Urubus invadem mansões em bairro nobre de São Luís

1comentário
Urubus em revoada sobre o terreno posam no beiral do telhado de uma mansão do Jardim Eldorado
Urubus em revoada sobre o terreno pousam no beiral do telhado de uma mansão no Jardim Eldorado

Bandos de urubus têm invadido mansões localizadas no Jardim Eldorado, bairro vizinho ao Turu, conhecido por ser o endereço de boa parcela dos endinheirados de São Luís, a exemplo de empresários, magistrados, promotores de justiça e políticos. Os pássaros são atraídos pelos muitos lixões existentes na área, em especial um terreno baldio que fica na Rua Santa Quitéria, a poucos metros de uma clínica hospitalar.

Por volta das 8h desta segunda-feira, este blog flagrou dezenas de urubus se alimentando no referido terreno, que há anos foi transformado em ponto de despejo de lixo. No local, é comum o descarte de sofás, televisões e outros móveis e eletrodomésticos velhos, entulho, dentre tantos outros resíduos.

Animais mortos também são jogados no terreno, em cujo entorno existem muitos imóveis de luxo, construídos em uma região com metro quadrado mais caro da capital. É justamente a carniça que atrai os urubus, que nas revoadas chegam a invadir as mansões situadas nos arredores. As aves usam a parte superior dos muros e beirais de telhados como poleiros. Moradores contam já terem sido surpreendidos por pássaros em seus terraços, quintais, jardins e em outras áreas externas das casas.

Urubus se alimentam de carniça no terreno baldio e chegam a pousar na pista
Urubus se alimentam de carniça no terreno baldio e chegam a pousar na pista, a 200 metros de clínica

Distante cerca de 200 metros da Clínica Eldorado, o lixão também é uma ameaça à saúde pública. De tempos em tempos, garis e máquinas da Prefeitura de São Luís são acionados para fazer a limpeza do terreno, mas, ato contínuo, indivíduos, a maioria carroceiros, voltam a despejar lixo no local.

Sem muro ou calçada, o terreno é um convite ao acúmulo de sujeira. Os resíduos chegam, às vezes, a ocupar meia pista. O abandono, tendo como agravante o transtorno causado à comunidade, torna a área passível de desapropriação, procedimento ainda não executado por razão desconhecida.

O proprietário da área parece fazer vista grossa para o incômodo que o seu descaso tem provocado à vizinhança. Ainda assim, segue impune.

1 comentário para "Urubus invadem mansões em bairro nobre de São Luís"


  1. Após denúncia do blog, prefeitura volta a remover lixão que atrai urubus para mansões – Daniel Matos

    […] do Jardim Eldorado, bairro vizinho ao Turu, onde mora boa parcela dos endinheirados de São Luís (relembre), a Prefeitura de São Luís voltou a limpar o terreno baldio transformado em lixão localizado na […]

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS