Deputado Zé Inácio defende construção de ponte sobre o rio Pericumã

0comentário
Deputado Zé Inácio acompanhou prefeitos José Martins e Amaury Almeida em vistoria à margem do rio Pericumã
Deputado Zé Inácio acompanhou prefeitos José Martins e Amaury Almeida em vistoria à margem do rio Pericumã

O deputado estadual Zé Inácio (PT) ocupou a tribuna na sessão de ontem da Assembleia Legislativa para relatar que na manhã da última terça-feira (24) participou da vistoria que foi realizada à margem do rio Pericumã, que liga o município de Bequimão à Central do Maranhão.

O parlamentar esteve acompanhado dos prefeitos dos municípios de Bequimão, José Martins, e de Mirinzal, Amaury Almeida, e de técnicos da empresa Progen, contratada pela Secretaria de Infraestrutura para realização da obra.

“A população de 10 municípios da região da Baixada espera há 40 anos pela construção da ponte sobre o rio Pericumã, que deve melhorar o acesso entre a capital maranhense e os municípios de Bequimão, Central do Maranhão, Mirinzal, Guimarães, Cedral, Cururupu, Porto Rico, Serrano do Maranhão, Bacuri e Apicum-Açu”, salientou o deputado.

Projeto

O projeto da construção da ponte sobre o rio Pericumã faz parte da plataforma do mandato do deputado, que é natural da cidade de Bequimão e conhece muito bem a realidade da Baixada. Com a construção da ponte de Bequimão para Central do Maranhão, a distância será diminuída para 32 quilômetros apenas, até chegar à MA-106, que dá acesso ao Cujupe, 100 quilômetros a menos de distância.

“Coloca-se agora nas mãos do governador Flávio Dino a execução desse importante projeto, que é a ponte sobre o rio Pericumã, ligando Bequimão a Central do Maranhão. E quero fazer o registro do reconhecimento do governo Flávio Dino da importância desse projeto, inclusive informando também aqui que o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, já assinou a ordem de serviço que garante a realização do projeto técnico, que apontará o custo dessa importante obra”, anunciou, na tribuna, o parlamentar.

Para o prefeito de Bequimão, José Martins, a estrada e a ponte reacenderão o comércio do município, trazendo geração de emprego e renda. “A continuidade desse projeto trará o progresso à nossa cidade, após 40 anos de atraso”, destacou o gestor municipal.

Já o prefeito de Mirinzal, Amaury Almeida, que também é o presidente do Consórcio Conguarás, acredita que as obras beneficiarão todos os moradores daquela região, melhorando o escoamento da produção local e reduzindo consideravelmente a distância entre os municípios circunvizinhos.

Os prefeitos que compõem o Conguarás (Zé Martins, Benedito Barros, Amaury Almeida, Nilce Farias, Fernando Cuba, Rosa Braga, Júnior Franco, Donária Rodrigues, José Balduíno e Cláudio Cunha), de forma articulada, estão usando as máquinas do PAC (caçambas, retroescavadeira e patrol) com o objetivo de garantir o acesso ao leito do rio Pericumã pelas duas margens (Bequimão e Central do Maranhão).

“Os prefeitos estão, de forma consorciada, usando as máquinas do PAC para garantir o acesso que permitiu, inclusive, que a equipe da empresa contratada pelo Governo do Estado para elaborar o projeto técnico da ponte, pudesse ter acesso de carro traçado à margem do rio. Eu tive a oportunidade de acompanhar a equipe que, daqui a mais ou menos uns três ou quatro meses concluirá o projeto da ponte sobre o rio Pericumã”, detalhou Zé Inácio.

Ponte

A construção da ponte sobre o Rio Pericumã foi idealizada nos anos 70 pelo então governador do Estado do Maranhão Antônio Dino. Ele ainda chegou a construir a estrada que ligava a margem do Rio Pericumã, do lado do município Bequimão e do outro lado de Central do Maranhão, até a sede de Mirinzal.

Na época, grande parte da população do litoral ocidental maranhense se deslocava pelo rio Pericumã. Com a construção da estrada de Central a Pinheiro, o sonho da ponte sobre o rio Pericumã caiu no esquecimento.

Sem comentário para "Deputado Zé Inácio defende construção de ponte sobre o rio Pericumã"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS