Prefeitura anuncia atualização do cadastro de imóveis a proprietários

2comentários
Atualização cadastral de imóveis retratará expansão urbana de São Luís
Atualização cadastral de imóveis retratará expansão urbana de São Luís

A partir da próxima semana, a Prefeitura de São Luís encaminhará aos proprietários de imóveis um comunicado via postal, informando a nova situação cadastral desses bens. São cerca de 50 mil cartas que apresentarão aos contribuintes os dados que foram atualizados no sistema e outras informações importantes sobre a nova inscrição dos imóveis. O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh) em parceria com a Secretaria de Fazenda (Semfaz).

Segundo a superintendente da área de Cadastro da Semurh, Anna Lígia Launé, as cartas serão enviadas com aerofotos para corroborar com as novas informações inseridas no sistema e dar maior transparência ao trabalho do órgão. As aerofotos mostram imagens de satélite do local preciso dos imóveis, a fachada das casas, entre outras informações imobiliárias que embasaram a coleta dos dados.

“Além disso, o comunicado informará aos proprietários os dados técnicos referentes aos imóveis. Nosso objetivo é garantir justiça social aos contribuintes, promovendo uma readequação condizente dos imóveis cadastrados e impedindo cobranças acima ou abaixo dos valores reais”, frisou Ana Lígia Launé.

Contestação

Em caso de contestação de alguma das informações registradas, o proprietário deverá procurar a Secretaria de Fazenda, onde será montada uma estrutura de atendimento para esclarecer dúvidas e receber requerimento de contestação. Os documentos serão analisados caso a caso e, se as argumentações do contribuinte forem consideradas procedentes, os dados serão revisados e corrigidos.

As informações da atualização cadastral foram alcançadas através de uma criteriosa pesquisa de campo realizada pela Aerocarta, uma empresa paulista especializada em cartografia, aerofotos e cadastramento de imóveis. O trabalho foi executado por mais de um ano, bairro a bairro, casa a casa, lote a lote.

Com a pesquisa de campo, foi possível resgatar dados e fazer a correção de discrepâncias e divergências de informações reais sobre muitos imóveis da capital. Por meio da sondagem, foi possível, por exemplo, verificar que muitos prédios – hoje shopping centers, hotéis, edifícios residenciais e comerciais – ainda constavam no sistema como sendo apenas terrenos.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

2 comentários para "Prefeitura anuncia atualização do cadastro de imóveis a proprietários"


  1. Orlando Modesto

    Isso que é trabalho de transparência. Além de promover a regularização, ainda avisará os resultados desse trabalho por correspondência. Agora podemos saber se há irregularidade ou não nesses imóveis da capital. Isso será importante também para guiar nas transações imobiliárias. Tem muita gente por aí querendo dar uma de esperto na hora de atribuir valor em uma casa para vender, ou na hora de querer se isentar de pagar IPTU.

  2. Francisco Chagas

    Espero que essas atualizações corrijam disparidades existentes entre imóveis de baixo e alto padrão. Portanto, aprovo a iniciativa da prefeitura.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS