA, VARGEM GRANDE, ALTO PARNAÍBA, AMARANTE DO MARANHÃO, BALSAS, BARÃO DE GRAJAÚ, BARRA DO CORDA, BENEDITO LEITE, CAROLINA, COLINAS, ESTREITO, FORTALEZA DOS NOGUEIRAS, FORTUNA, IMPERATRIZ, JOÃO LISBOA, LAJEADO NOVO, LORETO, MIRADOR, MONTES ALTOS, PARAIBANO, PARNARAMA, PASSAGEM FRANCA, PASTOS BONS, PORTO FRANCO, RIACHÃO, RIBAMAR FIQUENE, SÃO DOMINGOS DO AZEITÃO, SÃO DOMINGOS DO MARANHÃO, SÃO JOÃO DOS PATOS, SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS, SÍTIO NOVO, TUNTUM, ACAILÂNDIA, ALCÂNTARA, ANAJATUBA, ARARI, BACABAL, BEQUIMÃO, BURITICUPU, CARUTAPERA, GRAJAÚ, ITAPECURU-MIRIM, ITINGA DO MARANHÃO, LAGO DA PEDRA, LAGO DO JUNCO, MARACAÇUMÉ, MATINHA, MIRANDA DO NORTE, OLHO D’ÁGUA DAS CUNHÃS, PINDARÉ-MIRIM, PIO XII, ROSÁRIO, SANTA HELENA, SANTA INÊS, SANTA LUZIA, SANTA RITA, SÃO BENTO, SÃO FRANCISCO DO BREJÃO, SÃO MATEUS DO MARANHÃO, VIANA, VITÓRIA DO MEARIM, VITORINO FREIRE E ZÉ DOCA.

O boletim completo pode ser acessado aqui.

8 comentários para "Exclusivo: ANP aponta adulteração da gasolina no Maranhão acima da média nacional"


  1. Sandra

    Faltou Araçagy. urgente

  2. como somos consumidor e ANP é uma empresa do governo que vive de nossos impostos é importante que seja dado nome dos vilões e não apenas o bairro ou cidade.

  3. José Hélio Melo barros

    Esses vagabundo tem que devolver o dinheir do consumidor que colocou gasolina no posto adulterado, a promotoria tem informar qual posto está com gasolina adulterada para que os consumidores sejam alertados e não vão colocar mais nos postos que estão roubando os consumidores. Vcs tem que divulgas os postos pro povo saber e reenvidicar.

    É poruqe esse país não lei para bandidos, porque se não esse caras eram para está presos, devolver o dinheiro do conulmidor e ainda ter o posto fechado. País de merda.

  4. José Hélio Melo barros

    Esses vagabundo tem que devolver o dinheir do consumidor que colocou gasolina no posto adulterado, a promotoria tem informar qual posto está com gasolina adulterada para que os consumidores sejam alertados e não vão colocar mais nos postos que estão roubando os consumidores. Vcs tem que divulgas os postos pro povo saber e reenvidicar.

    Os senhores tem de divulgar os snoves dos postos e e exigir a devolução do nosso dinheiro e fazer eles pagar os estragos feito em nosso carros. Esses vagabundo roubam agente para ficar curtindo e debochando das pessoas em viajanes em outros paises e fazendas.

  5. george

    A polícia civil do Estado de São Paulo combate esse tipo de fraude que é crime! A mesma faz bliz nos postos com a pericia que testa o combustível, constatando a adulteração, é dada voz de prisão em flagrante para o dono do posto. Inveja o que é bom nos outros é um exercício de humildade, já dizia”Abílio Diniz. Já se sabe os postos que estão vendendo. Reprimi-los na forma da lei os donos de postos desonestos. Polícia Civil do Maranhão faça o seu papel injeção eletrônica dos donos tem carros e motos, agradecem!!!!

  6. celso souza

    porque não divulgam os nomes dos postos com adulteração e a localização para que o cliente fique sabendo onde não colocar combustível.

  7. Leonora

    Não adianta falar só em bairros nos bairros n existem só um posto, já q é denuncia temos q sabermos os nomes dos postos

  8. Leonora

    Precisamos saber o nome dos postos com gasolina adulterada, só dizer os nomes dos bairros não adianta, em um bairro não costuma ter só um posto

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS