UFMA inaugura Casa da Justiça

0comentário

Prédio foi concebido para atender gratuitamente a população com assessoria jurídica especializada e realizar ações de extensão com alunos da universidade

Espaço é constituído de 20 salas completamente climatizadas, distribuídas em dois pavimentos: no térreo
Espaço é constituído de 20 salas completamente climatizadas, distribuídas em dois pavimentos: no térreo

Foi inaugurada nesta sexta-feira, 9, a Casa da Justiça da Universidade Federal do Maranhão. O prédio foi concebido para atender a população de forma gratuita por meio de assessoria jurídica especializada e promover vivências de extensão e de pesquisa aos estudantes de graduação e pós-graduação em Direito da UFMA.

O espaço é constituído de 20 salas completamente climatizadas, distribuídas em dois pavimentos: no térreo, há uma sala de espera de atendimento, sala de protocolo, duas salas de conciliação, uma sala administrativa, sala de informática, sala de defensoria pública e uma sala de assistência social; no andar superior, há quatro salas de audiências, gabinete do juiz, sala de audiências, secretaria, banheiros e sala de aula com espaço para trinta pessoas.

O reitor destacou que a cerimônia simboliza uma prestação de contas à comunidade acadêmica, à sociedade, aos parceiros e àqueles que ajudaram a tornar o projeto realidade. “A riqueza que temos na universidade é o conhecimento, e este se volta cada vez mais para o social. A Casa da Justiça Universitária é fruto de uma ação articulada com as demandas sociais. Agradeço a todos que têm cooperado para o fortalecimento do ensino superior na UFMA e, por conseguinte, no Maranhão”, falou o reitor.

A Casa da Justiça era um ensejo originário do ano de 2008 da atual gestão e da Coordenação do Curso de Direito, quando foi formulada a ideia da Casa da Justiça para servir também como atividade de extensão aos estudantes do curso de Direito em conclusão de graduação, que atuariam no local já como advogados, examinando processos, pela proposta formulada. “A Casa será uma peça fundamental para a parte técnica do curso, pois os estudantes concludentes poderão vivenciar a essência de suas atribuições profissionais na prática. E o desenvolvimento do nosso Estado passa pela educação de qualidade e pela ajuda desses profissionais para a justiça e a cidadania”, frisou a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, Clívia Santana.

Reitor Natalino Salgado descerra placa de inauguração da Casa da Justiça, na Cidade Universitária
Reitor Natalino Salgado descerra placa de inauguração da Casa da Justiça, na Cidade Universitária

A coordenadora lembrou ainda, que a Casa da Justiça é um espaço multiuso e multidisciplinar que irá atender a comunidade universitária e bairros adjacentes. “A Casa da Justiça Universitária será um lugar também para fóruns de debates e também ambiente de discussão onde as próximas gerações de profissionais vão poder contribuir para um Maranhão melhor, assim como ela também propõe acompanhar e atender a população da área Itaqui-Bacanga no cumprimento das práticas jurídicas, através dos estudantes do curso de Direito, tornando possível aos moradores garantir, de forma gratuita, assistência e esclarecimentos em serviços processuais”, completou Clívia.

A coordenadora do curso de Direito, Lucylea Gonçalves França, elogiou os esforços empreendidos ao Núcleo de Práticas Jurídicas de professores do curso de Direito e de apoiadores para a formação da Casa da Justiça. “Esse evento de inauguração e esse edifício significam de tornar real, exequível e eficaz todas as ações que se fizerem necessárias para a boa prática jurídica e a inclusão social. Esse espaço é multiuso e multidisciplinar porque tanto atende à comunidade universitária por meio dos estudantes do curso de Direito, quanto a estudantes de outros cursos das áreas humanas e sociais, no desempenho do ensino pesquisa e extensão”, mencionou.

Na solenidade, também estiveram presentes o coordenador da Pós-Graduação do Curso de Direito, Paulo Ramos, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fernando Carvalho, o professor e desembargador Paulo Velten, e o prefeito da Cidade Universitária, Guilherme Abreu.

Sem comentário para "UFMA inaugura Casa da Justiça"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS