TRE fará votação biométrica simulada

0comentário

votação biométrica Com o objetivo de divulgar a sistemática de votação biométrica, reforçando a segurança do processo de identificação do eleitor, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realizará nos finais de semana do mês de agosto votações simuladas em São Luís, Timbiras, Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras, Fernando Falcão, São Domingos do Azeitão e Nova Iorque e eleição simulada em Fernando Falcão.

Nestas cidades, a biometria foi implantada em 2013/2014. A primeira em que a votação simulada ocorrerá é São Luís, no dia 2 de agosto, das 8h às 12h. O local escolhido para sediar os trabalhos foi a Unidade de Educação Básica Roseno de Jesus Mendes (Avenida São José de Ribamar Oliveira, s/n – Vila Janaína).

Antes de iniciar a votação simulada, os eleitores participarão de audiência pública, que debaterá temas relativos às eleições. “Não temos dúvida de que esta é uma oportunidade aos eleitores, mesários, partidos e candidatos de conhecerem o processo de votação biométrica”, explica o desembargador Froz Sobrinho, presidente do TRE-MA.

À Corregedoria caberá apresentar palestra focada na segurança da eleição biométrica. “Não deve restar dúvida de que o sistema biométrico é seguro. Por isso, iremos testar o sistema com a colaboração do próprio eleitor”, destacou o desembargador Guerreiro Júnior, corregedor.

A diferença entre votação e eleição simulada está no fato de que na primeira apenas eleitores de um local de votação, no caso uma escola, são convidados a votar. Na segunda, os eleitores de todo o município são esperados para contribuir com o teste do sistema.

Cronograma

– 2 de agosto (sábado) – São Luís (Vila Janaína);

– 8 de agosto (sexta-feira) – Timbiras;

– 16 de agosto (sábado) – Jenipapo dos Vieiras;

– 17 de agosto (domingo) – Barra do Corda;

– 23 de agosto. (sábado) – São Domingos do Azeitão;

– 24 de agosto (domingo) – Pastos Bons e Nova Iorque;

– 31 de agosto (domingo) – Fernando Falcão (eleição simulada).

Em 2010, o total de eleitores maranhenses que votaram usando a tecnologia biométrica somou 51.662 (1,19% do eleitorado – 2 municípios). Em 2012, este número subiu para 103.110 (2,26% – 6 municípios); e em 2014 serão 909.279 (20,23% – 15 municípios).

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral (TRE)  

Sem comentário para "TRE fará votação biométrica simulada"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS