“Fui exposta e humilhada”, desabafa transexual impedida de usar banheiro feminino do Liceu

2comentários
Stheffany reafirmou seu direito de usar banheiro feminino
Stheffany reafirmou seu direito de usar banheiro feminino

Ao comentar a matéria postada ontem por este blog sob o título “Aluno homossexual é impedido de entrar em banheiro feminino do Liceu”, a estudante Stheffany Pereira, 23 anos, reafirmou o seu direito de usar o sanitário das mulheres, seja na escola, seja em qualquer outro estabelecimento público, já que é transsexual (indivíduo que possui uma identidade de gênero oposta ao sexo designado).

Em tom de desabafo, ela disse que foi exposta e humilhada pela pessoa que barrou seu acesso ao sanitário das mulheres do Liceu Maranhense, escola mais tradicional da rede estadual de ensino. O episódio aconteceu no último dia 17. “Olá, sou eu, a pessoa do caso do Liceu Maranhense. Em primeiro lugar, eu sou trans e, por isso, devo usar banheiro feminino. Outra coisa, o que ele fez foi me expor ao publico, me humilhou”, argumentou a estudante em seu comentário, postado ontem, às 22h31.

A Resolução 12 do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoções dos Direitos de Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais (CNCD/LGBT), vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, estabelece, em seu artigo 6º, que “deve ser garantido o uso de banheiros, vestiários e demais espaços segregados por gênero, quando houver, de acordo com a identidade de gênero de cada sujeito”.

Stheffany tentou usar o banheiro feminino com base nessa resolução, instituída em 6 de janeiro de 2015, que vem gerando polêmica, como no caso em questão. Talvez, o funcionário que barrou sua entrada no recinto não tenha sido orientado a cumprir o que prevê a norma.

Em meio à polêmicas e às opiniões divergentes, o episódio remete à necessidade de respeito ao direito de todos.

2 comentários para "“Fui exposta e humilhada”, desabafa transexual impedida de usar banheiro feminino do Liceu"


  1. Claudia

    Sou favorável ao cumprimento das leis mas neste caso sou totalmente contra,não que eu seja preconceituosa.Apenas acredito que o fato de ser Transexual não dá o direito de usar o banheiro feminino. Ele pode ser qualquer coisa, fazer todo tipo de cirurgia mais jamais vai ser mulher como eu. o certo seria ter banheiro próprio para o terceiro sexo.

    • edina mayara

      Claudia, antes de falar tamanha bobagem ofensiva contra nós transgeneros, fale com um medico endocrino ou geneticista, voce propria pode nao ser mulher legitima, embora tenha uma vagina ou algo que pareca uma vagina, alguns fetos masculinos 46xy recusam de tal forma a ação da testosterona que ao inves de penis forma uma vagina sem utero ainda na formação do embriao, essa pessoa jamais poderá ser mae, nem menstrua, e um exame de cariotipagem revela esse problema.
      E isso ocorre com muita frequencia, fora as pseudo hermafroditas que nascem com micro penis mas sao mulheres na mente e no fisico como um todo.
      Ja o transexual embora nasça fisicamente masculino, sua mentalidade e funçoes cerebrais sao femininas, com devido atestado medico, entao te aconcelho a se informar antes de emitir opiniao criminosa que lhe pode render 2 anos de cadeia.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS