MP desmonta falácia governista sobre concurso na Educação

7comentários
Autoridades do Estado e do MP assinam acordo judicial que prevê concurso para ptofessor
Autoridades do Estado e do MP assinam acordo judicial que prevê concurso para ptofessor

Em matéria produzida e distribuída hoje à imprensa por sua Coordenação de Comunicação, o Ministério Público do Maranhão desmontou uma falácia  anunciada pelo governador Flávio Dino e reverberada por seus porta-vozes sobre a abertura de concurso público para contratação de professores para a rede estadual de ensino. Diferente do que tentou fazer crer o comunista, o MP deixou claro que o seletivo será realizado graças a um acordo judicial, que o governo estadual está obrigado a cumprir, sob pena de sanções.

Portanto, a decisão de contratar os professores não foi de Flávio Dino. Ele apenas cumpriu uma ordem da Justiça, que se fosse ignorada tornaria a administração estadual passível de punição, na forma da lei. Uma das determinações é que seja feito um levantamento da carência de professores na rede estadual de educação para que se defina o número de vagas a serem ofertadas no certame.

O comunista fará o concurso porque foi obrigado, não por livre espontânea vontade. Até porque a contratação de um contingente expressivo de educadores onerará ainda mais a folha de pagamento do Estado, algo indesejável para o novo governante, que alega ter herdado uma crise financeira da gestão que o antecedeu. Se autorizasse o certame por iniciativa própria, ele estaria incorrendo em mais uma contradição.

Pelo acordo, o edital do concurso deve ser lançado até agosto. Também foi definido que os 4.990 contratos temporários em vigor na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) serão mantidos até fevereiro de 2016, de modo a assegurar os 200 dias do presente ano letivo.

Está tudo no papel e Flávio Dino terá que cumprir. Qualquer versão diferente dessa não passa de embuste.

Abaixo, matéria sobre o assunto produzida pelo MP:

Acordo prevê concurso público na rede estadual de educação

O Ministério Público do Maranhão e o Estado do Maranhão firmaram, na manhã desta segunda-feira, 26, acordo judicial estabelecendo prazo de 90 dias para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apresentar um levantamento da carência de professores na rede de educação, apresentando cronograma com todas as etapas do concurso público para a área. O edital deve ser lançado até agosto deste ano.

As medidas foram assinadas pelos promotores de justiça Maria Luciane Lisboa Belo (1ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Educação), Lindonjonson Gonçalves de Sousa (Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa), pela secretária de Estado da Educação, Áurea Regina dos Prazeres; e pelo procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia.

Também foi estabelecido que os 4.990 contratos temporários dos professores em atividade serão mantidos, excepcionalmente, até fevereiro de 2016 ou até a nomeação dos aprovados no concurso público.

Como medida extraordinária para assegurar o direito à educação dos alunos e o cumprimento dos 200 dias letivos de aula, será realizado novo processo seletivo simplificado para preenchimento de 1 mil vagas de professor. O objetivo é evitar a interrupção do ano letivo.

Ação civil pública

Em março de 2012, o promotor de justiça de Defesa da Educação, Paulo Silvestre Avelar Silva, ajuizou Ação Civil Pública contra o Estado do Maranhão questionando a abertura de processo seletivo simplificado para contratação de docentes, com o objetivo de garantir a realização de concurso público. A ação tramita na 4ª Vara da Fazenda Pública.

Com o acordo, o Estado do Maranhão reconhece a necessidade de realizar o certame e contratar docentes por meio do concurso público. “Esse é um momento histórico, pois o Ministério Público consegue suspender uma demanda judicial e garantir o respeito à Constituição Federal”, avaliou Luciane Belo.

Presente à assinatura do acordo, o promotor de justiça Paulo Avelar destacou que a intenção do Ministério Público sempre foi assegurar o cumprimento da lei e os direitos dos estudantes. “A educação deve ser planejada e o corpo docente, selecionado por concurso. Estamos satisfeitos com o encaminhamento do caso”.

No mesmo sentido, o promotor Lindonjonson Gonçalves enfatizou que construir a qualidade na escola pública é dever de todos. “Esse acordo inicia uma correção de distorções e trata a escola pública como vetor de qualidade”.

Já o procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia, enfatizou que, por convicção do governador e de toda a equipe do Poder Executivo Estadual, o Estado não vai manter demandas judiciais que contrariem o interesse público. “O Estado do Maranhão se posiciona, agora, como um realizador espontâneo dos direitos fundamentais”.

Para a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, a parceria com o Ministério Público é fundamental para refletir e planejar, a médio e longo prazo, a educação. “Com esse acordo, estamos cumprindo a obrigação do Estado. A educação merece respeito”.

7 comentários para "MP desmonta falácia governista sobre concurso na Educação"


  1. carlos sousa

    Procura o que fazer seu blogueirozinho de quinta !!!!!!!!!!!! Larga o governador eleito democraticamente trabalhar, coisa que tu parece que não faz !!!!!!!!!!! Vai trabalhar, seu fuxiqueiro !!!!!!!! Pede uma passagem para a tua governadora de araque e, vai passear com ela em Miami. Aperfeiçoar teu inglês com ela !!!!!!!! KKKKKKKKKK Essa desculpa de aperfeiçoar o inglês foi uma boa idéia do lucifer – Sarney. Foi medo da federal meter algema nela !!!!!!!!!!! Essa pilantra…

  2. pedro

    É o comunistazinho mostrando suas garrinhas. 4 anos de desgraça para esse estado. Medo.

    • carlos sousa

      Seu idiota, os mais de 40 anos de atraso tu não fala NADA !!!!!!!!!!! Seu idiota, vai procurar trabalhar, tu deveria ser um daqueles que só recebia sem colocar os pés em alguma secretaria do estado. Não sou comunista !!!!!!!! seu idiota !!!!!!!!!!!!!!!!! Essa oligarquia DESGRAÇADA acabou com o Maranhão, deixou o estado na merda !!!!!!!!!!! Todas as mamatas serão cortadas !!!!!!! Acho que tu já perdeu a tua !!!!!!!!!!!!! Vai trabalhar seu babão !!!!!!!!!!!!!!

  3. carlos

    O importante não é ter o concurso / seletivo? Parece que você esta empenhado em publicar qualquer coisa que vá contra o novo governo. Eu sempre li teu blog. E no governo passado parece que você não vivia no Maranhão ou fazia vistas grossas… Sou a favor da imprensa, da liberdade de expressão. Mais tem coisa que fica parecendo revista de fuxico!!!!

  4. leonardo barros

    Daniel vc eh um puxa-saco de uma oligarquia falida procure fazer um concurso e tenhs um emprego digno. Agora se “comunismo” eh o que o Governador Flavio Dino esta fazendo entao o comunismo eh bom.

  5. estrela guia

    Eita Ministério Público Porreta,Governador Mentiroso,quer IBOPEEEEEEEEEEEEEEE

  6. José Fernando Carvalho

    As viúvas até hoje ainda choram?! Blogueirozinho de quinta categoria, tu devia ser um dos que mamavam nas tetasdo estado, se não era, com certeza tinha alguém ligado a ti que era. Procur trabalhar decentemente e sem distorcer a informação. Tu é um puxa saco de marca grande, Heim? Se derem um chute no saco dos Sarney’s, quebra teus dentes tudo.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS