Márcio Vasconcelos lança fotolivro que resgata a história de Lampião

0comentário
Casa de Dona Jacosa, avó materna de Lampião, em Serra Talhada, em Sergipe
Casa de Dona Jacosa, avó materna de Lampião, na cidade de Serra Talhada, em Sergipe

O fotógrafo Márcio Vasconcelos viajou 4 mil quilômetros sozinho com seu próprio carro durante dois meses com uma câmera na mão uma ideia na cabeça: revisitar lugares e personagens que construíram o imaginário popular do mito Lampião. Muitas histórias surpreendentes depois, a saga resultou em ensaio fotográfico de peso contemplado, em 2010, com o XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia. Assim nascia o fotolivro Na Trilha do Cangaço – O Sertão que Lampião Pisou, publicação que será lançada no dia 31 de maio, terça-feira, no Museu Histórico e Artístico do Maranhão, a partir das 19h30, com performances de Urias de Oliveira e DJ Jorge Choairy.

Com curadoria de Maureen Bisiliat e texto de apresentação do historiador Frederico Pernambucano de Mello, editado pela Vento Leste editora, o livro tem capa dura, 104 páginas e será vendido no lançamento por R$ 40.

Grota do Angico, em Sergipe, local onde Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros foram assassinados
Grota do Angico, em Sergipe, local onde Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros foram assassinados

O registro de Márcio Vasconcelos passou por cinco estados do nordeste brasileiro – Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia e Ceará – tendo visitado grandes cidades, povoados e pequenos vilarejos, retomando uma trilha imaginária por onde Lampião poderia ter passado, de 1920 a 1940. “Fui inspirado pelas imagens que tenho na memória dos fotógrafos da época, que se aproximaram do Lampião, o filme e o material deixado pelo Benjamin Abrahão, e pude ver que de lá pra cá muita coisa ainda permanece como se o tempo tivesse parado nas mesmas agruras e dificuldades de anos atrás”, conta Márcio.

Vaqueiro tradicional, personagem típico dos tempos de cangaço
Vaqueiro tradicional, personagem típico dos tempos de cangaço

A intenção do Projeto é resgatar e refazer os caminhos percorridos por Lampião – segundo personagem mais biografado da América Latina, depois do Che Guevara -, Maria Bonita, Corisco, Dadá e seus bandos, através da elaboração de uma trilha que ligará locais que são simbólicos na história do cangaço pelos sertões nordestinos. Além do aspecto físico desse sertão revisitado, o Projeto pretende também identificar, localizar e fotografar personagens que fazem parte dessa história, além de descendentes destes, para contar causos e atestar a veracidade do mito Lampião e Maria Bonita.

“Feliz conjuntura entre as imagens de Vasconcelos – silenciosas, sensíveis, estrofas de um poema – e a Saga do Cangaço e do Lampião, história escrita por Frederico Pernambucano de Mello que com riqueza de informação euclidiana, nos apresenta Lampião ‘símbolo de toda uma região brasileira’, um livro que cavalga célere, levado pelas esporas do cangaço e pelo vento forte do sertão!”, escreve Maureen.

SERVIÇO

Livro: Na Trilha do Cangaço – O Sertão que Lampião Pisou
Fotografias de Márcio Vasconcelos e Texto de Frederico Pernambucano de Mello

Curadoria e Concepção Editorial: Maureen Bisiliat
Editora Vento Leste
Produção Cultural: Marina Gonzalez/COMG
104 páginas, capa dura, 27cm x 23cm
Preço: R$40,00

Lançamento

Dia 31 de maio, terça feira, a partir das 19h30
Museu Histórico e Artístico do Maranhão | Rua do Sol, 302, Centro, São Luís (MA)
Performances de Urias de Oliveira e DJ Jorge Choairy

Mais informações sobre o projeto: www.natrilhadocangaco.com.br

Sem comentário para "Márcio Vasconcelos lança fotolivro que resgata a história de Lampião"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS