Viana: derrotado nas urnas, prefeito Chico Gomes pode ser cassado por fraude em licitação

5comentários
Chico Gomes pode perder o cargo de prefeito antes mesmo do término do mandato
Chico Gomes pode perder o cargo de prefeito antes mesmo do término do mandato

Uma suposta fraude em licitação para compra de combustíveis pode resultar na cassação do prefeito de Viana, Chico Gomes (PDT), derrotado nas urnas no último dia 2 pelo empresário Magrado Barros (PSDB). Depois de uma série de manobras protelatórias do presidente da Câmara Municipal, vereador Neilson Muniz Gomes (PSDC), e da intervenção da Justiça contra tais atos, a denúncia será lida em plenário na sessão dessa terça-feira (25). Caso  a acusação seja aceita, o prefeito pode perder o cargo antes mesmo do fim do mandato, que se encerrará em 31 de dezembro.

Segundo denúncia apresentada pela senhora Joana de Deus Pereira de Souza, Chico Gomes forjou os processos licitatórios n° 03/2013 e 027/2013, nas modalidades dispensa e pregão presencial, respectivamente, para favorecer o Posto Vinólia LTDA., que saiu vencedor do certame, levando vantagem sobre as propostas apresentadas pelos postos Santeiro e São Pedro.

Consumado o processo licitatório, o Posto Vinólia celebrou contrato com a Prefeitura de Viana no montante de R$ 2.219.176,00 (dois milhões, duzentos e dezenove mil, cento e setenta e seis reais) para abastecer as frotas de veículos das secretarias municipais de Saúde, Educação, Administração e Assistência Social. Detalhe: o valor contratado ficou acima da cotação inicial de R$ 1.971.476,75 (um milhão, novecentos e setenta e um mil, quatrocentos e setenta e seis reais e setenta e cinco centavos) para compra de combustíveis para as quatro pastas.

Indícios de fraude

Foram identificados no certame graves indícios de fraudes, com montagem e falsificação de documentos. Uma das suspeitas de irregularidade recai sobre a proposta apresentada pelo Posto Santeiro, que apresentou números de CNPJ divergentes na Dispensa de Licitação nº 03/2013 e no Pregão Presencial n° 027/2013. Na primeira, constava a numeração 12.403.201/0001-04. Já na segunda, foi apresentado o número 12.326.160/0001/02.

Em pesquisa junto à Receita Federal, constatou-se o CNPJ n°03.216.382/0001-83 atribuído ao Posto Santeiro, completamente diverso dos dois informados anteriormente pela empresa. A mesma Receita Federal revelou que as numerações com as quais o posto participou das duas concorrências são inválidas.

Outro indício de fraude detectado refere-se aos endereços dos postos Santeiro e São Pedro que constam nas propostas de preço encaminhadas aos dois certames. Investigação constatou que ambos pertencem ao Posto Vinólia LTDA., vencedor das duas licitações.

Como se não bastassem todos os graves indícios de fraude levantados, tanto o Posto Santeiro, como o Posto São Pedro apresentaram representação ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) garantindo que jamais encaminharam propostas de preços à Dispensa de Licitação n° 03/2013, tampouco ao Pregão Presencial n° 027/2013, reforçando a suspeita de fraude, por meio da falsificação de documentos.

Diante dos claros sinais de violação da Lei 8.666/93 (Lei de Licitações), a autora da denúncia defende o afastamento sumário de Chico Gomes do cargo de prefeito de Viana. Por força de um mandado de segurança, a acusação será lida em plenário, na próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores, marcada para a manhã desta terça-feira.

5 comentários para "Viana: derrotado nas urnas, prefeito Chico Gomes pode ser cassado por fraude em licitação"


  1. JOCCA

    Meus amigos quem mandava e desmandava nas licitações da Prefeitura de Viana era o filho do Prefeito (Augustus) um amigo meu participou de uma dessas licitações com melhores ofertas e foi rifada do processo por ordem expressa do Augustus. O povo deu a resposta nas urnas….

  2. JOÃO BOY

    NÃO VAI ACONTECER NADA POIS O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL, A QUEM CABERIA A CONDUÇÃO DA SESSÃO DE HOJE SUMIU DO MAPA E NINGUÉM O ENCONTRA. CONSTA QUE O CARA É TUTELADO PELO EX-PREFEITO DANIEL FILHO ALIADO DA ÚLTIMA ELEIÇÃO DO ENROLADO PREFEITO CHICO GOMES, ESTE TEM RELAÇÕES MERCANTILISTAS COM O PREFEITO E AINDA É CREDOR DA PREFEITURA. COM PROMESSAS E GRANDES ESPERANÇAS DE RECEBER UMA GRANDE QUANTIA DE DINHEIRO DA PREFEITURA ATÉ 31/12/16. SÓ QUE O CHICO GOMES É UMA SUJEITO SEM PALAVRA, CALOTEIRO E NÃO PAGA NINGUÉM. ESSE VAI ESPERAR SENTADO. ESSA MANOBRA DE HOJE NÃO RESOLVERÁ A SITUAÇÃO DA PREFEITURA COM O DANIEL FILHO, COM CERTEZA!

  3. XEXÉU

    Esse já está morto e agora querem esfolar! Em verdade, ele e o filho não vão escapar de uma boa cadeia, ante a tantos desmandos que praticaram abertamente na cidade dos lagos, pois por muito menos vários prefeitos já visitaram o xilindró. Sem vínculos na cidade, eles subestimaram a sagacidade do povo vianense e pensavam que podiam enrolar a tudo e a todos.

  4. Em Viana, presidente da Câmara some e denúncia que pode levar à cassação do prefeito não é lida em plenário – Daniel Matos

    […] XEXÉU em Viana: derrotado nas urnas, prefeito Chico Gomes pode ser cassado por fraude em licitação […]

  5. a

    E O VICE-PRESIDENTE NÃO PODERIA CONDUZIR A LEITURA DESSA DENÚNCIA EXTREMAMENTE GREVE?? TAMBÉM ELE É PARTIDÁRIO DE ALGUM CUPINCHA DO PREFEITO?

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS