Capital eleva região metropolitana de São Luís em ranking de educação

0comentário

Do Valor Econômico

A região metropolitana de São Luís (MA) lidera o ranking de melhor acesso à educação na pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) por causa do peso da capital do Estado.

“A região metropolitana é praticamente o município de São Luís”, disse o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Marcelo Neri, que participou do lançamento do relatório nesta terça-feira.

“São Luís é uma região metropolitana em que a capital tem um peso enorme. Como os dados das capitais, em geral, são dados melhores, na média, a região metropolitana de São Luís apareceu com destaque”, afirmou Marco Aurélio Costa, coordenador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) responsável pela pesquisa. Além da entidade e do Pnud, a Fundação João Pinheiro (FJP) também participou do levantamento.

O ranking de acesso a conhecimento na pesquisa da Pnud é medido pela composição de indicadores de escolaridade da população adulta e do fluxo escolar da população jovem. A escolaridade da população adulta é medida pelo percentual de pessoas de 18 anos ou mais de idade com fundamental completo. Já o fluxo da população jovem é a média da população em idade escolar que está de fato na escola.

A pesquisa considera 16 regiões metropolitanas: Belém, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Distrito Federal, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória.

Composto por três variáveis (longevidade, educação e renda), o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) varia de zero a um. Quanto mais alto o número, maior o desenvolvimento. Os números foram calculados com base no Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os valores relativos à educação foram calculados com base na escolaridade da população adulta e também no fluxo de jovens matriculados nas escolas. Os dados não se referem à qualidade educacional.

A taxa de São Luís foi de 0,737. Em seguida, ficou a região metropolitana de São Paulo (0,723), Distrito Federal e Curitiba, ambas com o índice de 0,701.

Sem comentário para "Capital eleva região metropolitana de São Luís em ranking de educação"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS