Turista paranaense detona São Luís e Barreirinhas

13comentários
O paranaense Fernando Bastiani criticou acúmulo de lixo e mau atendimento a turistas
O paranaense Fernando Bastiani (de pé) criticou lixo e mau atendimento a turistas (Foto: De Jesus/O Estado)

O advogado paranaense Fernando Bastiani escolheu o Maranhão para passar o Réveillon, mas se disse decepcionado com a precária infraestrutura local e com o péssimo atendimento dispensado por bares, restaurantes e outros estabelecimentos em São Luís e Barreirinhas, principais destinos turísticos do estado. Ao mesmo tempo em que elogiou as belezas naturais das duas cidades e a riqueza do acervo arquitetônico do Centro Histórico da capital, ele criticou o acúmulo de lixo e o que chamou de péssimo tratamento dado aos visitantes.

Bastiani está hospedado com familiares no Praiamar Hotel, na Ponta d’Areia, um dos mais tradicionais de São Luís. Desde que chegou ao Maranhão, ele já vistou os principais cartões postais da capital e os Lençóis Maranhenses. O advogado contou que em seu roteiro, vários aspectos lhe causaram má impressão. Um deles foi a sujeira, sobretudo na capital, que parece estar passando por mais uma crise no serviço de limpeza pública, tamanho o acúmulo de lixo nos bairros e até em grandes avenidas.

Sobre o atendimento em bares, restaurantes e demais espaços que costumam receber turistas, ele disse que o serviço deixa muito a desejar e chamou de mau educados e despreparados os profissionais que exercem essas funções, algo extremamente frustante e constrangedor para uma região outrora conhecida por sua hospitalidade.

O turista paranaense certamente passará adiante as impressões negativas que teve dos dois principais destinos turísticos do Maranhão, o que é lastimável, pois com base nessa experiência pessoas do círculo de convivência dele excluirão São Luís e Barreirinhas dos seus futuros roteiros de viagem.

As críticas feitas pelo visitante referem-se a problemas básicos, que não existiriam se houvesse, de fato, a profissionalização do turismo local. Ao permitir que persistam, os governantes maranhenses comprometem uma das atividades com maior potencial de gerar riqueza para o estado.

13 comentários para "Turista paranaense detona São Luís e Barreirinhas"


  1. Otávio Machado

    Como maranhense que sou, posso dizer que a impressão ao turista que chega a São Luis é a pior possível, uma vez que já visitei diversas capitais deste pais e, realmente São luis está muito a aquém das demais capitais do nordeste.
    Por outro lado posso dizer que o sul do país, principalmente a cidade de Paranaguá, cidade a qual pertence o estado deste cidadão, não é exemplo nenhum de beleza, se quer pode-se considerar referencia do estado do Paraná, uma vez que tal cidade é porta de entrada de tudo o que não presta a este país.
    O que eu quero dizer é que, antes de apontar defeitos dos outros estados, pergunto-lhe porque não foi passar o ano novo na ilha do mel? ah! talvez estivesse cansado de dividir as belezas com um sem número de maconheiros, bichas e sapatões e de uma hora pra outra resolveste vir para o Maranhão? Vai te lascar! O Maranhão já tem problemas demais e não precisa dos teus comentários desnecessários. Passamos muito bem sem tua visita.

    • Cesar Bolivão

      Esse turista aestá mesmo é liso !

  2. Otávio Machado

    verdade de quem?
    as pessoas que corroboram com este cidadão, se quer conhecem outros estados e seus problemas? acham, realmente, que o Rio de Janeiro continua lindo e que São Paulo é maravilhosa? provincianismo medíocre.

  3. Jacieny Dias

    Daniel,
    A cidade em si precisa ser mais bem aparelhada para receber o turista sim. Infelizmente a anos os gestores não dão importância a isso. Tem lixo? Tem. Agora boa parte dessa culpa é da população que joga lixo na rua, mesmo a coleta passando. O advogado tem toda razão em reclamar já que investiu nessa viagem. Ele não veio de graça. Certíssimo em reclamar!

  4. Jacieny Dias

    Daniel,
    A cidade em si precisa ser mais bem aparelhada para receber o turista sim. Infelizmente a anos os gestores não dão importância a isso. Tem lixo? Tem. Agora boa parte dessa culpa é da população que joga lixo na rua, mesmo a coleta passando. O advogado tem toda razão em reclamar já que investiu nessa viagem. Ele não veio de graça.

  5. MARCELO BRANDÃO

    O atendimento principalmente dos bares da Litorânea é o PÍOR possível , percebo que pós as 14:00 eles evitam de fazer o atendimento na orla e sim somente no calçadão , no último final de semana fui em 03 quiosques para PEDI para ser atendido no terceiro em uma mesa suja que só foi limpo depois de muito insistência , na Lagoa da Jansen os preços cobrados é caso de policia

  6. Cesar Bolivão

    Rapaz com duas mocreias dessas aí ele com certeza deve estar desapontado,agora se ele fosse no chama maré e dançasse umas duas predas de responsa, com umas morenas daqui da Ilha,talvez ele sairia falando maravilhas !

  7. makarius

    Certissimo o turista. São Luís, principalmente o centro histórico está um caos. Acho que Sr. Calado deve conhecer nossa cidade através dos livros de Josué Montelo que descreve de forma magistral nossas ruas, becos e ladeiras quando elas ainda tinham seu charme e beleza.
    O que se vê hoje, é sujeira, fedor de urina, calçadas destruídas, ambulantes a enfeitar e sujar as vias.Temos centenas de casas no centro abandonadas, servindo de abrigo a marginais e usuários de drogas. Não se vê do poder publico nem estadual nem municipal uma ação isolada ou conjunta para tirar São Luis da situação vexatória em que se encontra seu mcentro histórico. Não demora muito, perderá o titulo de patrimônio cultural da humanidade.

  8. Blubu

    O turista nao falou nenhum absurdo. Aqui a sujeira e o atendimento dos bares nas praias são péssimos. São Luis esta muito longe mesmo de ser considerada uma cidade turística.

  9. Anne

    Caro Daniel o senhor Milton Calado tem mais é que falar o que não é verdade. Secretario Adjunto de Governo da Prefeitura pra não fazer nada, tem mais é que defender a gestão que faz parte.
    Concordo sim com esse turista ele está mais do que certo.
    É pq ele ( secretario Milton Calado) não se circula pelos bairros da cidade, e ver o acumulo de lixo no local.
    Estive na véspera do Ano Novo na Litorânea em um dos bares, e o atendimento péssimo. Imagina no dia 31?????Ficaria a desejar com certeza.
    O que está errado tem que ser dito sim. Agora quem fica dentro de gabinete pra não fazer nada dá nisso……

  10. Rafael Blonerguin

    O atendimento é péssimo, com raras exceções;
    A culinária é fraquíssima e pouco diversificada;
    O lazer na cidade se restringe a beber nos bares (o que não vale para todos) com suas mesas enferrujadas e sujas da litorânea, pois as praias, em sua maioria, são impróprias para o banho.
    As ruas, das maiorias dos bairros tidos de classe média, são tomadas de buracos.
    Muito comum também é observar a quantidade de carros batidos, amassados, arranhados etc;
    Acidentes de trânsito são aos montes.

  11. Rafael Blonerguin

    (Continuando)…

    O lazer também se resume à facilidade de se encontrar sexo, haja vista, a quantidade de mulher fácil na cidade.
    Pra quem gosta está ótimo !

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS