“Uma cabeça doente adoece as partes do corpo”, alerta delegado ao criticar gestão da segurança pública

3comentários
Delegado Sebastião Uchôa voltou a protestar nas redes sociais contra atual gestão da SSP
Delegado Sebastião Uchôa voltou a protestar nas redes sociais contra atual gestão da SSP

Em mais um desabafo em seu perfil no Facebook, exonerado recentemente da chefia da Delegacia do Meio Ambiente e relegado ao posto de adjunto do 6º Distrito Policial, na Cohab, o delegado Sebastião Uchôa, voltou a fazer duras críticas à gestão do sistema de segurança público do Maranhão no atual governo.

O ex-secretário de Justiça e Administração Penitenciária e ex-superintendente da Polícia Civil da Capital lamentou o que chamou de “descaso, imperícia e total falta de legitimidade no manejo das questões da segurança pública”. Ressaltou ainda que são inócuas as trocas de comando da Polícia Militar, de delgado-geral da Polícia Civil, de superintendente se os novos gestores tiverem autonomia para trabalhar.

Uchoa classificou o período atual como “a pior fase por que passa o sistema de segurança pública do Maranhão nos últimos 18 anos”. No auge da sua insatisfação, o experiente delegado fez o seguinte alerta: “Uma cabeça doente adoece as partes do corpo”. Abaixo, a postagem de Sebastião Uchôa, na íntegra:

Dói e revolta em saber que estamos entregues ao descaso, imperícia e total falta de legitimidade no manejo com as questões de segurança pública tecnicamente, falando, em matéria de gestão.
Não adianta trocar comandante, delegado geral,superintendente, se todos não têm autonomia para trabalhar.

Uma cabeça doente,adoece as partes do corpo.

Assim, só bobão ou alienado que não vê isso. E o povo, juntamente com quem gosta do que faz mas impedidos ou impossibilitados de trabalhar, que sofrem com a pior fase por que passa o Sistema de Segurança Pública do Maranhão ao longo desses últimos dezoito anos.

Minha crítica é construtiva ao modelo(se é que existe modelo) de gestão em curso, embora o governo tenha ainda tempo para remediar, desde que seja humilde e saia dos pedestais de gabinetes e reimplante um sistema de inteligência para filtrar ao que chega em seus ouvidos, a fim de decidir, com sabedoria, responsabilidade e coerência aos desafios que terá no restante de governo a caminhar.

3 comentários para "“Uma cabeça doente adoece as partes do corpo”, alerta delegado ao criticar gestão da segurança pública"


  1. “Uma cabeça doente adoece as outras partes do corpo”, alerta Uchôa sobre a Segurança | Blog do Ronaldo Rocha

    […] Daniel Matos – Em mais um desabafo em seu perfil no Facebook, exonerado recentemente da chefia da Delegacia do Meio Ambiente e relegado ao posto de adjunto do 6º Distrito Policial, na Cohab, o delegado Sebastião Uchôa, voltou a fazer duras críticas à gestão do sistema de segurança público do Maranhão no atual governo. […]

  2. Sebastiao Uchoa

    Prezado Daniel, às vezes é preciso reagir a oligofrênico, idiota e serviçal ou mercenário de plantao com suas imensas falta de capacidade de refletir contextos, pois sem saber o que fala, perde a chance de ler esta resposta, ou seja, nunca estive chefe da Delegacia do Meio Ambiente, inclusive até rejeitei cargo de titularidades de delegacia(Meio Ambiente e Sao Raimundo) assim o fiz. uma vez em nada me acrescentarem, sobretudo quando sempre apresentei como DELEGADO DE POLICIA de FATO E DE DIREITO e com todo orgulho e relevantes servicos prestados ao Maranhao, cujas medalhas, títulos etc as recebi sem precisar subir em carros de som ou participar de campanhas eleitorais ou me filiar a qualquer legenda partidária. É tao imbecil o (a) comentarista que covardemente não se apresenta, que sequer sabe a profundidade de minhas criticas técnicas à forma desacreditada interna e externamente ao “modelo” de gestao em voga na SSP em todos os sentidos, ao ponto de o classificar como sendo a pior fase que o Sistema de Seguranca Publica do Maranhao vem passando nesses quase dezoito anos. Sempre fui critico construtivo a gestões passadas, é so olharem jornais ou blogs doutrora. Minha análise é técnica e sei perfeitamente como funciona a engrenagem de todo esse Sistema que de “Sistema”mesmo, anda perdendo rigorosamente as características em face da forçada forma de se repassar à sociedade que vem havendo integração dos órgãos que compõem o Sistema de Persecução Criminal como um todo. Assim, recomendo ao (a) comentarista que vá fazer urgentemente uma lavagem com agua sanitaria em seu cérebro de pequenez e toda falta de caráter em nao assumir seus pensamentos como sempre fiz com os meus ao longo de toda a minha gloriosa careira profissinal, onde, nao tao tarde, concluo por pouco o que me resta em vinculo funcional, mas que tenham certeza, continuarei exercendo minha cidadania participativa na construção de um servico público estadual ou nacional de carater extremamente republicano, doa a quem doer e desafio quem quer que seja em qualquer circunstancia no plano das ideais ou outros afins em torno do nefasto contexto por que triste e profético péssimos dias teremos ainda aturar no cenario da Segurança Pública do Estado do Maranhao, enquanto nao despolitizarem a pasta, por conseguinte estao ressuscitando a vinganca privada no Maranhao em definitivo, é o que temos assistido e vivenciado nesses ultimos meses de gestao governamental que tanto, vendeu esperanças de mudancas estruturais inacintecidas até o presente momento.

  3. Sebastiao Uchoa

    Prezado Daniel, às vezes é preciso reagir a oligofrênico, idiota e serviçal ou mercenário de plantao com suas imensas falta de capacidade de refletir contextos, pois sem saber o que fala, perde a chance de ler esta resposta, ou seja, nunca estive chefe da Delegacia do Meio Ambiente, inclusive até rejeitei cargo de titularidades de delegacia(Meio Ambiente e Sao Raimundo) assim o fiz. uma vez em nada me acrescentarem, sobretudo quando sempre apresentei como DELEGADO DE POLICIA de FATO E DE DIREITO e com todo orgulho e relevantes servicos prestados ao Maranhao, cujas medalhas, títulos etc as recebi sem precisar subir em carros de som ou participar de campanhas eleitorais ou me filiar a qualquer legenda partidária. É tao imbecil o (a) comentarista que covardemente não se apresenta, que sequer sabe a profundidade de minhas criticas técnicas à forma desacreditada interna e externamente ao “modelo” de gestao em voga na SSP em todos os sentidos, ao ponto de o classificar como sendo a pior fase que o Sistema de Seguranca Publica do Maranhao vem passando nesses quase dezoito anos. Sempre fui critico construtivo a gestões passadas, é so olharem jornais ou blogs doutrora. Minha análise é técnica e sei perfeitamente como funciona a engrenagem de todo esse Sistema que de “Sistema”mesmo, anda perdendo rigorosamente as características em face da forçada forma de se repassar à sociedade que vem havendo integração dos órgãos que compõem o Sistema de Persecução Criminal como um todo. Assim, recomendo ao (a) comentarista que vá fazer urgentemente uma lavagem com água sanitária em seu cérebro de pequenez e toda falta de caráter em nao assumir seus pensamentos como sempre fiz com os meus ao longo de toda a minha gloriosa carreira profissional, onde, nao tao tarde, concluo por pouco o que me resta em vínculo funcional, mas que tenham certeza, continuarei exercendo minha cidadania participativa na construção de um servico público estadual ou nacional de caráter extremamente republicano, doa a quem doer e desafio quem quer que seja em qualquer circunstancia no plano das idéias ou outros afins em torno do nefasto contexto por que triste e profético péssimos dias teremos ainda aturar no cenario da Segurança Pública do Estado do Maranhao, enquanto nao despolitizarem a pasta. Por conseguinte estao ressuscitando a vinganca privada no Maranhao em definitivo, é o que temos assistido e vivenciado nesses últimos meses de gestao governamental que tanto vendeu esperanças de mudancas estruturais inacontecidas até o presente momento.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS