Roseana inaugura Unidade de Segurança Comunitária do Coroadinho

0comentário
Governadora Roseana Sarney e o comandante da PM, Zanoni Porto, descerram a placa de inauguração da USC
Governadora Roseana Sarney e o comandante da PM, Zanoni Porto, descerram a placa de inauguração da USC

A governadora Roseana Sarney inaugurou, nesta terça-feira (30), a Unidade de Segurança Comunitária (USC) Bom Jesus/Coroadinho, em São Luís. Acompanhada do secretário de Estado de Segurança Pública, Marcos Affonso Júnior; do comandante Geral da Polícia Militar, coronel Zanoni Porto, a governadora disse que a estratégia é contar com o apoio dos moradores para combater a criminalidade. “O projeto da USC é uma realidade no Maranhão e serve de exemplo para todo o país”, declarou.

Roseana Sarney disse que o local é, na verdade, um centro comunitário de convergência onde os moradores que devem colaborar com a polícia. “O atendimento é 24 horas, uma unidade que dispõe de equipamentos para combater a criminalidade”, ressaltou.
A governadora revelou que outras 18 USCs estão sendo construídas no interior do estado em municípios como Imperatriz, Balsas, Barra do Corda, Timon, entre outros. Somente em obras e reaparelhamento da polícia os investimentos superam R$ 100 milhões, somente em 2014.

A USC Bom Jesus/Coroadinho está localizada na Avenida José Sarney, s/nº. A Unidade de Segurança vai contar com um aparato de 60 policiais, 3 viaturas, 8 motocicletas, além do sistema de videomonitoramento. O espaço também é destinado à inclusão social dos moradores, com a oferta de cursos profissionalizantes e projetos sociais.

“É um projeto diferenciado, pois além do seu trabalho ostensivo de combate ao crime, alia também o trabalho social”, declarou o secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso Júnior. Ele revelou que a proposta nasceu a partir das ideias das Unidades Pacificadoras do Rio de Janeiro, mas foi aprimorado e incluiu a participação da sociedade como parceira. “Hoje temos o reconhecimento da Secretaria Nacional de Segurança Pública, que apresenta o projeto para os demais estados da federação como modelo a ser adotado de resultado positivo”, destacou.

Roseana Sarney afirmou que as USCs contribuem para a redução da criminalidade
Roseana Sarney afirmou que as USCs contribuem para a redução da criminalidade nas regiões onde são instaladas

O comandante da USC, capitão Joselito Mendes, disse que o trabalho na área foi definido após um levantamento de toda a comunidade. “Fizemos um mapeamento de todas as ruas, conversamos com as lideranças das comunidades do Coroadinho e definimos que o trabalho será desenvolvido com o apoio de motos”, revelou. As vias dos 28 bairros que compõe o Polo Coroadinho vão ser patrulhadas de motos pelo Esquadrão Tigre.

Para o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Zanoni Porto, a USC nasceu de uma proposta do governo estadual de combater a criminalidade de maneira efetiva em 2009. “Os investimentos foram fundamentais, pois saímos de 7 mil para 9 mil o número de PMs, houve renovação da frota nos municípios, ampliamos de um para cinco os comandos na região metropolitana; de 11 para 16 o número de batalhões e de 13 para 16 as Companhias Independentes”, revelou.

Ele disse que o trabalho dos policiais na UCS vai precisar da colaboração dos moradores. “A regra é manter o estado civilizado, nossa meta é atender os 28 bairros que compõem o polo, beneficiando mais de 80 mil pessoas que moram na área”.

Videomonitoramento

Governadora Roseana e secretário Marcos Affonso na sala de videomonitoramento da USC Coroadinho
Governadora Roseana e secretário Marcos Affonso na sala de videomonitoramento da USC Coroadinho

Considerada uma das principais armas de combate ao crime, o sistema de videomonitoramento do Polo Coroadinho vai contar com 10 câmeras de alta resolução instaladas nos pontos mais críticos da área.

As câmeras de videomonitoramento, que têm um alcance óptico de 600 metros (mais zoom digital, podendo chegar a 1.000 metros), irão permitir o controle 24 horas por dia, de toda a movimentação na área. Os equipamentos estão interligados a um centro de comando na própria USC e também ao Ciops, na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). Os equipamentos devem ajudar na prevenção e combate à criminalidade.

Moradores

A inauguração da UCS Bom Jesus/Coroadinho deixou os moradores satisfeitos. Segundo o presidente da União de Moradores do Bom Jesus, Maximiano Cantanhede, a iniciativa é pioneira no bairro e vai mudar a realidade dos moradores. “Vai valorizar a nossa área, as nossas casas, esperamos ver no futuro um bairro sem violência”, declarou.
A área da USC foi doada pela União de Moradores que fez um grande esforço para contar com a unidade em funcionamento. Segundo João Batista Moraes, que há 30 anos mora na comunidade, a UCS é um alívio e um alento para todos.
“Representa a chegada da paz, da tranquilidade para as famílias que vivem aqui. Muitos pensavam em sair daqui pela falta de segurança, mas agora já começamos a sentir a mudança, esse é um grande investimento que vai mudar o nosso bairro”, considerou.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Sem comentário para "Roseana inaugura Unidade de Segurança Comunitária do Coroadinho"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS