Câmara em Pauta

2comentários

Capela de São Pedro

Vereador Marlon Garcia
Vereador Marlon Garcia

O vereador Marlon Garcia (P T do B) protocolou indicação na Câmara Municipal de São Luís solicitando que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), realize, com máxima urgência, a reforma completa das dependências da Capela de São Pedro, na Madre Deus.  No pedido a ser encaminhado ao governador Flávio Dino (PCdoB) e ao secretário da Sinfra, Clayton Noleto, o vereador Marlon Garcia esclarece que a Capela São Pedro se encontra deteriorada, precisando de reparos na sua estrutura, hoje comprometida com a ação do tempo e por atos de vandalismo. Na mesma indicação, o vereador pede que a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo – comandada pelo secretário Diego Galdino – inclua na programação cultural do Governo do Estado o Arraial de São Pedro, que acontece no mês de junho no Viva São Pedro(Madre Deus.

Negociação com professores

Em pronunciamento realizado na Câmara Municipal de São Luís, o vereador Honorato Fernandes (PT) se mostrou preocupado com o movimento de paralisação dos professores da rede municipal de ensino e propôs a formação de uma frente parlamentar para intermediar a negociação entre a categoria e o Executivo. Na ocasião, o vereador afirmou que a paralisação das atividades escolares é uma violência contra crianças e adolescentes, que terão o direito de acesso à educação usurpado. Violência praticada também contra os professores, que não dispõem das condições mínimas de trabalho e não conseguem avançar o diálogo com a Prefeitura na busca de suas garantias. “Tenho me preocupado muito com uma situação de violência que será instaurada a partir de quarta-feira. Violência contra centenas de crianças e adolescentes, que ficarão sem aula, por conta do anúncio de greve dos professores da rede de ensino do município. Mas violência também contra os professores, aqueles que, diariamente, se esforçam para levar o conhecimento às nossas crianças e que não conseguem obter avanços no diálogo com a Prefeitura, no que diz respeito às suas garantias”, destacou o parlamentar.

Negociação com professores II

Honorato propôs criação de frente na Câmara Municipal para mediar negociação entre professores e prefeitura para pôr fim à greve
Honorato propôs criação de frente na Câmara Municipal para mediar negociação entre professores e prefeitura para pôr fim à greve

O parlamentar rebateu ainda as críticas feitas pela presidente do Sindeducação, Elisabeth Castelo Branco, que durante entrevista concedida a um programa de rádio, afirmou que o Legislativo Municipal tem adotado uma postura omissa com relação à luta da categoria. “Minha indignação se deve ao fato de ter sido atribuída a esta Casa a responsabilidade por uma série de fatos que ocorrem, hoje, no âmbito da educação municipal. Segundo a avaliação da professora Elisabeth, a Câmara tem sido omissa, o que não é verdade, pois esta Casa tem realizado debates importantes, tratando da educação pública. Estamos ao lado do professores e não temos poupado críticas na defesa daquilo que acreditamos ser o correto”. Honorato seguiu afirmando que a Câmara não tem se furtado do papel de fiscalizar o poder público, denunciando deficiências, independente do setor. Relatou ainda visita feita a uma escola da rede municipal situada no Quebra Pote, onde um levantamento das deficiências foi feito, para em breve encaminhá-los ao Executivo.

Tempo integral

Armando Costa quer que escolas tenham biblioteca, cozinha, refeitório, coordenação pedagógica, auditório, pátio com projeto paisagístico, ginásio (com quadra poliesportiva), laboratórios de informática, dentre outras instalações
Armando Costa quer que escolas tenham biblioteca, cozinha, refeitório, coordenação pedagógica, auditório, pátio com projeto paisagístico, ginásio (com quadra poliesportiva), laboratórios de informática, dentre outras instalações

O vereador Armando Costa (PSDC) protocolou indicação na Câmara Municipal de São Luís, solicitando que o Governo do Estado – por meio da Secretaria de Educação (Seeduc) – realize, com urgência, estudos técnicos no sentido de construir uma escola em tempo integral no Bairro Tibiri, na zona rural da capital. Em sua solicitação dirigida ao governador, Flávio Dino (PCdoB), e ao secretário da Educação, Felipe Camarão, Armando Costa sugere que as escolas tenham biblioteca, cozinha, refeitório, coordenação pedagógica, auditório, pátio com projeto paisagístico, ginásio (com quadra poliesportiva), laboratórios de informática entre outros. Para o vereador, seu pleito é importante porque a escola em tempo integral desenvolvam os alunos de forma completa, em sua totalidade, pois muito mais do que o tempo em sala de aula, a educação integral reorganiza espaços e conteúdos não disponibilizados nas demais instituições de ensino.

2 comentários para "Câmara em Pauta"


  1. Cláudio

    Vereador, os professores precisam se unir pra tirar a Elisabeth Castelo Branco do comando do sindicato, pois ela não luta pela causa dos professores, mas sim por interesse próprio, basta ver essa greve absurda!

  2. Vinícius

    Eles sabem que essa greve é extrema, além de terem tido reajustes nos últimos anos acima da inflação e do salário mínimo, o valor que eles estão pedindo para reajustar os salários é iniviável, pois a lei eleitoral não permite em ano de eleição, e Edivaldo já está dando o máximo que a lei permite.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS