Prefeitura abre programação da Semana Nacional de Trânsito

0comentário
Primeiro dia do evento contou com seminário e palestra sobre medidas para segurança no trânsito
Primeiro dia do evento contou com seminário e palestra sobre medidas para segurança no trânsito

A Prefeitura de São Luís deu início, nesta quinta-feira (18), à agenda de atividades pela Semana Nacional de Trânsito. A programação deste primeiro dia do evento contou com o Seminário de Comunicação e Saúde para o Trânsito no Maranhão, onde o secretário de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros, destacou as obras e ações educativas que estão sendo desenvolvidas no trânsito da capital. O evento ocorreu no Hotel Veleiros, Ponta D’Areia.

“Essa é uma campanha em nível nacional e mundial que direciona nossas atenções para o pedestre. Nós estamos realizando várias ações que beneficiarão o pedestre e essa campanha vem acompanhar as ações determinadas pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior para maior mobilidade e também segurança no trânsito de São Luís”, afirmou.

O secretário adjunto da SMTT, Israel Pethrus, enfatizou durante explanação as importantes obras que estão sendo realizadas nas principais vias da capital. Entre essas ações estão as intervenções na Avenida dos Portugueses e Avenida Vitorino Freire; Avenida Jerônimo de Albuquerque, na Curva do 90; Avenida Guajajaras e Lourenço Vieira da Silva, entre outras.

A arquiteta e urbanista, Nádia Rodrigues, ministrou a palestra “Cidade para as pessoas: proteção e prioridade ao pedestre. Foi realizada ainda uma mesa-redonda sobre o “Poder de comunicação na educação para o trânsito”, tendo como mediadores o presidente da Fundação Municipal de cultura, Francisco Gonçalves, e o coordenador municipal de Educação para o Trânsito da SMTT, Francisco Moura dos Santos.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) também contribuiu destacando as atividades do projeto Vida no Trânsito, que possui abrangência global e tem como meta reduzir em até 50% o índice de acidentes em ruas e avenidas da cidade. Na ocasião, a superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Semus, Terezinha Lobo, detalhou as ações realizadas para o auxílio no trânsito através da Divisão de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTs). “Através deste departamento, temos como meta formular propostas que contribuam com as mortes não relacionadas a doenças, como é o caso dos óbitos registrados no trânsito. Atuamos, neste sentido, de forma conjunta com os órgãos competentes de trânsito, em especial, a SMTT”, informou.

Programação

A programação da Semana Nacional de Trânsito em São Luís é organizada através da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) em parceria com o Comitê Vida no Trânsito. O tema deste ano é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”. As atividades serão realizadas até a próxima quinta-feira (25) e tem como objetivo a redução dos acidentes de trânsito.

Nesta sexta-feira (19), a partir das 10h30, será realizado o lançamento da Campanha Permanente para Motociclistas em São Luís, promovida pela Loja Maçônica e o SOS Vidas. O evento será realizado na sede da Gran Loja Maçônica, no Bequimão. A campanha vai tratar de medidas fundamentais no comportamento de motociclistas como postura, uso adequado de equipamentos, respeito à sinalização, visando um trânsito mais humano e a redução da ocupação dos leitos hospitalares no Brasil, atualmente ocupados por 71% de acidentes decorrentes de motos.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Sem comentário para "Prefeitura abre programação da Semana Nacional de Trânsito"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS