Comunistas exploram drama de idoso que vende suco, mas omitem 6 mortes em asilo público só este mês

3comentários
Sorridente, Carlos Lula posa, sob o sol escaldante, ao lado de Seu Chico

Nos últimos dias, membros do governo Flávio Dino (PCdoB) têm explorado ao máximo o drama de um ancião que, assim como milhões de brasileiros, sofre com a dificuldade de acesso à saúde pública. Aproveitando-se de uma mobilização popular espontânea nas redes sociais, comunistas chamaram a responsabilidade para si, propagandeando o feito aos quatro cantos, a fim de demonstrar uma sensibilidade para com os mais humildes que jamais se viu em tantos outros casos semelhantes.

Muito conhecido na cidade por vender, há décadas, suco de laranja em garrafa em um retorno no bairro Renascença, o idoso tornou-se celebridade, de uma hora para outra, ou melhor, virou uma espécie de garoto-propaganda do governo, que, de imediato, providenciou as consultas e exames que até então lhe vinham sendo negados.

A sina de Seu Chico, como o ambulante é carinhosamente chamado por clientes, mereceu até a intervenção do secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, que deixou o conforto do seu gabinete e, sob o sol escaldante, encontrou-se com o idoso, em plena rotatória onde ele trabalha, para confirmar, pessoalmente, o atendimento médico e, em seguida, disparar no Instagram uma foto em que aparece abraçado ao ilustre paciente.

Mas, o que era para ser regra não passa de oportunismo barato, pois, enquanto os governistas ocupam todos os canais da mídia para propagar sua “boa ação”, idosos carentes estão morrendo por falta de assistência adequada no Solar do Outono, único asilo público da capital, mantido pelo Estado, no bairro Cohab. Segundo uma fonte do blog, só neste mês de julho, seis anciãos já foram a óbito – três só na última segunda-feira (17). A tragédia vem sendo mantida no mais absoluto sigilo, para evitar transtornos à imagem do governo e a ação dos órgãos fiscalizadores e da Justiça.

Vistoria

Idosa repousa em quarto com piso danificado, que representa grave risco de queda para os internos do asilo

Vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), o Solar do Outono foi alvo de inspeção do Ministério Público, em 9 de maio deste ano, após sucessivas denúncias de maus tratos e até mortes de pessoas da terceira idade. Comandada pelo promotor José Augusto Cutrim Gomes, da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso de São Luís, a vistoria identificou uma série de problemas.

O mais grave foi a precariedade do piso, solto e danificado em vários compartimentos, o que já provocou acidentes com idosos e funcionários. “Este é um problema grave, porque pode causar sérias consequências”, comentou o promotor Augusto Cutrim, na época, acrescentando que poderia tomar medidas administrativas ou criminais devido a essa e outras falhas detectadas.

Outro problema verificado foi a restrição do fornecimento de medicamentos. Atualmente, a maioria dos remédios – especialmente os de uso contínuo e os destinados para tratamentos mais complexos – são pagos pelos próprios idosos. Somente os básicos são adquiridos por meio de parceria com o programa farmácia básica. No local, o Corpo de Bombeiros atestou a existência de extintores de incêndio fora do prazo de validade.

O blog foi informado que nos dois meses que se passaram desde a vistoria, em vez da solução dos problemas encontrados, houve piora nas condições do Solar do Outono, que hoje faz jus ao título macabro de matadouro humano.

3 comentários para "Comunistas exploram drama de idoso que vende suco, mas omitem 6 mortes em asilo público só este mês"


  1. Renilde

    foi isso mesmo que aconteceu.assino em baixo tudo que esse blog está argumentando.pois faço parte dessa equipe..e nós que estamos por perto.para conseguirmos uma consulta. temos que contar com o aval do presidente da República
    .senao não conseguimos..ou tudo às escondidas…sao tudo fascistas

  2. José Augusto Cutrim Gomes

    Sr. Blogueiro. A Promotoria de justiça de defesa do idoso, sob minha titularidade, em homenagem ao princípio da publicidade, vem esclarecer que o procedimento administrativo em curso nesta Promotoria, cujo objeto é averiguar a situação de funcionamento da casa de abrigamento de longa permanência para idosos-ILPI Solar do Outono, após delatalhado levantamento da situação física, financeira, funcional, contratual,etc. Com a finalidade de garantir a proteção integral e a dignidade da pessoa humana dos idosos ali abrigados, comunica que o relatório conclusivo e as medidas a serem adotadas, inclusive sobre os óbitos,terão ampla divulgação. No mais, o prédio principal do Solar do Outono já está em reforma e a casa da Irmã Zizi, que fica no complexo, fechada há três anos, já foi reformada e abriga os idosos que estavam na casa principal, aguardando a conclusão da reforma. Pondo-me à disposição para qualquer outro esclarecimento. José Augusto Cutrim Gomes. Promotor de Justiça. Titular da Promotoria da Defesa do idoso.

    Resposta: à vossa excelência, promotor José Augusto Cutrim Gomes, convém deixar claro que, no que diz respeito à atuação da Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso, as informações publicadas pelo Blog do jornalista Daniel Matos tiveram como base matéria jornalística distribuída à imprensa pela Coordenação de Comunicação do Ministério Público do Maranhão. No mais, manifesto, respeitosamente, minhas congratulações pelo trabalho realizado e coloco-me à disposição para obter e publicar os esclarecimentos oficiais que vossa excelência tiver a fazer sobre o caso.

  3. Leonardo pereira

    Blogueiro e bom checar suas fontes e deixar de ser irresponsável são 9 óbitos em todo o ano de 2017 enquanto no tempo de sua patroa Roseana foram 30 obitos só em 2013.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS