Nos 48 anos da UFMA, reitor destaca inclusão como principal marca de sua gestão

0comentário
Natalino Salgado destacou crescimento da UFMA nos últimos anos
Reitor Natalino Salgado destacou crescimento da UFMA nos últimos anos

O reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, destacou o grande crescimento da universidade nos últimos anos em infraestrutura, ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa, extensãoo e inclusão firmado, segundo ele, com os “alicerces do conhecimento e da produção de ciência com inovação tecnológica”. A afirmação foi feita ontem durante a confraternização realizada com a comunidade acadêmica, no restaurante universitário, em comemoração ao aniversário de 48 anos da instituição.

Reunido com professores, servidores e alunos, o reitor participou de um café da manhã, embalado pela apresentação do Coral da UFMA, que cantou um repertório variado, com músicas eruditas e populares.

Natalino Salgado disse que uma das principais características da UFMA, hoje, é ser uma instituição inclusiva, graças à expansão da interiorização, e sua capacidade de disponilizar cursos com qualidade para os campi do continente. “É a partir do conhecimento que podemos diminuir a desigualdade do país e essa é a política carro chefe do desenvolvimento que implantamos, aplicando bem os recursos públicos”, ressaltou. Além de São Luís, a UFMA possui hoje campus estruturado e em pleno funcionamento nos municípios de Imperatriz, Chapadinha, Bacabal, Codó, Pinheiro, Balsas, São Bernardo e Grajaú.

A melhoria da infraestrutura, com a criação de novos ambientes acadêmicos e espaços físicos, como o Centro de Convenções, além de dezenas de laboratórios para as práticas dos cursos e a climatização de salas de aula, também vieram contribuir para o salto de qualidade experimentado pela UFMA nos sete últimos anos. A reformulação de projetos pedagógicos dos cursos e a qualificação docente são, ainda, decisivos para elevar o ensino a um patamar equivalente ao de instituições de ensino superior de grande porte.

Café da manhã reuniu professores, servidores e alunos
Natalino faz pronunciamento a professores, servidores e alunos na abertura do aniversário de 48 anos da UFMA

Nesta quinta-feira, 23, às 19h, as celebrações em comemoração aos 48 anos da UFMA terão sequência no Auditório Central com a solenidade de entrega da honraria “Palmas Universitárias”, concedida a professores e servidores da UFMA, bem como às instituições parceiras que possuem relevantes serviços prestados à comunidade acadêmica. Nesta edição, serão 77 homenageados, 59 entre docentes e técnico-administrativos e 18 instituições parceiras.

Com 28 anos de existência, as “Palmas Universitárias” são concedidas a personalidades que se destacaram em suas atividades na Universidade, merecedoras de reconhecimento público por toda comunidade acadêmica. Os homenageados são escolhidos em um amplo e democrático processo que se inicia nas unidades acadêmicas e administrativas. Uma comissão especial efetua a escolha e indicação de personalidades que compõem a categoria dos ‘Construtores da História’.

Sem comentário para "Nos 48 anos da UFMA, reitor destaca inclusão como principal marca de sua gestão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS