Fórum discute políticas públicas para jovens em Paço do Lumiar

0comentário

Durante evento, a Câmara Municipal aprovou projeto de lei que cria o Conselho Municipal da Juventude e o Fundo Municipal de Juventude

Fórum aconteceu na Câmara de Vereadores e reuniu representantes da administração municipal e do Governo do Estado
Fórum aconteceu na Câmara de Vereadores e reuniu representantes da administração municipal e do Governo do Estado

Em comemoração ao Dia Mundial da Juventude, a Prefeitura de Paço do Lumiar realizou, nesta quarta-feira (30), o Fórum Municipal da Juventude – ‘Painel de Implementação das Políticas Públicas de Juventude de Paço do Lumiar’.

O evento, promovido pela Coordenação de Juventude, aconteceu na Câmara de Vereadores, e reuniu representantes da administração municipal e do Governo do Estado. Na ocasião, foram apresentados os resultados das atividades desenvolvidas desde o ano de 2015, ocasião em que foram discutidos pontos fundamentais para o fortalecimento do movimento em favor da juventude luminense.

Durante o fórum, a organização apresentou, para apreciação dos vereadores, do projeto de Lei Municipal nº 003 de 3 de fevereiro de 2016, que trata da criação do Conselho Municipal da Juventude e do Fundo Municipal de Juventude, pleitos estes aprovados e sancionados por unanimidade pelo Poder Legislativo de Paço do Lumiar.

O prefeito Josemar Sobreiro encaminhou mensagem, ressaltando a importância do encontro e da luta por políticas públicas para a juventude luminense: “Temos buscado criar mecanismos que fomentem cada vez mais a participação de nossos jovens nas discussões sobre a implementação de políticas públicas para Paço do Lumiar. A administração municipal tem compromisso com a juventude, na construção de um novo momento junto com a sociedade civil, para que possamos gerar mais oportunidade para nossos jovens”.

Para o coordenador da Juventude de Paço do Lumiar, Adielson Araújo, esse é o momento em que são apresentados os resultados referentes a todas as atividades realizadas no município, em que os jovens puderam debater com o poder público municipal e segmentos da sociedade civil organizada, sobre questões pontuais, como segurança, saúde, educação e ações efetivas voltadas para esse público.

“Estamos aqui para fazer uma avaliação, à partir da construção da Conferência da Juventude, que aconteceu a nível nacional, onde foram tratados pelos jovens participantes do evento uma série de demandas e pleitos que atendam a esse segmento. Aqui em Paço do Lumiar, nós garantimos nesse primeiro momento, a proposta referente a organização do Conselho Municipal, aprovada no último dia 29, juntamente com a criação do Fundo Municipal de Juventude. Isso nos dá alicerce para que possamos continuar nessa luta”, explicou

Ele destacou, também, a criação do comitê gestor municipal. “Esse comitê tem como objetivo identificar o índice de mortalidade dos nossos jovens, e a partir desse diagnóstico, vamos criar políticas públicas para defender e diminuir a quantidade de óbitos entre os jovens de Paço do Lumiar”, afirmou.

Espaço de diálogo por mais oportunidades aos jovens

O Fórum marca as comemorações pelo Dia Mundial da Juventude, que tem como objetivo dar mais visibilidade aos problemas enfrentados pelos jovens, como baixa qualidade do ensino, as más condições de saúde e o aumento de mortes que tem atingido a faixa etária no Brasil.

Para a estudante Ana Beatriz Ferreira, uma legítima representante do movimento em Paço do Lumiar, participar das reuniões tem sido importante para discutir as temáticas que inquietam os jovens do município “Nós somos o futuro desse país e precisamos mudar a realidade que temos hoje. Por isso, é tão importante participarmos dos encontros, pois é através deles que discutimos, apontamos os problemas e buscamos juntos solucionar cada um deles e assim, melhorar a vida de cada um de nós que estamos construindo um novo Brasil” declarou.

Sem comentário para "Fórum discute políticas públicas para jovens em Paço do Lumiar"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS