Justiça libera 281 presos para passar Semana Santa em casa

0comentário
Presos liberados de Pedrinhas em saída temporária anterior (Foto: arquivo/O Estado do Maranhão)
Presos liberados de Pedrinhas em saída temporária anterior (Foto: arquivo/O Estado do Maranhão)

A juíza Ana Maria Almeida Vieira, titular da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís, assinou portaria autorizando a saída temporária de 281 presos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas no feriado da Semana Santa. Os detentos começaram a deixar as unidades prisionais hoje e terão que retornar no próximo dia 7. Na portaria, a magistrada ressaltou que o benefício só será concedido aos apenados que não estiverem presos por outros motivos.

Os detentos beneficiados com a saída temporária terão que cumprir algumas normas. Estão obrigados a se recolher às suas residências até as 20h e estão proibidos de ingerir bebidas alcoólicas, de portar armas e de frequentar festas, bares e/ou similares.

Os dirigentes das unidades prisionais onde os detentos cumprem pena deverão comunicar à 1ª Vara de Execuções Penais o retorno dos internos e eventuais alterações até as 18h do próximo dia 9.

Na última saída temporária, concedida pela Justiça no Natal passado, 56 dos 291 presos beneficiados não retornaram às unidades prisionais, o que corresponde a um percentual de evasão de quase 20%.

Por isso, a pergunta que fica é: quantos não voltarão dessa vez?

Saiba mais

A saída temporária é um benefício previsto na lei de execuções penais e depende de autorização judicial. O beneficio é permitido para presos que apresentam bom comportamento, já cumpriram uma parte da pena e estão no regime semiaberto. Conforme a legislação, os condenados podem ter autorização para saída temporária por até sete dias durante cinco vezes no ano.

Sem comentário para "Justiça libera 281 presos para passar Semana Santa em casa"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS