Deputado Wellington comprova diferença entre propaganda e realidade de escolas estaduais

0comentário
Propaganda oficial informa que 574 escolas foram reformadas ou totalmente reconstruídas

Muita propaganda e pouco trabalho. Foi essa a denúncia de professores e estudantes que o deputado estadual Wellington do Curso (PP) levou até à tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão.

“Enquanto a propaganda fala em mais de 500 escolas reformadas ou totalmente reconstruídas, o que temos são centenas de escolas abandonadas. Eu sei da realidade das salas de aula. Se o Governador ou Secretário não sabem, eles bem que poderiam passar por aqui e saber que nem reforma tivemos”, disse a professora Lidiane.

Material de construção mal aguardado no pátio da escola evidencia caos na obra, que se arrasta há um ano

Ao levar à tribuna a denúncia dos professores, Wellington mencionou exemplos que comprovam que, de fato, o Governo mais se importa com a propaganda que com a educação.

“O Governador publicou uma foto falando de uma reforma no colégio Cintra. Professores procuraram o gabinete e disseram que não se fez reforma nenhuma de verdade. O que se fez foi pintar. Atendendo as denúncias, eu fui pessoalmente visitar o local e o que encontrei foram janelas quebradas e sem vidros. Da realidade, não se pode duvidar…já da propaganda, fica difícil acreditar em uma real mudança”, disse Wellington.

Lentidão, desordem e improviso marcam andamento de reformas de escolas

Ainda durante o pronunciamento, outra escola citada foi a Antônio Carlos Beckman, conhecida como Bandeirantes, no município de Açailândia. Uma obra que tinha previsão para durar 120 dias, já se arrasta por quase um ano.

“Trata-se da reforma da escola que começou há quase 01 ano e, até agora, não foi concluída, prejudicando mais de 700 alunos. De acordo com a placa que está no local, o prazo para conclusão seria de 120 dias, o que não foi respeitado, já que ao que parece, a conclusão ainda está distante. O pior nem é isso. O pior é que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, enviou ofício à Assembleia Legislativa com a relação das escolas reformadas ou reconstruídas e consta no documento que a escola Antonio Carlos Beckman foi reformada em 2015. Erram ao redigir o documento? Porque a escola Carlos Beckman não foi reformada. É assim que eles trabalham? Na propaganda, é de um jeito. Na realidade, é outra. Se for de fato dessa forma, não se pode esquecer que isso caracteriza um desrespeito com alunos e professores, podendo até mesmo caracterizar improbidade administrativa”, disparou o professor e deputado Wellington.

Carteiras, mesas e armário abandonados em área externa de escola onde reforma demora a ser concluída

Sobre toda a situação, o deputado Wellington afirmou que levará a situação até à Comissão de Educação da Assembleia, encaminhará ofício cobrando ao Governo do Estado para que conclua a obra e, além disso, oficializará a denúncia ao Ministério Público. Todas as denúncias foram colhidas por meio do Projeto “De olho nas escolas”, desenvolvido pelo parlamentar é que consiste em ouvir as solicitações de estudantes, pais de alunos e professores.

Abaixo, cópia do ofício encaminhado pela Seduc à Assembleia Legislativa:

Anexo do ofício informando que 50 escolas foram reformadas ou totalmente reconstruídas em 2015:

Anexo do ofício informando que a escola Antônio Carlos Beckman, em Açailândia, foi reformada em 2015:

Carta escrita por pais de estudantes de Açailândia com apelo por conclusão de reforma de escola:

Sem comentário para "Deputado Wellington comprova diferença entre propaganda e realidade de escolas estaduais"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS