Em “trajes sumários”, estudantes protestam contra regulamento que impõe normas de conduta na UFMA

0comentário
Estudantes desfilaram em trajes sumários no campus em protesto contra novo regulamento
Estudantes desfilaram em trajes sumários no campus em protesto contra novo regulamento

Estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) protestaram, na tarde desta sexta-feira, contra o novo Regulamento Disciplinar do Corpo Discente da instituição, que impõe normas rígidas de conduta no ambiente acadêmico. Vestindo sungas, biquinis e até toalhas de banho, grupos de alunos reagiram indignados às normas.

Alguns manifestantes se concentraram na área de vivência, enquanto outros chegaram a desfilar pela Cidade Universitária para externar seu descontentamento.

O regulamento, já aprovado pelo Conselho Superior Universitário (Consun), proíbe, por exemplo, o consumo de cigarros, bebidas alcoólicas e substâncias entorpecentes dentro do campus. Veda ainda a participação dos alunos em atos de indisciplina ou outras manifestações que perturbem a ordem, bem como o uso de armas.

Relações sexuais e atos libidinosos que atentem contra a moral e os bons costumes também estão proibidas e estão passíveis de punição, nos termos da lei.

Trajes

A restrição ao uso de roupas consideradas inadequadas, embora não esteja prevista no regulamento, foi discutida em debate promovido por professores e defendida por muitos.

Em nota, a administração da UFMA informou que o texto definitivo do regulamento ainda será finalizado e que por isso nenhuma das normas contidas no documento está em vigência.

Leia aqui o regulamento na íntegra.

Sem comentário para "Em “trajes sumários”, estudantes protestam contra regulamento que impõe normas de conduta na UFMA"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS