Licitação promovida por Edivaldo causa demissão em massa em empresas de ônibus e perda de votos

7comentários
Com perda de passageiros e faturamento, empresa Menino Jesus de Praga demitirá 60 trabalhadores
Com perda de passageiros e faturamento, empresa Menino Jesus de Praga demitirá 60 trabalhadores (Foto: Vinicius Giusti/site onibusbrasil.com)

O clima está tenso nas empresas de transporte público que perderam espaço com a licitação das linhas de ônibus de São Luís, propagandeada como feito espetacular e histórico pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), candidato à reeleição. Com menor participação no sistema após o certame, concessionárias que há décadas exploravam o serviço estão promovendo demissão em massa em suas garagens.

Somente a empresa Menino Jesus de Praga, que há mais de 30 anos opera rotas com destino ao bairro São Cristóvão e adjacências, dispensará 60 motoristas, cobradores e fiscais. Revoltados, os demitidos dizem que não votarão em Edivaldo.

A crise atinge empresas que venceram a licitação, mas foram obrigadas a assumir rotas diferentes das que exploravam, com menor fluxo de passageiros e, portanto, menos rentáveis. É o caso da São Benedito, que deixou de operar a próspera linha Calhau/Litorânea, e passou a atuar na área da Cidade Operária. A lista de demissões da concessionária tem, até agora, 20 trabalhadores. E há quem diga que o número pode aumentar com a possível exclusão definitiva da empresa do sistema, motivada por falência.

O mesmo revés atinge a Ratrans, subsidiária da Gonçalves. Com a licitação, a empresa assumiu as modestas linhas Cajueiro e Itapera, ambas com rota para a zona rural. Sem o mesmo fluxo de passageiros e o faturamento de outrora, a concessionária já anunciou que mandará embora 25 profissionais do seu quadro de funcionários.

Temendo perda expressiva de votos na reta final do segundo turno, aliados de Edivaldo defendem a intervenção direta e imediata do prefeito para conter a demissão em massa nas garagens. Uma das sugestões é o aproveitamento dos trabalhadores dispensados pelas empresas que ganharam lotes maiores e mais rentáveis da licitação.

Com a ameaça de derrota rondando o seu palanque, Edivaldo não descarta a interferência.

7 comentários para "Licitação promovida por Edivaldo causa demissão em massa em empresas de ônibus e perda de votos"


  1. José Reinaldo H C Rodrigues

    Imaginem, quando perceberem que o Prefeito, não cumpriu o Programa de mobilidade urbana, quecontemplava metroferrovias, ciclovias, hidrovias, transportes de massa seguros, confortáveis, rápidos, menos poluentes sobre trilhos, conforme lei 12587/2012, vencida em 2015 e indevidamente prorrogada para abril/2018. Assim como, saneamento básico, decreto 7217/2010, lei 11445/2007, prazo 31/12/2015, prorrogado….lei política nacional de resíduos sólidos,12305/2010, vencida em08/2014, também prorrogada para 2018 e pequenos municipios 2021, poluicao sonora, também crime ambiental….

  2. Diego Fernandes

    Ainda bem que fizeram licitação. Empresas como a São Benedito nem deveriam estar operando em São Luís, ainda mais continuarmos a linha Calhau/Litorâneas. Só tinha ônibus velho, sujo e funcionários destreinados.

  3. Jorge Rodrigues

    Meu caro Daniel Matos, essas duas empresas citada na sua reportagem, deve realmente sair de circulação, Menino Jesus de Praga e São Benedito, tendo em vista que essas duas empresas é só ônibus VELHO, sempre dando prego nas avenidas e engarrafando o Trânsito de São Luís. Eu sou usuário do transporte de São Luís, e, esses ônibus são velhos demais para circular na nossa Capital. Faz uma visita no Terminal São Cristóvão, você vai observar que os ônibus desses duas empresas já citada na sua reportagem são SUCATAS.
    Obrigado!

  4. Jorge Rodrigues

    Esses Ônibus é só SUCATA, tem mesmo é sair de Circulação.

  5. Edna Muniz

    Meu caro Daniel, não é verdade que os ônibus da Menino Jesus de Praga são velhos, sucata. Se observar melhor, a Menino Jesus tem a frota mais nova. É só observar os veiculos prefixo 32 e 33. O nobre leitor deve está confundindo com outras empresas.

  6. Graça Silva

    Meu caro não sei se vc sabe mas não é só carro velho q prega novos também pregam e não creio q na menino Jesus de praga só tenha ônibus velho acho que vc deveria prestar mais atenção e vc não pensa nas pessoas q trabalham lá todos tem família e vc abre sua boca pra dizer q nem deveria mais existir.

    prestar mais

  7. MAnoel Messias Silveira Franco Filho

    Na minha opinião a Empresa Gemalog mesma a Menino Jesus de Praga demais outras Empresas pra mim eles deveriam permanecer operando as linhas e manter os empregos dos trabalhadores, digo com toda sinceridade esse negocio de licitacao e consorcios que atribuiram varias empresas e uma desorganizaçao de cores diferenciados e confundido os usuarios de tranportes. Apesar que as empresas estão no Coonsorcio Upaonçu tem muitos onibus velhos tambem. Portanto quero que a Empresa Gemalog e a Menino Jesus de Praga volte a operar volte ter os empregos de Volta seu Edvaldo Holanda prefeito de São Luis.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS