Câmara em Pauta

1comentário

Recuperação da Estrada de Ribamar

José Joaquim cobra recuperação do acesso entre São Luís e Ribamar
José Joaquim cobra recuperação do acesso entre São Luís e Ribamar

Uma indicação de autoria do vereador José Joaquim (PSDB), aprovada esta semana pela Câmara Municipal, faz uma pertinente solicitação ao governo do Estado sugerindo a elaboração de projeto para a execução da recuperação completa da MA 201, que liga São Luís a São José de Ribamar. Ele pede ainda a realização “de pavimentação e execução de todas as obras de drenagem, revisão do canteiro central, reexame e implantação de sinalização vertical, horizontal e semafórica, onde se fizer necessário”. O vereador tucano sugere, ainda, “especial atenção para a execução do Projeto Executivo que está sob responsabilidade da Prefeitura de São Luís e que integra a Forquilha e o Maiobão, o que possibilitará a melhoria do tráfego e trânsito pelos usuários daquele espaço urbano”, completa.

Recuperação da Estrada de Ribamar II

Aproveitando essa sugestão ele pede a inclusão “de projetos de engenharia que vêm desde a rotatória do aeroporto, com acesso à Avenida dos Franceses, rotatória da Igreja do São Cristóvão, à AV. Santos Dumont, rotatória da Avenida Guajajaras, que dá acesso à Avenida Lourenço Vieira da Silva e roteiro a rotatória da Forquilha, assim como conhecida, que dá acesso a Maiobinha e Maiobão”. Estendendo o pedido para o envio de cópia de sua solicitação aos prefeitos Edivaldo Holanda Junior e Gil Cutrim, e aos secretários Municipais Canindé Barros, de Transportes, e Antonio Araújo, de Obras e Serviços Públicos, e para ser dado ciência ao Governo do Estado, no sentido de estudar viabilizar parcerias com as prefeituras de São Luís e São José de Ribamar, “para que este conjunto de obras e intervenções venha a ser realizado, inclusive até em forma de parceria e contribuição de todos que possam ser envolvidos”, completa.

Rio Itapecuru

Numa outra indicação, também aprovada esta semana, José Joaquim pleiteia junto ao governador do Estado, secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Coelho, superintende do IBAMA no Maranhão, Pedro Leão da Cunha Santos Filho, e ao presidente da Caema, Davi de Araújo Telles, a elaboração de um projeto para limpeza do leito e proteção das margens e nascentes do Rio Itapecuru.
Ao reiterar proposições anteriores, o parlamentar social democrata diz que sua solicitação tem por objetivo “garantir a preservação desse importante rio maranhense e assegurar o fornecimento de água à nossa população, diante da grave crise hídrica por que passa o País”, conclui ele.

DPCA para zona rural

Vereador Chico Carvalho
Vereador Chico Carvalho pede DPCA e praça para a zona rural

O vereador de São Luís Chico Carvalho (PSL) pediu por meio de uma indicação ao governador Flávio Dino (PCdoB), a instalação de uma delegacia especializada de defesa e proteção à criança e ao adolescente na Zona Rural de São Luís. O pedido do vereador foi formalizado por meio da Câmara Municipal de São Luís e encaminhado ao governador, com uma cópia ao secretário de Segurança Pública Estado do Maranhão, Jefferson Portela. Em sua proposição, o parlamentar salienta que além de submetidas à violência, crianças e adolescentes também são vítimas de diversos tipos de constrangimentos, muitas vezes dentro da própria família. Acrescenta ele que “a implantação da delegacia visa garantir a dignidade, o respeito e a proteção aos menores. Além de inibir atitudes violentas, investigar e punir os acusados”. No entendimento de Chico Carvalho, “certo que as crianças e os adolescentes, tendo a sua disposição um órgão especializado para atendê-los na área de segurança, se sentirão mais à vontade para procurá-lo e fazer sua queixa”.

Praça em Pedrinhas

O vereador Chico Carvalho está solicitando ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que autorize a Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos a realização de um estudo técnico para construção de uma praça na rua do Sol no bairro de Pedrinhas, próximo ao campo de futebol. O parlamentar argumenta que” uma cidade para ser aprazível deve oferecer ao povo, espaços públicos de lazer e entretenimento, e a praça é o espaço mais democrático e acessível que se tem, pois promove o encontro entre pessoas em geral, e sobretudo entre crianças, além de ser um fator de desenvolvimento urbano que muito valoriza o setor”. Segundo ele, “esta praça de lazer que estamos solicitando, além de ser uma área para eventos culturais, cívicos e religiosos, deverá servi de um espaço infantil, onde a criançada possa se divertir, gastar suas energias e viver momentos de alegria, pois brincar é a atividade que mais agrada e conquista as crianças.

Saúde filantrópica

O vereador Ivaldo Rodrigues (PDT) realizou, na terça feira (29), no Plenário Simão Estácio da Silveira da Câmara municipal de São Luís, um Painel com o tema: “A atual situação da saúde filantrópica em São Luís e no Maranhão”, que debateu a atual situação da saúde nos hospitais filantrópicos de São Luís. Durante o evento, que contou com a presença de várias autoridades em saúde e inúmeros vereadores, o tema foi discutido e analisado pelos presentes, que explanaram os principais problemas encontrados dentro das instituições de saúde filantrópica.

Saúde filantrópica

Para o vice-presidente do Conselho da Fundação Antônio Jorge Dino, mantenedora do Hospital do Câncer Aldenora Belo, Dr. Antônio Dino Tavares, a situação é mais complicada que imaginamos. “A situação dos hospitais filantrópicos está virando uma bola de neve e não está pior graças a pessoas que doam e ajudam nossas instituições. O único hospital do câncer no Maranhão que fazia tratamento gratuito era o Aldenora Belo, mas o Estado inaugurou um ano passado. Parte dos pacientes são crianças e a fundação vai ter que fazer uma UTI pediatra para tratar câncer infantil. A filantropia representa 51% do atendimento no Brasil. Precisamos unir todos, ou a situação vai piorar ainda mais”, destacou o diretor.

Saúde filantrópica II

Ivaldo promoveu painel para debater saúde nos hospitais filantrópicos de São Luís
Ivaldo Rodrigues promoveu painel para debater saúde nos hospitais filantrópicos de São Luís

De acordo com o requerimento de autoria de Ivaldo Rodrigues e aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de São Luís, o painel trouxe o tema para discutir um melhor caminho para que a saúde Filantrópica de São Luís seja vista e valorizada como ela merece. Ivaldo Rodrigues, destacou a importância desses hospitais na vida da população, principalmente em São Luís. “É de suma importância o papel dos hospitais filantrópicos na rede de atenção à saúde, e por isso necessita-se de ações para o fortalecimento e ampliação dos seus atendimentos. A partir de agora vai ser formada uma comissão permanente para que essas instituições sejam vistas como quem ajuda as pessoas”, destacou o vereador pedetista autor do requerimento.

Saúde filantrópica III

A secretária municipal de Saúde de São Luís, Helena Duailibe, falou do papel do poder público e mostrou as dificuldades encontradas principalmente pelo município, já que a prefeitura paga o atendimento do SUS e o governo federal quando repassa, ainda não cobre o valor. Dessa forma, segundo a secretária, sofre o município e principalmente os hospitais filantrópicos. Para Abdon Murad, presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM) e provedor da Santa Casa de Misericórdia, o grande problema está no repasse do governo federal, apesar, segundo Murad, de que o Sistema Único de Saúde (SUS) é um grande programa. Para Murad, é preciso fazer um estudo e ver a importância dos hospitais filantrópicos em nosso estado, já que metade está fechando as portas por falta de recursos.

1 comentário para "Câmara em Pauta"


  1. Marco Antonio Carvalho Diniz

    Vejam só a ACIDEZ dos COMPONENTES da SOLUÇÃO dos nossos problemas: Rose Sales; Antonio Pedrosa; João Castelo; Ricardo Murad e; Elisiane. COM ESSA GAMA não terá como Edivaldo REAGIR, a CORROSÃO será tão inflexível que o Ph ( Prefeito holandinha ) chegará a um PATAMAR próximo de zero (0). BASICAMENTE é o que aponta o incipiente RECIPIENTE da BORBULHANTE ELEIÇÃO ( 2016 GRAUS ) do ano que se aproxima. Essa é a FÍSICO-QUÍMICA DA DISPUTA. E, bioLOGICAMENTE, essas “forças” PARALELINÉRVIAS ensaiam SINAPSES que se opõem ao COMANDO do SISTEMA NERVOSO CENTRALIZADO do auto-elogioso Flávio Dino.

    VAI SER MUITA ADRENALINA !
    Marco Antonio Carvalho Diniz

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS