Flávio Dino descumpre acordo e servidores do Detran entram em greve

8comentários
Greve de funcionários paralisou serviços na sede do Detran em São Luís e em várias Ciretrans

Os servidores do DETRAN-MA paralisam as atividades do órgão hoje (21) em todo o Estado em resposta ao descumprimento de acordo por parte do Governo do Estado. A decisão foi tomada em assembleia realizada na última segunda-feira (19) e há adesão da maioria da Circunscrições Regionais de Trânsito (CIRETRANs).

“Após a suspensão da greve que aconteceria no mês de abril por conta da aceitação, por parte do governo do estado, da contraproposta oferecida pelo sindicato dos servidores, acreditávamos que o Palácio dos Leões fosse realmente manter o acordo firmado e respeitar a agenda de negociações”, declara Perez da Paz, presidente do sindicato, ao explicar que a paralisação é uma advertência com o objetivo de que o governo retome o diálogo e cumpra a agenda de reuniões prometida e os prazos estabelecidos.

 

Servidores cobram aumento no auxílio-alimentação, gratificação de atividade de trânsito, além de um calendário definido para negociações de outras pautas e a implementação do auxílio e da gratificação

Para que se entenda melhor o contexto dessa paralisação de advertência, no dia 20/04 os servidores do Detran de todo o estado do Maranhão votaram pela suspensão da greve programada para iniciar no dia 24/04 em troca de algumas concessões, que incluíam aumento no auxílio-alimentação, gratificação de atividade de trânsito para todos os servidores, além de um calendário definido para as negociações de outras pautas e a implementação do auxílio e da gratificação. Contudo, após uma única reunião que aconteceu no dia 22/05, houve poucos avanços nas negociações e também um momento de tensão: a proposta do governo de que a gratificação fosse concedida apenas aos servidores que entraram através do último concurso público, sem extensão aos demais servidores, proposta que foi veementemente repudiada pela categoria.

Grevistas empunharam cartazes com mensagens de protesto dirigidas ao governador Flávio Dino

Na capital, a paralisação de advertência acontecerá durante todo o expediente desta quarta-feira e contará com a presença dos servidores na entrada principal da sede do Detran, localizada na Avenida do Franceses. Os postos de atendimento da capital, da região metropolitana e as CIRETRANs (interior do estado) também aderem ao movimento e, por isso, a orientação que o Sindicato dos Servidores do Detran repassa à população é que reagendem os seus serviços no órgão para outras datas.

8 comentários para "Flávio Dino descumpre acordo e servidores do Detran entram em greve"


  1. Tatiane Sodré

    Os servidores estão em paralisação de advertência.

  2. Eliane

    Estamos nessa paralisação porque necessitamos de uma real valorização. Detran-MA é o 2° maior orgão arrecardador do estado. E cade nossa valorizaçao.

  3. ANDREW CARLOS B. VIEIRA

    O DETRAN-MA é uma das principais fontes de recursos de todo o estado e, no entanto, paga mal os seus servidores, não valoriza, e quando “valoriza” é só uma amostra pra mostrar na MÍDIA!
    QUEREMOS UM GOVERNO QUE CUMPRA OS ACORDOS, COM MENOS MÍDIA E MAIS AÇÃO, E VALORIZAÇÃO DE VERDADE!

  4. Cristóvão

    Presenciei esse ato hoje. Ao entrar no Detran, fui recebido com mingau de milho. Gostei! Depois, serviram-me um copo com água. Também gostei. Inalienado que sou (ou penso que sou), sei que tudo isso tem um custo e, ainda, não é sinal de uma boa gestão. Ao contrário, por trás desses artifícios, quase sempre há uma gestão pão e circo. Mas o que me chamou mais a atenção foi um “piti” de uma senhora mandando retirar os cartazes dos vidros da entrada do Detran. Pouco tempo depois fiquei sabendo que tal senhora era a Diretora Geral do Detran. A que papel ela se prestou! A partir desse ato desnecessário e imaturo, o que pensar sobre o comando dessa cidadã?

  5. Santos

    Esse governador está massacrando, não somente os servidores do Detran, mas do Estado do Maranhão em geral. Ele está com o rei na barriga, desafiando tudo e todos. Entretanto, ele esquece que ganhou as eleições concorrendo com um cavalo sem dentes, com um paspalhão, que, mesmo assim, quase o alcança na reta final. Quero ver ele enfrentar um adversário forte, como a Roseana Sarney, sem o apoio dos servidores, os quais são detentores de um voto qualificado, ou seja, além de votarem, exercem forte influência em outros eleitores (parentes, amigos e até desconhecidos). Se ele está pensando que essa mídia toda que é feita às custas dos cofres públicos está conseguindo enganar o povo, ele está muito enganado. Quanto ao Detran, só quero ver quando o Ministério Público, se é que existe esse órgão no Maranhão, no que diz respeito à esfera administrativa, fará uma visita àquela autarquia, pois entra governo, sai governo, e só se sabe que a farra lá corre solta. Na atual gestão, inclusive, há grandes murmurinhos acerca do contrato da empresa dos terceirizados, este já veiculado na mídia, e da farra de cartões corporativos. Pasmem! Pensei que esses cartões fossem privilégios somente do Legislativo.

  6. Danielle

    So quero ver qdo os empresários das auto escolas,q sao,mais ou menos cerca de 240 e poucas em todo o estado se juntarem tbm pra fazer uma paralizaçao em frente a esse Detran pra reivindicar o aumento de custos e taxas e outras mais, porque com essa má gestora q o governador q vcs votaram a colocou,ela nao vai aguentar a pressao nao viu! Aí eu quero ve o bixo pegar!

  7. Marco Aurélio Araújo Carvalhoso

    Só valoriza Auditores..Delegados de Polícia..e os seus comissionados de favor

  8. ailton carlos martins barbosa

    ESTE CONCURSO QUE ESTA FAZENDO DO DETRAN MARANHÃO QUAIS SERÃO OS BENEFICIOS ALÉM DO SALÁRIO DE 1400,00 AUXILIO ALIMENTAÇÃO DE 800,00 NÃO TEM INCENTIVO DE QUALIFICAÇÃO E NEM GRATIFICAÇÃO DE DESEMPENHO PARA OS SERVIDORES.A
    COMO AS PESSOAS SE INTERESSARAM A PAGAR ESTÁ TAXA DE INSCRIÇÃO CARA DE 90 E 140 REAIS.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS