Após assassinato de 13 policiais, PM reforçará treino de tiro

0comentário
Caixão com o corpo do PM David do Vale é levado em cortejo (Foto: Biaman Prado)
Caixão com o corpo do PM David do Vale, assassinado por bandidos, é levado em cortejo (Foto: Biaman Prado)

O subcomandante da Polícia Militar, coronel João Nepomuceno, anunciou hoje, em entrevista ao repórter Marcial Lima, no Bom dia Mirante, a realização de um curso para melhor preparar os policiais para enfrentar os bandidos nas ruas e evitar casos como os dos soldados David do Vale e David Chapuy, executados no último sábado ao reagirem a um assalto durante uma festa de confraternização, em Paço do Lumiar.

O treinamento dará ênfase às aulas de tiro e é uma resposta aos 13 assassinatos de policiais registrados este ano, a maioria em confronto com criminosos. O curso também trabalhará a parte psicológica, em razão da tensão provocada na tropa pela matança de integrantes da corporação.

Ao promover o curso, a PM pretende reforçar a segurança do seu efetivo, que vem sendo vítima da audácia desenfreada dos bandidos. O subcomandante fez questão de deixar claro que nenhuma facção criminosa tem mais força do que o sistema de segurança pública, mas frisou que é preciso preparar os policiais com mais afinco para o combate à violência, a cada dia mais acentuada, sobretudo por causa do tráfico e do consumo de drogas.

A parte psicológica é outro aspecto importante a ser trabalhado no curso, já que a tensão e o medo tem marcado o dia a dia dos militares e dos seus familiares. Trata-se uma tentativa de aliviar o medo, sentimento que pode comprometer as operações policiais e que se não for contido pode fragilizar a corporação.

Bicos

A PM também iniciará uma campanha para conscientizar a tropa sobre os riscos do trabalho extra, o popular bico. Nepomuceno alertou que além de se tornar alvo potencial da violência, já que na maioria dos casos trabalha sozinho, o policial que faz bico pode não ter acesso pleno aos benefícios previdenciários, por estar a serviço de terceiros e não da corporação.

As medidas são a constatação de que a criminalidade, que já impõe normas à população, de um modo geral, começa a interferir também na rotina institucional da própria polícia.

Sem comentário para "Após assassinato de 13 policiais, PM reforçará treino de tiro"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS