Boi de Axixá encerra o arraial da Cemar nesse domingo

2comentários

O Bumba-meu-boi de Axixá, sotaque de orquestra encerrará nesse domingo, às 23h, o arraial da Cemar, no Ceprama. O grupo tradicional que neste ano completou 58 anos de história na cultura popular maranhense é conhecido pelo seu belo gingado e pela sua forte irreverência e canções que marcaram várias gerações. Hoje, sob o comando de Leila Naiva, a brincadeira é formada por 120 brincantes, entre índias, vaqueiros campeadores, vaqueiros de fita e orquestra.

A graciosidade das índias do Boi de Axixá

As índias do Boi de Axixá dão um show à parte em cada arraial

Com charme, beleza e graciosidade ímpares, as índias do Boi de Axixá dão um show à parte em cada arraial onde a brincadeira se apresenta. Escolhidas em uma seleção rigorosa para compor um dos grupos mais representativos do sotaque de orquestra, as personagens encantam todas as plateias com seu bailado ritmado e indumentárias caprichosamente produzidas para a temporada junina.

O Boi de Axixá conta com 35 índias em seu cordão. Combinado à musicalidade inconfundível do grupo fundado há 58 anos pelos saudosos Donato Alves e Francisco Naiva, o visual produzido pelas belas personagens faz delas atrações de destaque no São João do Maranhão, dignas de admiração crescente por sua dedicação ao nobre papel que desempenham no folclore.

O gingado dos vaqueiros do Axixá

Vaqueiros são uma das marcas registradas do bumba-meu-boi do sotaque de orquestra

A cada apresentação, é notório ver o gingado dos vaqueiros campeadores de fitas do boi de Axixá, que fazem a inconfundível história do tradicional bumba-meu-boi do sotaque de orquestra.

História do Boi de Axixá

O Boi de Axixá foi fundado em 01/01/1959, por Francisco Naiva, não por pagamento de promessa, mas por amor à brincadeira, à cultura popular. Era composto pelos personagens: soldados, caboclos de flecha, índios e campeadores.
As mulheres eram proibidas de brincar. Depois da saída dos índios e soldados, elas foram inseridas, também como índias, sendo assim até a atualidade.

Por ser um dos precursores do bumba-meu-boi de orquestra no Maranhão, o Boi de Axixá segue tradicionalmente o ciclo da manifestação, ensaios, batismo, apresentação e morte, envolvendo comunidades do município de Axixá e de São Luís/MA.
Como é considerado um dos principais representantes da cultura popular, o Bumba-meu-boi de Axixá não se apresenta somente para contratantes com poder aquisitivo alto; apresenta-se sem cobrar em diversos arraiais, igrejas e comunidades carentes, a fim de promover o acesso e contato de pessoas menos favorecidas à cultura popular, visto que os seus brincantes, desde a sua fundação, também são pessoas simples que amam o Boi de Axixá.

2 comentários para "Boi de Axixá encerra o arraial da Cemar nesse domingo"


  1. William Moraes Correa

    “BRINCADEIRA”? NUNCA FOI. GRUPO ARTÍSTICO DA MAIS ALTA COMPETÊNCIA. SÓ NO MARANHÃO SE CHAMA GRUPO CULTUAL DE “BRINCADEIRA”…

  2. William Moraes Correa

    William Moraes Correa ·
    “BRINCADEIRA”? NUNCA FOI. GRUPO ARTÍSTICO DA MAIS ALTA COMPETÊNCIA. SÓ NO MARANHÃO SE CHAMA GRUPO CULTURAL DE “BRINCADEIRA”…
    Curtir · Responder · Agora mesmo

    Resposta: trata-se de um release.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS