MP reabre negociação com professores grevistas e Semed analisa reivindicação salarial

6comentários

No final da tarde de sexta-feira, 15, os promotores de justiça Luciane Belo (Defesa da Educação) e Márcio Thadeu Silva Marques (Infância e Juventude) estiveram reunidos com os professores que ocupam a sede da Prefeitura de São Luís.

Os promotores anunciaram que o Ministério Público continuará à disposição para mediar um acordo entre os grevistas e a administração municipal, independentemente do prosseguimento das ações judiciais em curso, que vem declarando a ilegalidade do movimento, para que as crianças e adolescentes possam ter o retorno às aulas abreviado.

Na mesma tarde, os representantes do MPMA estabeleceram contato com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), que informou a elaboração de um estudo, durante o final de semana, sobre a reivindicação salarial dos professores.

Na sede da Prefeitura, os promotores verificaram as condições em que estão os professores que ainda ocupam a Prefeitura e informaram terem recomendado ao Comando Geral da Polícia Militar que o cumprimento de mandado de reintegração de posse do prédio se dê de forma a não violar qualquer outro direito dos grevistas além daqueles expressamente ditados pela ordem judicial.

O mandado de desocupação do prédio está temporariamente suspenso pela Justiça, a pedido da própria administração municipal, em virtude de acordo entre as partes, em reunião ocorrida até na quinta-feira, 14, na sede das Promotorias da Capital. Na mesma ocasião, as partes acertaram que o Palácio de La Ravardière seria desocupado pelos professores ainda na sexta-feira, o que ainda não ocorreu.

Na visita aos professores ocupantes do prédio público, Luciane Belo e Márcio Thadeu Marques incentivaram o sindicato a cumprir a promessa de desocupação, como sinal positivo para a continuidade das negociações extraprocessuais, o que ficou de ser analisado pelos grevistas.

Ainda durante a visita, os representantes do sindicato solicitaram a antecipação da próxima reunião intermediada pelo MPMA, prevista para a próxima quarta-feira, 20, às 15h, na sede das Promotorias de Justiça da Capital, o que está sendo tentado junto à Prefeitura. A proposta do Município deverá ser apresentada durante essa nova reunião.

Fonte: Ministério Público do Maranhão

6 comentários para "MP reabre negociação com professores grevistas e Semed analisa reivindicação salarial"


  1. Jeane Arlete

    Gente até onde sei a Prefeitura concedeu ano passado aumento de 9,5% aos professores de São Luís, um dos maiores aumentos da história da categoria. Esse aumento, somando aos 3% concedidos em 2014, significa um aumento maior que a inflação acumulada no período. Acho meio complicado sacrificar outras coisas para subir tanto assim o salário dos teachers. Tudo bem, eles tem direitos, quem não quer ter seus direitos atendidos, mas acho que está extrapolando.

  2. silvio

    mais um capítulo pra essa novela se arrastar ainda mais. tão mais fácil pra todo mundo aceitar a decisão de que a greve é ilegal, mas não, preferem deixar os alunos sem aula…

  3. Olímpio Waclaw

    Acho q a justiça ñ pode e nem deve apoiar esse movimento ilegal. A justiça precisa é obrigá-los a trabalhar, pois se formos somar os aumentos q eles já tiveram em menos de 2 anos já somam 12,5%. Estão desafiando a lei e isso ñ pode continuar.

  4. Carabino Tiro Certo

    Tá pior que novela mexicana. Até quando vão continuar com essa palhaçada? Pq pelo MP e pela prefeitura, tudo já poderia ter sido resolvido. Só eu indo lá pra bater um papinho com esse pessoal.

  5. Miguel

    isso já está um porre, prefeito dou maior apoio em fazer novos concursos e contratar novos professores nos lugares desses q insistam com a greve. e ainda apoio descontar os dias nao trabalhados, acho isso uma sacanagem com o povo.

  6. Sonia

    mais um capitulo dessa trágica novela e chata por sinal, acho válido um concurso público prefeito, tira metade dos seus problemas já.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS