Corpo de Bombeiros mapeia 101 casarões em situação de risco no Centro Histórico

0comentário
Estrutura que sustenta o telhado de casarão está visivelmente comprometida e pode ceder
Estrutura que sustenta o telhado de casarão está visivelmente comprometida e pode ceder

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) está fazendo o mapeamento técnico de todos os prédios e imóveis do Centro Histórico de São Luís. O trabalho de vistoria e fiscalização é desencadeado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão (CEPDEC/MA), como parte do conjunto de ações de melhorias e reestruturação do Governo e da Prefeitura para aquela região, e inclui também os casarões da Praia Grande e Reviver.

A intensificação do trabalho preventivo foi determinada pelo governador Flávio Dino e contribuirá com as ações de proteção ao patrimônio histórico em São Luís. O objetivo é atualizar as informações sobre a infraestrutura dos imóveis, bem como diagnosticar as áreas de risco, principalmente com o início das chuvas na capital maranhense.

Casarão usado como estacionamento particular está praticamente em ruínas
Casarão usado como estacionamento particular está praticamente em ruínas

De acordo com os últimos dados, existem 101 casarões em situação de risco. As equipes técnicas dos bombeiros estão analisando o grau de vulnerabilidade, as condições das instalações e estruturas físicas das construções. Segundo o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Izac Matos, as equipes estão fazendo o registro de imagens desses locais e todos os proprietários estão sendo identificados.

Após o levantamento, a Defesa Civil Estadual estabelecerá um plano de ação em conjunto com outros órgãos municipais, estaduais e federais para intervir em casos de perigo iminente de desabamento. Também será emitido um laudo técnico com o diagnóstico de todos os imóveis.

“Esse monitoramento é feito anualmente, para atualizar os dados e produzir um diagnóstico real da situação em que se encontram esses casarões. A Defesa Civil Estadual, juntamente com órgãos como o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e a Defesa Civil Municipal, adotará as medidas de prevenção, orientação e notificação dos proprietários”, explicou o tenente-coronel Izac Matos.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Sem comentário para "Corpo de Bombeiros mapeia 101 casarões em situação de risco no Centro Histórico"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS