Boi da Maioba grava 10º DVD neste sábado

0comentário

maioba dvd

Com um cenário rico em cores, figurinos e efeitos, o Bumba-meu-Boi da Maioba grava o 10º DVD do grupo que será no formato 360º, neste sábado(03),a partir das 22h, no Cais da Alegria, em São Luís. O show visa surpreender o público a cada momento,será o primeiro grupo do Maranhão a utilizar essa tecnologia, a Maioba mostra inovação e ousadia na gravação do DVD 360º, onde irá arrancar gritos e aplausos dos cidadãos maranhenses e da nação maiobeira.

O evento acontecerá no estilo dos ensaios, começando a partir das 22h e vai até guarnecer (amanhecer) o dia, com a magia e o encanto da Maior Orquestra de Percussão do Mundo, o Bumba-Meu-Boi da Maioba. O projeto é chamado de Celeiro da Maioba – Maioba 360°. “A Maioba vai inovar mais uma vez trazendo uma estrutura moderna de palco, som e luz, mas conservando o estilo tradicional do Bumba-Boi de matraca”, afirma o comunicador oficial da Maioba, Osvaldo Sousa.

O Evento será realizado no Cais da Alegria, espaço dos grandes eventos da cidade, localizado nas proximidades do Centro da cidade, com amplo estacionamento, facilidade de acesso e tendo em seu entorno muitos bairros onde se encontram amantes do Bumba-Meu-Boi, e claro, fãs do Boi da Maioba, considerado o Maior grupo de Bumba-Meu-Boi, com seu ritmo envolvente, ao som dos seus maracás, tambores-de-onça, matracas e pandeirões, que levantam e sacodem a multidão.

Nesse processo, a gravação tradicional da trupiada na frente e a plateia atrás dá lugar a um formato em que todos podem ser vistos. “Se chamará Celeiro da Maioba e não deixa de ser uma forma de homenagear também o décimo DVD desse grupo tão importante do folclore maranhense e que hoje, como maiobeiro, me orgulho de fazer parte também”, conta o produtor Rafael Madeira.

Segundo o presidente do Bumba-boi da Maioba, José Inaldo, as temporadas do Boi da Maioba sempre atingem um número de público cada vez mais surpreendente, todos os anos, além dos brincantes fiéis, aparecem mais seguidores que passam a fazer parte desta, que é a Maior Orquestra de Percussão do Mundo. “O Boi da Maioba carrega um batalhão pesado, mantendo um estilo único e centenário, fazendo suas cantorias ecoarem pelos terreiros e arraiais da Ilha de São Luís e além-fronteiras”. Neste contexto de tradição, divulgação e ampliação da cultura Maranhense, o presente projeto inspira-se e dedica-se em sua concretização.

maioba dvd2

O lançamento oficial da temporada junina 2014 do Boi da Maioba, teve início no dia 29 de abril, no Parque Folclórico da Vila Palmeira. Na oportunidade, aconteceu o lançado do 33º CD – 2014 – MAIOBA É MAIOBA, a apresentação oficial dos novos cantadores: Jaílson e Darlan e o lançamento dos 25 anos do Chagas da Maioba.

O CD Maioba é Maioba vem com 18 faixas, todas inéditas, sendo 16 assinadas e cantadas por Chagas e as demais por Darlan e Jailson, os novos cantadores. A faixa de abertura traz a homenagem aos 25 anos de cantoria de Chagas na Maioba.

Reforço: 2 novos cantadores

Para esta temporada a Maioba vai contar com o reforço dos jovens cantadores Darlan e Jailson. A substituição se deu após a desistência de Samuel e Marquinhos, que segundo Inaldo, se deu por motivos superiores. Jailson, 23 anos, sempre frequentou a Maioba e era cantador do Boi de Iguaíba. Darlan, 24 anos, foi cantador no boi de São José dos Índios. Os dois cantadores já estrearam suas vozes no CD 2014 com as toadas Maioba teu viveiro é selecionado (Jailson) e Quem é maiobeiro de coração (Darlan).

​​25 anos de cantoria

Chagas, que na verdade se chama Francisco de Sousa Corrêa, assumiu o posto após a saída de João Chiador em 1993. Ainda com 19 anos chegou no grupo para ser auxiliar de João Chiador, hoje ele é reverenciado e homenageado tanto pela diretoria, brincantes, comunidade e nação maiobeira.

Outra novidade para este ano é a gravação do documentário sobre a vida de Chagas que deverá ser iniciado no período da Semana Santa. O filme contará a história de Chagas desde o nascimento em Mamuna (povoado de Icatu) até hoje, passando por várias curiosidades na vida do cantador até chegar à Maioba.

Bumba-meu-boi da Maioba

O Boi da Maioba tem 117 anos de fundação, cerca de 500 toadas registradas em 33 discos, 9 DVDs. Por 12 anos João Chiador foi a voz do Boi, para em seguida dar vez a Chagas que cantou ao lado de outros cantadores como, Samuel, Marcos, Petinha. O Boi da Maioba reúne uma média de 3 a 5 mil pessoas, entre participantes e expectadores, a cada ensaio – número que aumenta no período junino.

Maioba

A Maioba é um dos maiores povoados da zona rural da ilha de São Luís (15 km), integrando a região metropolitana, sendo o elo mais forte com o interior da ilha, ligando os municípios de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa à capital Ludovicense.

Maioba é um nome indígena, de um arbusto conhecido também como mata-pasto. O povoado provavelmente recebeu este nome porque, às margens do Rio Paciência, encontrava-se uma grande quantidade do vegetal, característico das zonas de várzeas circundantes às matas ciliares.

O Estado do Maranhão é hoje o único detentor de dois (02) títulos de Patrimônio Cultural Imaterial Nacional: o do Tambor de Crioula e o do Bumba-Meu-Boi, ambos reconhecendo a ampla diversidade cultural maranhense.

Serviço

O quê? Gravação do DVD do Batalhão da Maioba

Quando?Sábado(03/05), a partir das 22h

Onde? Cais da Alegria – Aterro do Bacanga

Quanto? R$ 5,00

Sem comentário para "Boi da Maioba grava 10º DVD neste sábado"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS