Truculência oficial contra a imprensa

0comentário
Fortemente armados, policiais tentaram intimidar equipe da TV Mirante
Fortemente armados, policiais tentaram intimidar equipe da TV Mirante

A agressão a uma equipe da TV Mirante que fazia uma reportagem no Presídio São Luís III, na BR-135, na manhã desta sexta-feira, foi mais um episódio a confirmar o quanto o atual governo está disposto a intimidar quem contraria seus interesses. Agindo com extrema truculência, policiais tentaram expulsar da área em frente à unidade prisional o repórter Marcial Lima, o repórter cinematográfico Luís de França e o motorista Raimundo Lucena, cometendo um grave atentado à liberdade de informação.

Posicionada em frente ao Presídio São Luís III, área de livre acesso, pois não há qualquer aviso de proibição, a equipe realizava uma matéria sobre a fuga do preso Nilson da Silva Sousa, o Diferente, 29 anos, registrada ontem. Um dos líderes da rebelião ocorrida na Casa de Detenção de Pedrinhas em novembro de 2010, com saldo de 18 mortos, o detento conseguiu, de forma surpreendente, escapar pela segunda vez da unidade só este ano.

Armas para intimidar

Em certo momento, policiais civis do Serviço de Inteligência do Sistema Prisional e agentes penitenciários, todos fortemente armados, se aproximaram e tentaram acuar os três profissionais. Apesar da abordagem violenta, a equipe não só conseguiu concluir a matéria, como registrou em imagens e áudio alguns momentos da agressão que sofrera, tornando pública a covardia da qual fora vítima.

Repórter habituado a dar notícias bombásticas e de forte repercussão, Marcial Lima dessa vez foi surpreendido por agentes do Estado dispostos a censurar o seu trabalho, mas reagiu ao atentado, em tom indignado. O cinegrafista e o motorista tiveram os crachás funcionais retidos, mas assim como o colega que empunhava o microfone não se intimidaram.

Graças à coragem e ao profissionalismo da equipe, o episódio foi levado ao ar, horas depois, pela TV Mirante. Assim, os maranhenses tornaram a saber que estão sob o jugo de um grupo político disposto a enquadrar quem tenta mostrar a atual realidade do estado.

Sem comentário para "Truculência oficial contra a imprensa"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS