UFMA e Correios lançam selo comemorativo aos 50 anos da instituição

0comentário
Reitora Nair Portela conhece selo comemorativo dos 50 anos da UFMA
Reitora Nair Portela conhece selo comemorativo dos 50 anos da UFMA

Em 2016 a Universidade Federal do Maranhão completa 50 anos de fundação. Para abrir as comemorações pela efeméride, que serão realizadas durante todo o ano, a UFMA, o Ministério das Comunicações e os Correios lançaram um selo comemorativo aos 50 anos da instituição, durante a aula inaugural do primeiro semestre letivo, realizada no Centro de Convenções da Cidade Universitária Dom Delgado.

O selo estará disponível para estampar todas as correspondências e objetos dos Correios durante 2016, divulgando a imagem da UFMA para o mundo. De acordo com a reitora, Nair Portela, o lançamento serviu para receber os novos alunos em clima de comemoração. “Escolhemos este momento para lançamento do selo alusivo aos 50 anos de fundação da UFMA por estarmos iniciando o ano acadêmico de 2016, que é o ano de Jubileu de Ouro da UFMA”.

A reitora explica que com essa ação empreendida em parceria com os Correios a UFMA tem a oportunidade de escrever mais um capítulo importante de sua história. “O selo integrará o acervo do Museu da Empresa de Correios e Telégrafos, antevendo que poderão compor coleções de filatelistas em todo o mundo e acervos para pesquisadores, perpetuando a memória da UFMA”, enfatiza.

Selo estampará objetos dos Correios em 2016, divulgando a imagem da UFMA para o mundo
Selo estampará objetos dos Correios em 2016, divulgando a imagem da UFMA para o mundo

Em outubro, mês em que a UFMA completará 50 anos, todas as correspondências postadas pelos Correios em São Luís também receberão o carimbo alusivo à data. Na solenidade do lançamento, a reitora Nair Portela recebeu das mãos de Maristela Lobato, gerente de vendas da diretoria regional da EBCT, a primeira obliteração, colocando desta forma, em circulação nacional o selo personalizado em homenagem aos 50 anos da Universidade Federal do Maranhão.

Por indicação da reitora, quatro pessoas foram homenageadas com a entrega do álbum com a peça obliterada: Natalino Salgado, ex-reitor, Domingos Ferreira da Silva, Presidente da Associação dos Amigos da UFMA, Kleysson Moreira, Coordenador Geral do DCE, e Alex Rodrigues, presidente da Associação dos Moradores do Sá Viana.

Saiba mais

O selo é uma estampilha de valor convencional comumente quadrada ou retangular, destinada a franquear o porte de correspondência e objetos pelos correios. E o selo comemorativo é emissão temática que homenageia personalidades, em âmbito nacional ou internacional e registra fatos e datas, para marcar um período de uma forma importante, como é o caso da UFMA.

Com a emissão de marcas postais, a EBCT torna possível que a história seja contada de maneira honrosa e detalhada por meio do poder perpetuador da marcofilia e da filatelia que são a arte de colecionar e pesquisar os carimbos e selos emitidos pelos Correios.

Sem comentário para "UFMA e Correios lançam selo comemorativo aos 50 anos da instituição"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS