Estudante da UFMA recebe prêmio internacional por pesquisas sobre ovários policísticos

0comentário
Acadêmico de Medicina Renato Gaspar com o professor do Departamento de Ciências Fisiológicas Marcus Paes
Acadêmico de Medicina Renato Gaspar com o professor do Departamento de Ciências Fisiológicas Marcus Paes

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) mais uma vez é destaque internacional. O estudante do 10º período de Medicina, Renato Gaspar, foi premiado pela American Physiological Society, com o Prêmio “Novel Disease Model Award for Predoctoral Students”, que será entregue durante o Congresso Experimental Biology 2016, em San Diego, EUA, de 02 a 06 de abril. Desenvolvido sob a orientação do professor Marcus Paes, o projeto estuda a síndrome dos ovários policísticos.

De acordo com Gaspar, a premiação foi uma grata surpresa. Considera um reconhecimento aos demais membros que desenvolvem pesquisas no laboratório e credita o sucesso a todo o grupo. O prêmio, diz ele, coloca a UFMA no patamar mais alto da ciência no Brasil e no mundo. “Nós estamos intelectualmente comparados aos grandes parques tecnológicos. Tenho orgulho de fazer parte dessa instituição. Evidencia que esta universidade tem sim pesquisa de ponta e tecnologia aplicável para desenvolvimento de estudos importantes na ciência”, argumenta.

Marcus Paes, professor do Departamento de Ciências Fisiológicas, explica que o prêmio é um reconhecimento a um trabalho desenvolvido há 10 anos. “Iniciamos esse trabalho com o modelo animal e trabalhamos com o modelo de obesidade induzido pelo L-glutamato monossódico. Então, foi observada em certa oportunidade que as ratas mais obesas eram inférteis. Esse experimento ficou de stand by por certo tempo até que o Renato entrou no laboratório como aluno de iniciação científica, decidimos retomar o estudo, uma vez que observamos que as principais causas de baixa fertilidade são ovários policísticos”, explicou.

Diante do estudo apresentado, o professor explicou que o método vai ajudar a desenvolver novas drogas para combater a síndrome do ovário policístico. “Nosso modelo tem características bem relevantes para implementação de novos fármacos. Nosso trabalho é uma ferramenta de estudo”, reiterou.

Empolgado com o sucesso do trabalho no Laboratório de Fisiologia, Renato Gaspar confessa que se sente motivado em seguir a carreira científica, ajudando a desenvolver novos estudos que possam vir a contribuir com a sociedade.

O orientador, Marcus Paes, explicou que o projeto foi selecionado em meio a outras dezenas de trabalhos inscritos e pela primeira vez um brasileiro conquistou o prêmio que é concedido desde 2008.

Entenda como funciona o método premiado

Os pesquisadores explicam que o modelo desenvolvido traz uma faceta diferente dos demais projetos. O método MSG (L-glutamato monossódico) expande o estudo para grupos de pesquisas menos privilegiados, pois todos os outros modelos são feitos através de hormônios ou drogas bem mais caros.

O modelo consiste na injeção do sal MSG em ratos recém-nascidos e o acompanhamento do desenvolvimento animal até a vida adulta, por volta dos 60 dias. Durante esse período é observado que as fêmeas começam a apresentar obesidade, triglicérides alto e diabetes melitus 2, isso do ponto de vista metabólico. Já do ponto de vista reprodutivo, foi descoberto que elas são levadas a desenvolver ciclos irregulares, assim como as mulheres que possuem SOP. As ratas acabam apresentando ovários policísticos, que também são compatíveis com as mulheres.

Sem comentário para "Estudante da UFMA recebe prêmio internacional por pesquisas sobre ovários policísticos"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS