Nair Portela vota confiante na vitória

0comentário

Consulta prévia para escolha do novo reitor da UFMA acontece até às 21h30 e a apuração começa logo após encerrada a votação

Candidata a reitora ressaltou o percurso de campanha e a confiança no resultado do pleito
Candidata ressaltou o percurso de campanha e a confiança no resultado do pleito

Passava das onze da manhã quando Nair Portela foi até a seção 13, no Centro Pedagógico Paulo Freire (Campus do Bacanga), registrar o voto. Na ocasião, a candidata a reitora ressaltou o percurso de campanha e a confiança no resultado do pleito. “Caminhamos muito bem até aqui. Fomos bem recebidos em todos os locais que visitamos e esclarecemos todos os pontos presentes em nossas propostas”.

Cerca de 26 mil votantes, entre professores, acadêmicos e técnico-administrativos, estão aptos a votar, hoje, 27, na consulta prévia para a escolha do novo reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão no quadriênio 2015-2019. A votação está acontecendo em todos os 18 municípios que possuem campi ou unidades que compõem a UFMA. Os candidatos a reitor e vice-reitor são independentes e não compõem uma chapa, ou seja, a comunidade acadêmica vota em dois nomes, um para cada cargo.

Afinidade

Nair Portela acredita que a campanha intensa, com visitas a todos os campi e reuniões com docentes, discentes e técnico-administrativos, fez com que fosse desenvolvida uma afinidade ainda maior do corpo acadêmico com as propostas apresentadas. “Desde o início buscamos a participação de todos os segmentos para a discussão e elaboração do nosso plano de gestão”.

Já o candidato a vice-reitor, Fernando Carvalho, votou em uma seção localizada no prédio do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET). Ele destacou a votação como uma oportunidade de participação efetiva nas decisões universitárias. “É um momento democrático e este ano estamos percebendo um interesse ainda maior de todos, inclusive de pessoas que não fazem parte do corpo acadêmico. A sociedade está mais atenta, o que demonstra um interesse maior pela Universidade, o que aumenta a responsabilidade dos próximos gestores”, enfatizou.

Processo

A consulta prévia para a reitoria e vice-reitoria acontece até às 21h30, em todas as 46 seções de votação, incluindo o Castelão, uma seção especial, para aqueles que possuem cargos de confiança e para aqueles cujos nomes não constam na lista de votantes e precisam de uma autorização da Comissão Coordenadora da Consulta Prévia à Comunidade Universitária. Nos campi do continente serão três urnas de votação por campus, cujas cédulas serão diferenciadas por categoria com tarja de cor: verde – docente; azul – técnico-administrativa e laranja – discentes.

Segundo a presidente da Comissão Coordenadora da Consulta Prévia à Comunidade Universitária, Elisa Lago, estão aptos a participar do processo os técnicos administrativos, docentes (inclusive os afastados), professores visitantes e substitutos, discentes de graduação, de pós-graduação (mestrado e doutorado), do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo) e do Colégio Universitário, maiores de 16 anos. A lista dos votantes aptos a participarem da consulta prévia está disponível no site da UFMA. Para votar, a comunidade precisa apresentar um documento com foto que pode ser, inclusive, o crachá de servidor e a carteira de estudante da UFMA.

Apuração

A apuração começa logo após o encerramento da votação. Até o próximo dia 5, o processo com o resultado da consulta será encaminhado ao presidente do Conselho Superior (Consun) para que seja designada a data da reunião do Colegio Eleitoral Especial. “É nessa ocasião que é elaborada a lista tríplice para escolha do novo reitor, a cargo do Ministro da Educação, com vistas aos procedimentos de nomeação e posse. Todo esse procedimento tem um prazo de 60 dias antes do término do mandato do atual reitor”, explica Elisa Lago.

Serão apresentados no Colegiado Eleitoral Especial os nomes dos candidatos mais votados. Caberá ao Colegiado definir de que forma a lista tríplice vai ser composta, que tanto pode ser com o nome dos candidatos indicados e na mesma ordem definida pela consulta prévia, quanto com o nome de outros membros escolhidos pelo Conselho.

Sem comentário para "Nair Portela vota confiante na vitória"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS