Cautela excessiva de candidatos marcou debate

0comentário
Debate promovido pela TV Mirante foi marcado por cautela excessiva dos candidatos
Debate promovido pela TV Mirante foi marcado por cautela excessiva dos candidatos (Foto: De Jesus/O Estado)

O debate realizado pela TV Mirante na noite e madrugada passadas com três dos seis candidatos ao governo transcorreu quase o tempo todo em clima ameno, apesar de estarmos na reta final da campanha e da troca de acusações que vem marcando as últimas semanas que antecedem o pleito. A organização foi impecável e seguiu o padrão imposto pela Rede Globo às suas afiliadas. Mas, durante uma hora de programa, o que se viu foi o excesso de cautela de Flávio Dino (PCdoB), Lobão Filho (PCdoB) e Antônio Pedrosa (PSol) na abordagem dos temas, até mesmo os mais polêmicos.

Somente no segundo bloco houve um princípio de tensão entre Dino e Lobão, os únicos com chance na disputa. De resto, o tom foi brando, o que levou o mediador Fábio Willian a elogiar os três concorrentes pelo alto nível das discussões, sinal de que os debatedores apresentaram desempenho fraco.

O tema segurança pública predominou no primeiro bloco. Cada candidato expôs o que pretende fazer nessa área caso seja eleito. Apesar de divergirem uns dos outros em quase todos os pontos, os postulantes não partiram para a agressão. No máximo, houve tentativa de desqualificação de uma ou outra proposta, como a intenção de Flávio Dino de dobrar o efetivo da Polícia Militar de 8 mil para 16 mil homens, algo temerário, segundo Lobão Filho, pelo risco de violação da Lei de Responsabilidade Fiscal, e a ideia do peemedebista de implodir o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, criticada por Pedrosa.

No bloco seguinte o clima esquentou quando o mediador sorteou o tema corrupção. Era a vez de Lobão Filho perguntar e o peemedebista não hesitou em dirigir seu questionamento a Flávio Dino, indagando-o sobre os processos que ele responde da época em que presidiu a Embratur. Dino não só negou como atribuiu condenações ao rival, que, na tréplica, classificou a acusação de mentirosa e criminosa.

Outros temas foram abordados, como saúde, saneamento, economia e desenvolvimento humano, sempre com cordialidade. Ficaram de fora do debate assuntos espinhosos levados ao público durante a campanha, como o vídeo em que um criminoso acusa Flávio Dino de liderar uma quadrilha especializada em assaltos a bancos e tráfico de drogas; a revista feita pela Polícia Federal no avião, em carros e nos integrantes da comitiva de Lobão Filho no aeroporto de Imperatriz e as acusações feitas pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa contra a governadora Roseana Sarney e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Considerado o último evento significativo da campanha eleitoral, o debate promovido pela TV Mirante provavelmente não terá o peso esperado na disputa. Tudo porque os candidatos foram comedidos ao extremo.

Sem comentário para "Cautela excessiva de candidatos marcou debate"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS