Deputado Wellington denuncia maus tratos a animais em São Luís a CPI em Brasília

2comentários
Wellington relatou à CPI a situação de abandono de mais de 15 mil animais em São Luís com a desativação do Centro de Controle de Zoonoses
Wellington relatou à CPI a situação de abandono de mais de 15 mil animais em São Luís com a desativação do Centro de Controle de Zoonoses

Durante toda a terça-feira (24), o deputado estadual Wellington do Curso (PPS), atendendo a convite, prestou esclarecimentos à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga os maus-tratos de animais. O convite foi feito através de requerimento Nº119/2015, de autoria do deputado federal Junior Marreca (PEN), membro da CPI.

Segundo o requerimento, solicitou-se a presença do deputado Wellington para que ele pudesse relatar a atual situação de abandono a que os mais de 15 mil animais, na capital maranhense, estão submetidos, e a necessidade da reativação da Unidade de Vigilância em Zoonoses, antigo Centro de Controle de Zoonoses da capital. Para os membros da CPI da Câmara, Wellington poderá subsidiar a Comissão de Inquérito com informações a serem utilizadas na apuração dos fatos denunciados. Tal convite faz referência ainda à indicação N°1007/2015, de autoria do parlamentar, que solicita a visita da CPI a São Luís.

“É com grande satisfação que prestamos esclarecimentos à CPI que investiga os casos de maus-tratos de animais. Infelizmente, ainda nos deparamos com o descaso municipal para com os animais na capital maranhense. Sabe-se que a atual Unidade de Vigilância em Zoonoses, antigo Centro de Controle de Zoonoses, foi interditada e até hoje não possui sede, o que implica em inúmeros animais abandonados, expondo a risco tanto suas vidas como a dos seres humanos. Como se tal situação não fosse suficiente, ainda há a inércia da gestão municipal, que acaba por ignorar as problemáticas evidenciadas. Ante tal inércia, os animais que estão morrendo e os seres humanos seguem tal itinerário por culpa da irresponsabilidade com a qual a saúde tem sido tratada. Temos assim a relevância de relatar os casos de abandono de animais, bem como a necessidade de se reativar a Unidade de Vigilância em Zoonoses. Não nos limitamos aqui à mera prestação de esclarecimentos à CPI de maus-tratos, mas almejamos ao cumprimento dos direitos dos animais e, ainda, à concretude do direito à saúde”, defendeu o parlamentar.

2 comentários para "Deputado Wellington denuncia maus tratos a animais em São Luís a CPI em Brasília"


  1. Mariana

    Wellington tá achando que Centro de Zoonoses é canil?

  2. Ataíde

    Fico preocupada ao ler a fala do Deputado, pois dá a entender que o Estado é mãe da população. O que a prefeitura tem que fazer é dar suporte para que enfermidades sejam controladas, e não cuidar dos animais de rua, como ele quer passar. Se não me engano, semana passada agentes de saúde estavam vacinando cães e gatos de casa em casa nos bairros, e é essa a competência dela.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS