Notas de Paço

3comentários

Josemar prestigia 180 anos da Assembleia Legislativa

Josemar prestigiou cerimônia alusiva aos 180 anos da Assembleia
Josemar prestigiou cerimônia alusiva aos 180 anos da Assembleia

O prefeito Josemar Sobreiro (PR), acompanhado do secretário de Planejamento e Articulação Institucional, Ednaldo Moura, participaram nesta quarta-feira (04), da solenidade de 180 anos da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. Durante a sessão especial, presidida pelo presidente Humberto Coutinho (PDT), os membros do Legislativo estadual exaltaram o centenário da “Casa do Povo”, diante das políticas públicas em favor dos maranhenses. Josemar lembrou a trajetória da ​instituição​ e das referências políticas​ que​ ​marcaram a sua história​. “A Assembleia Legislativa é uma instituição parceira das prefeituras. Parabenizamos a todos os que compõem a mesa diretora, demais parlamentares e servidores, e lembramos ainda daquel​es​ que fizeram parte des​t​a Casa”, ​ressaltou. Também prestigiaram a cerimônia o presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, vereador Leonardo Bruno Rodrigues (PPS), prefeitos de vários municípios maranhenses, e o governador Flávio Dino (PC do B).

Água e saneamento

A Odebrecht Ambiental, que assumiu a concessão dos serviços de água e esgoto de São José de Ribamar e de Paço do Lumiar em 26 de janeiro deste ano, dá início ao seu primeiro plano de obras, em caráter emergencial, a ser executado em um prazo de 90 dias. Em sua primeira etapa, serão perfurados nove novos poços e serão recuperados e implantados mais de 23 quilômetros de rede de abastecimento de água. As obras iniciam hoje, dia 26 de fevereiro, e se estendem por 90 dias. Um dos maiores problemas de São José de Ribamar e de Paço do Lumiar é o abastecimento formal de água. Grande parte da população dos dois municípios é submetida a rodízios, em sua maioria com abastecimento alternado em dia sim, dia não. A água, em alguns casos, também não recebe o tratamento adequado, como recomendado pelo Ministério da Saúde. Com a chegada da Odebrecht Ambiental, esse cenário já começa a mudar.

Modelo

semapaMais uma vez, as políticas de assistência aos produtores rurais de Paço do Lumiar foram expostas como modelo para outros municípios maranhenses. Na última terça-feira, 03, durante encontro de gestores municipais de Agricultura, com o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Marcelo Cardoso, a secretária Rosany Aranha apresentou técnicas desenvolvidas no município e programas que vêm fortalecendo o setor e subsidiando a atividade no campo. O encontro que teve como objetivo a Construção do Plano de Ações Integrada da Agricultura Familiar para a Grande Ilha contou, ainda, com os representantes da Agerp e do Iterma, onde foram seladas parcerias com a Prefeitura de Paço do Lumiar, através de assessoria técnica. Paço do Lumiar é o responsável pelo abastecimento de hortifrúti da Grande Ilha, possui o primeiro Centro de Produção de Mudas de Paço do Lumiar, onde produz artesanalmente biofetilizante.

Mulher

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Carla Sousa, participou, na manhã desta quarta-feira, do Encontro Estadual de Secretarias Municipais de Políticas para as Mulheres. O evento, realizado no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, reuniu gestores e coordenadores de vários municípios maranhenses. Durante o evento, a secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto apresentou o “Planejamento Governamental de Políticas Públicas para Mulheres do Maranhão na Transversalidade das Ações do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres”. O momento foi também de intercambio da atual secretária com as gestoras municipais, no sentido de conhecer as ferramentas utilizadas para dar assistência ao gênero. Na oportunidade, Carla Sousa, falou do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres de Paço do Lumiar e das ações que vêm desenvolvendo em dois anos de criação da secretaria. “Pela primeira vez Paço tem um plano voltado para as mulheres, que inclui assistência social e promoção da economia autônoma, através da qualificação profissional”, destacou.

3 comentários para "Notas de Paço"


  1. Cezar

    E os grupos derrotados e os pré candidatos “por acaso”, ainda tem a coragem de falar que o prefeito Josemar não ta fazendo nada em Paço. É notório para qualquer morador as melhorias, só não enxerga isso mesmo quem não enxergar.

  2. EVAN

    PAÇO DO LUMIAR ESTA MIL VEZES MELHOR, E OS SUGADORES DO DINHEIRO PUBLICO AINDA SENTEM FALTA DE BIA.

  3. clara

    Estou gostando de ver a evolução do meu município, parabéns prefeito, continue com bons trabalhos para a população.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS