Eleições: Sayd Zaidan é mais um codoense candidato a deputado estadual

1comentário
Natural de Codó e com forte atuação em favor de mulheres e homens do campo, Sayd Zaidan quer chegar à Assembleia Legislativa
Natural de Codó e com forte atuação em favor de mulheres e homens do campo, Sayd Zaidan quer chegar à Assembleia Legislativa

Sayd Rodrigues Zaidan é natural de Codó, filho do ex-vereador Getúlio Zaidan, conhecido politicamente como Jacaré. Formou-se técnico em agropecuária pela antiga Escola Agrotécnica Federal de São Luís, graduou-se em Ciências Agrárias pelo antigo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (Cefet) (hoje IFMA) e fez especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/PB).

Atuou, ao longo da vida profissional, com políticas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável, trabalhando com agricultores, quilombolas, mulheres quebradeiras de coco e assentados da reforma agrária em organizações do movimentos sociais do campo.

No Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) ocupou diversas funções, como articulador do Território Rural do Vale do Itapecuru, articulador estadual de Dinamização Econômica -atuação que contribuiu com implementação de vários projetos sociais (escolas famílias, centros comunitários) e produtivos (casas de farinha, fábricas de gelo, unidades de comercialização e kits feiras).

Atuou ainda como coordenador do Programa de Documentação das Mulheres Trabalhadoras Rurais. Nos últimos dois anos, vem atuando como consultor do Garantia Safra, no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), período em que conseguiu triplicar o número de agricultores beneficiados.

Contribuiu ainda para que vários municípios maranhenses se habilitassem a obter os benefícios do Bolsa Estiagem e do PAC Estradas Vicinais, orientando os processos legais de acesso às ações de enfrentamento à forte estiagem, que castigou por dois anos seguidos o Maranhão, prejudicando a vida de milhares de mulheres e homens do campo.

Sayd Zaidan defende o desenvolvimento integrado entre o campo e a cidade, com geração de trabalho e renda; a ampliação da cidadania para além do direito ao voto; o acesso à educação de qualidade a partir de uma pedagogia crítica que permita aos cidadãos e cidadãs fazer um maior controle social das ações governamentais e o combate à corrupção.

1 comentário para "Eleições: Sayd Zaidan é mais um codoense candidato a deputado estadual"


  1. samara

    esse ai é transparente acessivel fiel as suas ideias e ciente das suas possibilidades.. estou contigo!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS