Salários atrasados, suspensão de plano de saúde e demissões no Ciops

7comentários

ciopsO Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), principal canal de comunicação entre a população e as forças policiais do Maranhão e instrumento primordial no combate ao crime, está passando por um verdadeiro desmonte. A situação, hoje, está dramática, bem pior do que a denunciada em junho pelo blog (relembre), com salários atrasados, suspensão do plano de saúde e demissão em massa.

Servidores reclamam que até agora não há previsão para o pagamento dos salários. Queixam-se ainda que a Supritech, empresa terceirizada pela Secretaria de Segurança Pública para operar o Ciops, via teleatendimento pelo número 190, não costuma depositar os vencimentos dos trabalhadores até o quinto dia útil de cada mês, como prevê a legislação trabalhista. Os salários quase sempre são pagos no dia 16, mas agora nem isso.

O drama dos 57 trabalhadores do Ciops vai além do atraso salarial. O plano de saúde também está suspenso. Recentemente, um dos teleatendentes sofreu um acidente de motocicleta e teve que procurar atendimento no Socorrão II porque o convênio para prestação de assistência médica aos funcionários da Supritech deixou de ser pago faz tempo.

Demissões

Com a crise, as demissões tornaram-se frequentes no Ciops. Até agora, quatro operadores estão de aviso prévio e dois estão suspensos, em vias de desligamento. De acordo com uma fonte do blog, outros serão dispensados.

Desmotivados ante a desvalorização profissional que têm amargado, os teleatendentes passaram a faltar em peso aos plantões. Com a equipe desfalcada, o Ciops opera com capacidade reduzida, sem condições de atender, fazer a triagem e repassar ás viaturas nas ruas todas as comunicações de crime e outros tipos de chamadas.

Uma fonte do blog informou que o atraso salarial se deve ao não pagamento de duas parcelas do contrato de terceirização firmado entre entre a SSP e a Supritech. Mesmo com a pendência, a empresa diz que espera pagar os vencimentos aos funcionários até o próximo fim de semana.

A Supritech confirma as demissões, mas esclarece que é um procedimento que visa melhorar a qualidade de serviço, pois estão sendo desligados teleatendentes que faltam com frequência ao trabalho e têm desempenho abaixo da média. Segundo a empresa, todos serão substituídos, para que não haja desfalque na equipe.

A terceirizada ressalta que, apesar da crise, o vale-alimentação de todos os funcionários já foi pago.

Com a palavra, a Secretaria de Segurança Pública.

7 comentários para "Salários atrasados, suspensão de plano de saúde e demissões no Ciops"


  1. salafrarios

    Eles esquecem dos outros funcionários que até hoje não receberam rescisão e muito menos puderam dar entrada no seguro desemprego. Isso é um descaso para com o trabalhador. Reclamam do atendimento prestado por tele atendentes mas esquecem de que para trabalhar satisfeito é necessário que os dos funcionários sejam respeitados. A sorte da empresa e da sociedade que precisa deste atendimento é que o povo é acomodado e não toma iniciativa de fazer uma greve. Paguem o que devem aos funcionários, cumpram com suas obrigações para só então exigirem qualidade.

  2. Alexi

    É muita mentira e covardia da empresa Supritech em dizer que os funcionarios que estão sendo demitidos, são os que mais faltam e tem baixo rendimento.
    Conheço ao menos três funcionarios que não faltam, e são todos padrões, e foram demitidos sem nem ter uma explicação da empresa.
    A empresa não tem a dignidade que ao falar, o motivo da demissões.
    Sem falar nos direitos trabalhistas, que pra receber vai ser uma guerra judicial.
    Diretoria da Supritech, vocês deveriam ter a DIGNIDADE, de comunicar os seus funcionarios o real motivo das demissões.
    Ao menos isso!!!!!!

  3. MENTIROTECH

    É incrível a cara de pau desta empresa em afirmar que cumprem com seus deveres trabalhistas,existem fucionários que desde o ano passado estão travando uma guerra judicial para receberem alguma coisa e inclusive já perderam até o prazo de requererem o seguro desemprego,nas audiências mandam como testemunhas funcionários comprados com promessas de promoção para falarem mentiras e só para encerrar ainda mandam seu garoto de recado(alex)inventar mentiras e mentiras só pra aliviar a revolta do povo.SSP ta na hora de mudar estamos cansados.Basta!!!!!!!!

  4. SUPRITECH DA DEPRESSÃO

    E mais uma vez a história se repete.
    Lembro que quando essa empresa assumiu, foi convocado todos os funcionários do Ciops para uma sala do Hotel Abbeville (que diga-se de passagem que o aluguel n é barato) para dizer q o salário não atrasaria. Bastou apenas um mês, isso mesmo, um mês para que pudessemos descobrir q tudo não passava de conversa. Em mais de um ano o salário foi pago em dia somente um mês. Mas aposto que a conta bancário dos diretores da empresa está gorda com o contrato com o Governo do MA.

    Sabe o que falta na diretoria da Supritech?
    VERGONHA NA CARA… Uma cambada de mentirosos e sem vergonhas.

  5. Anônimo

    É uma vergonha, inclusive para o município, uma empresa como esta continuar com um contrato destes, eles faltam com diversos compromissos e constantemente. Parece que realmente o povo, trabalhadores e sociedade em geral, esta a mercê de pessoas da “alta cúpula” iresponsaveis que não ligam para o bem estar e a segurança de toda uma sociedade!

  6. SUPRITECH DA DEPRESSÃO

    Pois é… Hj dia 31 e ainda NADA!
    A empresa alega que a SSP não fez o repasse dos valores. Mas o que é mais interessante é que, a uma outra empresa q presta serviço no Ciops para a SSP que mesmo (se for verdade mesmo, que já ão acredito nada mais que eles falam) com o repasse atraso não deixa seus funcionários sem receber. Pq a CEMAR, a CAEMA, o SUPERMERCADO, as operadoras de CARTÃO… não querem saber se houve repasse ou não. Pq até então os funcionários vão todos os dias trabalhar e não faltam com o compromisso.

    E se não bastasse tudo isso! Funcionários são demitidos sem causas justas, sem explicações. Uma coordenadora que não serve pra nada! Deus tenha piedade de nos.

    SENHOR ALEX, APRENDA UMA COISA: SE VC NÃO CUMPRE A SUA OBRIGAÇÃO DE EMPREGADOR. NÃO VENHA EXIGIR QUE CUMPRAM DE EMPREGADO! MENTIROSO…

  7. Jardel A. Soares

    O desrespeito dessa empresa com o trabalhador não se restringe à central de teleatendimento. Quando fui desligado da empresa só recebi o que me era de direito depois de ouvir muita mentira da empresa, na justiça do trabalho, assim como muitos colegas que ainda aguardam sua audiência.

    Fui desligado da empresa no mês de dezembro, de 2014. Ao ir até a empresa para adquirir meu fgts e dar entrada no seguro desemprego, fui informado que não seria possível adquirir o fgts porque o presidente do sindicato estava de férias e dependia dele. Então decidi viajar e retornei no mês de Janeiro deste ano. Agora a desculpa da empresa era de que um determinado contador ainda não tinha terminado de fazer os cálculos. Naquela altura, eu já estava de saco cheio e disse na cara da funcionário do financeiro que colocaria a empresa na justiça. Mais tarde, alguns colegas de trabalho foram a procura do presidente do sindicato e lá foram informados de que A EMPRESA SUPRITECH, EM NENHUM MOMENTO, PROCUROU O SINDICATO PARA A HOMOLOGAÇÃO DO SEGURO DESEMPREGO DE NENHUM FUNCIONÁRIO. Naquela altura, já venciam alguns prazos do seguro desemprego.

    E, como previsto, só recebi o que tinha direito na justiça do trabalho. O que mais me surpreende é que, apesar do salário atrasado, ainda tem funcionário que se presta como testemunha a favor da empresa, Francamente…

    Quando fui sacar meu fgts, um funcionário da caixa até tomou um espanto quando leu no documento que fui demitido em dezembro de 2014 e só em junho de 2015 estava recebendo meu fgts.

    Tenho um amigo que foi desligado da empresa no mesmo período em que fui desligado e até hoje não recebeu tudo o que lhe é de direito.

    Em circunstância alguma, uma empresa como a Supritech deveria prestar serviço ao estado. Se a empresa ainda tem um pouco de bom senso, que abra mão do contrato e dê espaço para outra empresa que trate o teleatendimento e o trabalhador com seriedade.

    Já ia esquecendo, em dezembro tenho mais uma audiência contra a empresa e desta vez não haverá acordo!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS