Câmara de São Luís homenageia UFMA por seu jubileu

0comentário
Vereadora Rose Sales entrega à pró-reitora Dorlene Aquino placa em homenagem aos 50 anos da UFMA
Vereadora Rose Sales entrega à pró-reitora Dorlene Aquino placa em homenagem aos 50 anos da UFMA

Os 50 anos de fundação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foram lembrados nesta segunda-feira, à tarde, pela Câmara de Vereadores de São Luís, durante uma sessão especial realizada no plenário Simão Estácio da Silveira. O evento foi proposto pela vereadora Rose Sales (PMB) e aprovado em junho por unanimidade, em sessão ordinária.

Além da vereadora e seus colegas José Joaquim Guimarães Ramos (PSDB) e Manoel Rego (PP), compareceram à homenagem a professora e pró-reitora de Ensino, Dorlene Aquino, representando a reitora Nair Portela, que está de viagem a Chapadinha, a promotora de Defesa da Educação, Luciane Belo. Outros que prestigiaram o evento foram o assessor da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Claudio Azevedo, representando a instituição, a professora e presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Luzia Rezende, do Sistema S, a pastora Maria de Lourdes Belo, dentre outros convidados.

Ao justificar a homenagem, na tribuna da Câmara, a vereadora Rose Sales disse que “a Universidade Federal do Maranhão tem cumprido um papel de excelência no ensino, pesquisa e extensão”. Ela frisou que testemunha isso por si, pois ali graduou-se e fez mestrado em Educação. No final de sua fala, ela desejou vida longa à instituição, para felicidade dos seus alunos.

Cumprindo papéis

A pró-reitora Dorlene Aquino, ao fazer uso da palavra, agradeceu a homenagem e pediu desculpas pela ausência da reitora Nair Portela, que está em missão oficial ao interior. Ela fez uma retrospectiva dos fatos que deram motivo à fundação da universidade, em 1966 e, lembrando os depoimentos e testemunhos dos que a antecederam, exaltando a contribuição dada para as suas vidas pela instituição, afirmou:

“Quando as histórias de ex-alunos se cruzam de modo positivo com a da Universidade Federal do Maranhão, cumpre dizer que a instituição respondeu ao papel para o qual ela foi criada.
Exaltaram da tribuna da Câmara os feitos da Universidade, além dos vereadores citados, a promotora de Educação, Luciane Belo, e o professor licenciado em Pedagogia pela instituição José Ribamar Ferreira.

A placa em homenagem da Câmara à UFMA foi entregue à pró-reitora Dorlene Aquino pelos vereadores Rose Sales, José Joaquim e Manoel Rego. No final, como parte do evento, o também ex-aluno da UFMA e ator Daniel Tourinho fez uma representação, a propósito da importância de se estudar. Ele representou o cantor João do Vale como pessoa que não estudou, fez amigos doutores e só aprendeu a fazer baião, pelo que lamentou, já que seus colegas de infância nem fazer música aprenderam.

Sem comentário para "Câmara de São Luís homenageia UFMA por seu jubileu"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS