Liminar do TSE valida votos de Deoclides, altera bancada federal e pode mudar equipe de Dino

0comentário
Deoclides Macedo teve os votos validados pelo TSE
Deoclides Macedo teve os votos validados pelo ministro TSE Dias Toffoli

Em liminar concedida na tarde desta terça-feira, 23, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, deferiu a candidatura do ex-prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo (PDT), que concorreu nas últimas eleições ao cargo de deputado federal, e validou os votos do pedetista.

A decisão abre uma segunda vaga na coligação formada por PDT/PTC/PROS – que a princípio tinha como único eleito o deputado Weverton Rocha (PDT) – e retira uma cadeira da chapa composta por PMDB/DEM/PTB/PV/PRB/PR, no caso a pertencente ao deputado Alberto Filho, que não retornará à Câmara Federal na legislatura que se iniciará em 1º de fevereiro de 2015.

Julião Amin terá que optar entre cargo de secretário e mandato parlamentar
Julião Amin terá que optar entre cargo de secretário e mandato parlamentar

Com a decisão, os 56 mil votos de Deoclides – que foi o 3º candidato mais bem votado da coligação – são contabilizados e a coligação Todos pelo Maranhão 2 ganha mais uma vaga para deputado federal, elegendo o presidente estadual do Partido Democrático Trabalhista no Maranhão (PDT), Julião Amim, e deixando o ex-prefeito como primeiro suplente.

Secretariado

A liminar concedida em favor de Deoclides Macedo pode causar ainda uma mudança no secretariado do futuro governo Flávio Dino. Isso porque o beneficiário direto da decisão do TSE é o segundo suplemente da coligação, Julião Amim, indicado pelo comunista para o cargo de secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária. Caso o pedetista faça opção pelo mandato parlamentar, Dino será obrigado a escolher um novo nome para a pasta.

É aguardar para ver os desdobramentos.

Sem comentário para "Liminar do TSE valida votos de Deoclides, altera bancada federal e pode mudar equipe de Dino"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS