UFMA concede título de Doutora Honoris Causa à professora Maria Ozanira da Silva e Silva

0comentário
Reitor da UFMA, Natalino Salgado, entrega título de Doutor Honoris Causa à professora Maria Ozanira da Silva e Silva
Reitor da UFMA, Natalino Salgado, entrega título de Doutora Honoris Causa à professora Maria Ozanira da Silva e Silva

São Luís – O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão, reconhecido pela CAPES/MEC como um dos doze melhores do Brasil, viveu uma noite especial na última quinta-feira. A professora Maria Ozanira da Silva e Silva, fundadora do Programa, recebeu do reitor Natalino Salgado o título de Doutora Honoris Causa, honraria oferecida pela UFMA a personalidades que se distinguem pelo saber, pela atuação na ciência ou pelo melhor entendimento entre os povos ou em defesa dos direitos humanos, características que traduzem o trabalho da homenageada, com 48 anos de atuação pela Universidade.

A solenidade, realizada no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Cidade Universitária Dom Delgado, contou com a presença da coordenadora da área de Serviço Social da Capes, Maria Lucia Garcia; da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA, Valéria Ferreira Santos de Almada Lima – que fez o pronunciamento em homenagem a Maria Ozanira; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fernando Carvalho Silva; e da pró-reitora de Ensino , Isabel Ibarra Cabrera.

São incontáveis as contribuições de Maria Ozanira para a área de políticas públicas no estado e no país. Como docente, iniciou sua atividade na UFMA em 1967, onde construiu uma carreira de muita dedicação e êxito. Publicou 46 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, 57 capítulos em livros de diversas áreas e 72 textos em anais de eventos científicos nacionais e internacionais. Atualmente, ela é referência nacional e internacional no meio científico pelos estudos realizados nos temas “pobreza”, “políticas de enfrentamento à pobreza” e “programas de transferência de renda”, cujos estudos começaram ainda nos anos 70, sendo interlocutora da área em várias gestões da universidade.

Junto a outros pesquisadores, participou da criação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), da qual foi a primeira coordenadora do Comitê de Ciências Humanas e Sociais e, posteriormente, se tornou membro do respectivo Conselho Superior. Em 1990, coordenou uma equipe de docentes que deu origem, em 1993, ao Mestrado em Políticas Públicas da UFMA, onde foi a primeira coordenadora. Em 2001, com a reestruturação do curso para torná-lo em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, contribuiu para a criação do curso de doutorado na mesma área. Hoje, a Pós-Graduação em Políticas Públicas está entre as melhores pós-graduações do Brasil, com conceito 6 na Capes, em uma escala de 1 a 7. Maria Ozanira também acumula na carreira posição de destaque na Capes, por seus dois mandatos como coordenadora adjunta da área de Serviço Social do orgão.

Ozanira lembrou da sua trajetória na UFMA e avisou que que ficará em ativa participação na áre acadêmica
Ozanira lembrou da sua trajetória na UFMA e avisou que que permanecerá em ativa participação na área acadêmica

Em seu pronunciamento, lembrou que sua carreira profissional foi desenvolvida inicialmente por intensa atuação como docente na graduação em Serviço Social da UFMA e no desenvolvimento de atividades de extensão universitária que traduzem, desde então, seu entendimento de que a universidade deve contribuir concretamente para melhoria da vida do subalternizados da sociedade. E avisou que ficará em ativa participação na área. “Esta solenidade pode parecer uma despedida, mas ainda não é. Continuarei dando o melhor que posso para a UFMA, para o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e para a sociedade brasileira”, exaltou.

O reitor Natalino Salgado exaltou a importância da doutora para a Universidade Federal do Maranhão. “Na professora Maria Ozanira, encontrei uma companheira de trabalho, comprometida com o crescimento e com o comprometimento de nossa universidade. Responsável por elevar o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas a um nível internacional e alcançar a nota 6 na avaliação da Capes, a professora possui formação acadêmica elevadíssima e devo lembrar que ela foi laureada pela nossa universidade com o Prêmio Mérito Acadêmico, que leva justamente o seu nome”.

Graduada em 1966 pela Universidade Federal do Maranhão, Maria Ozanira da Silva e Silva soma diversas publicações de livros com o seu nome. Dentre suas obras publicadas listam-se “A Política Educacional Brasileira: Verso e Reverso”, “Refletindo a Pesquisa Participante”, que teve duas edições publicadas, “Formação Profissional do Assistente Social”, também com duas edições, “O Serviço Social e o Popular”, que contou com sete edições publicadas, “Renda Mínima e Reestruturação Produtiva”, entre outros. Como coordenadora e co-autora, publicou os livros “Comunidade Solidária: o Não-Enfretamento da Pobreza no Brasil”, “Serviço Social: Pós-Graduação e Produção do Conhecimento do Brasil”, “Políticas Públicas de Trabalho e Renda no Brasil Contemporâneo”, este com três edições, “Política Social Brasileira no Século XXI”, a “Prevalência dos Programas de Transferência de Renda”, com seis edições, “O Bolsa Família no Enfrentamento da Pobreza no Maranhão e no Piauí”, com duas edições, “O Sistema Único de Assistência Social: uma Realidade em Movimento”, com três edições publicadas, e “Os Programas de Transferência de Renda na América Latina e Caribe”. Publicou ainda “Pobreza e Políticas Públicas no Enfrentamento à Pobreza”, pela Editora da UFMA (EDUFMA).

Sem comentário para "UFMA concede título de Doutora Honoris Causa à professora Maria Ozanira da Silva e Silva"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS