Prefeitura registra avanços na área de saúde na gestão Edivaldo

0comentário
Prefeito Edivaldo e secretária de Saúde, Helena Duailibe, acompanham atendimento a paciente
Prefeito Edivaldo e secretária de Saúde, Helena Duailibe, acompanham atendimento a paciente

Dentre as politicas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de São Luís, o setor de saúde é um dos que já comemora muitos resultados positivos a partir dos investimentos realizados na gestão do prefeito Edivaldo. A saúde municipal contabiliza avanços tanto no que diz respeito à melhoria da estrutura física quanto a partir de ações estratégias para melhoria na qualidade do atendimento. O esvaziamento dos corredores dos principais hospitais de urgência e emergência do município, concedendo dignidade ao atendimento; a ampliação do número de leitos de UTI; a reforma de unidades de saúde; e a qualificação concedida pelo Ministério da Saúde a dois hospitais do município são algumas das realizações da atual gestão.

As melhorias contam com a parceria dos governos estadual e federal. “Colocamos em prática um grande plano para a rede de saúde do município. Hoje estamos colhendo os frutos, observando o reconhecimento em nível nacional dos investimentos que realizamos ao longo da nossa gestão. Por meio dessas melhorias, estamos cumprindo um compromisso firmado com a população de São Luís”, afirmou o prefeito Edivaldo.

Reconhecimento nacional

Aparelhos de alta tecnologia são utilizados no tratamento e diagnóstico de doenças na rede municipal de saúde
Aparelhos de alta tecnologia são utilizados no tratamento e diagnóstico de doenças na rede municipal de saúde

No mês de abril, dois hospitais de São Luís tiveram oficializado o reconhecimento nacional. O Hospital Clementino Moura (Socorrão II) e o Hospital da Mulher foram credenciados junto ao Ministério da Saúde como unidades de referência em alta complexidade nas áreas de ortopedia e traumatologia e de neurologia, respectivamente. A qualificação de excelência é resultado das intervenções realizadas pela atual gestão, que incluíram, além de melhorias na estrutura física, a capacitação do corpo técnico do hospital e a implantação de padrões específicos de atendimento.

No caso do Socorrão II, o parecer positivo do governo federal qualifica os municípios de São Luís para intensificar e ampliar os serviços, a partir da inclusão, no orçamento do Ministério da Saúde, da realização de serviços complexos de traumato-ortopedia. Antes, esse atendimento era realizado com recursos próprios pelo hospital. Mensalmente, a equipe médica do Socorrão II atende na emergência ortopédica mais de 600 pacientes, provenientes tanto da capital quanto de municípios do interior do estado, e realiza cerca de 300 cirurgias.

Prefeito visita canteiro de obras do Hospital da Criança, que passa por ampla reforma
Prefeito visita canteiro de obras do Hospital da Criança, que passa por ampla reforma

Com a qualificação recebida do Ministério da Saúde, o Hospital da Mulher foi outra unidade a alcançar uma posição de destaque. O hospital localizado no bairro do Anjo da Guarda teve o serviço de neurologia implantado durante a gestão do prefeito Edivaldo e, a partir do credenciamento, tornou-se referência em todo o Maranhão para procedimentos cirúrgicos em aneurismas, tumores e traumas raquimedulares, entre outros serviços na área.

“Ao investir em melhorias de estruturas físicas, na padronização de procedimentos e na reestruturação da rede de saúde de São Luís, o prefeito Edivaldo criou todas as condições favoráveis para que os nossos hospitais fossem reconhecidos como unidades de qualidade e referência em saúde, tanto pelo governo federal quanto por quem necessita, diariamente, desses serviços”, afirmou a secretária de Saúde de São Luís, Helena Duailibe.

Parcerias

Hospital da rede municipal de saúde de São Luís livre de macas em corredores
Hospital da rede municipal de saúde de São Luís livre de macas em corredores, um drama antigo

Segue em ritmo acelerado a obra do novo Hospital da Criança, construído por meio de uma parceria entre a Prefeitura de São Luís e o governo do estado. Inaugurada há 20 anos, a atual estrutura não comportava mais a crescente demanda da unidade. A construção do novo hospital possibilitará, além das melhorias de estrutura física, a ampliação da gama de serviços oferecidos para a comunidade. Após a inauguração, o Hospital da Criança terá UTI com 11 leitos, centro cirúrgico com quatro salas de grande porte, 25 enfermarias com 91 leitos, enfermarias de isolamento, área vermelha e área amarela, sala de tomografia, salas de ultrassom, lactário, sala de nebulização, laboratório, sala de sutura, sala de coleta, dois elevadores para transporte de macas e pacientes, farmácias satélite e duas recepções de espera infantil.

Com espaços destinados aos pacientes e voltados para procedimentos hospitalares, o novo Hospital da Criança terá também ambientes de apoio às unidades funcionais, como arquivo médico, rouparia, sala de espera de pacientes e acompanhantes, sala de preparo de equipamentos e material. O hospital ganhará ainda ambientes para laboratório de revelação de filmes e chapas, sala de laudo, sala de indução anestésica, sala de preparo do paciente e sala de entrevista, entre outros ambientes.

Outra parceria reforçada pela Prefeitura de São Luís com amplos benefícios para os pacientes atendidos pelo município foi com a Santa Casa de Misericórdia. Por meio da parceria, foram disponibilizados 150 leitos na Santa Casa, o que possibilitou realizar a ação “Maca Zero”, transferindo para aquele hospital pacientes que estavam nos corredores do Socorrão I. A transferência foi realizada na última sexta-feira (29), e foi acompanhada pelo prefeito Edivaldo.

Estruturas

Prefeito Edivaldo visita unidade de saúde e é saudado por populares
Prefeito Edivaldo visita Central de Marcação de Consultas (Cemarc) e é saudado por populares

Ainda como parte das ações de reestruturação da rede de urgência e emergência, determinadas pelo prefeito Edivaldo, estão em curso melhorias nos Socorrões I e II. No Socorrão I, que desde 2006 não recebia melhorias físicas, foram implantados mais dez leitos de UTI – hoje são 20 leitos em atividade, no total. O hospital também ganhará, em breve, um espaço com quatro leitos para atendimento especializado de urgências buco maxilares, serviço inédito na rede pública de saúde. Além disto, está sendo feita a recuperação do telhado, do centro de material, da farmácia e a revitalização das estruturas elétrica e hidráulica de todos os ambientes. A Prefeitura também iniciou a reforma da área vermelha.

A Prefeitura também garantiu a reforma de 14 unidades de saúde e realizou intervenções de manutenção em outros dez postos. A descentralização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), outra mudança da atual gestão, aumentou em 62% o volume de atendimentos. Agora são cinco pontos de apoio, localizados nos bairros Cidade Olímpica, Distrito Industrial, Vicente Fialho, Itaqui-Bacanga e São Bernardo. Também foi descentralizada a Central de Marcação de Consultas. A central passou a ter 25 unidades, gerando mais agilidade no atendimento. O prefeito Edivaldo também reestruturou e colocou em circulação 12 ambulâncias, sendo que duas delas são de suporte avançado (equipe formada por médico, técnico de enfermagem, socorrista e motorista).

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Sem comentário para "Prefeitura registra avanços na área de saúde na gestão Edivaldo"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS