UFMA firma convênio com a Universidade Paris-Diderot, da França

0comentário

Universidade é a primeira do Nordeste a estabelecer parceria com a instituição francesa

Reitor da UFMA, Natalino Salgado, no ato da assinatura do convênio com a universidade francesa
Reitor da UFMA, Natalino Salgado, no ato da assinatura do convênio com a universidade francesa

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) firmou convênio a Universidade Paris-Diderot, a maior instituição de ensino superior da França, em ato realizado no gabinete do reitor Natalino Salgado. O convênio tem por objetivo realizar estudos comparativos entre realidades culturais, políticas, religiosas, científicas com São Luís e Paris, França e Brasil. O ato contou com a presença da professora do Departamento de Sociologia, Marilande Abreu; da assessora de Relações Internacionais, Conceição Araújo e do professor da Universidade Paris-Diderot, Christian Hoffmann.

Segundo Natalino Salgado, A UFMA avançou muito nas relações internacionais nos últimos anos. “A finalidade do intercâmbio é trocar experiências e compartilhar conhecimentos. Com essa parceria, a nossa universidade saltou de quatro convênios com outros países, em 2007, para 75 convênios internacionais, em 2015. Outros trinta estão em negociação com grandes universidades estrangeiras, o que irá projetar cada vez a UFMA no cenário internacional”, enfatizou.

De acordo com professora Marilande Abreu, que fez o doutorado na universidade francesa, a parceria irá priorizar a interdisciplinaridade entre as duas instituições. “A universidade Paris-Diderot tem uma forte tradição de estudos interdisciplinares entre antropologia, psicanálise, sociologia e filosofia e pretendemos transpor essa troca de conhecimento para o nossa realidade acadêmica”, disse. O projeto terá a participação dos Departamentos de Letras, Psicologia e Ciências Sociais.

Christian Hoffmann discorreu sua expectativa com o convênio. “Já temos convênios com universidades de São Paulo, mas a UFMA é a primeira universidade do Nordeste do Brasil que realizamos uma parceria. Esperamos que haja uma grande mobilidade entre os dois países”, declarou o psicanalista francês.

A validade do convênio entre a UFMA e a Universidade Paris-Diderot é de cinco anos e está direcionado para alunos de graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado e técnico-administrativos. Durante a vigência do convênio serão realizadas trocas e experiências científicas e culturais, através de organização de seminários, colóquios internacionais, revista para publicação dos artigos provenientes da experiência de intercâmbio, conferências, entre outras atividades que serão definidas no decorrer do intercâmbio.

O convênio é fruto do trabalho desenvolvido pelos grupos de pesquisa Religião e Cultura Popular (GPMINA), coordenado pelos professores Sergio Figueiredo Ferretti e por Mundicarmo Ferretti, e pelo Grupo de Pesquisa em Psicanálise e Ciências Sociais, coordenado pelos professores Marilande Abreu, Arinaldo Martins, Conceição Furtado e Rafael Quevedo.

Sem comentário para "UFMA firma convênio com a Universidade Paris-Diderot, da França"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS