“Julho Verde” chega ao seu Dia D nesta quinta, 27

0comentário
Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço será marcado por atividades

A próxima quinta-feira (27) é o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, batizado do Dia D das atividades do mês que recebeu o nome de Julho Verde para alertar a população sobre a importância da prevenção da doença. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada ano, surgem aproximadamente 41 mil novos casos desse tipo de enfermidade em regiões como boca, língua, seios paranasais, faringe, laringe, palato mole e duro, bochechas, gengivas, amígdalas, esôfago e tireoide.

Especialistas que apoiam a campanha na capital maranhense, os médicos da Thyreos ― Sebastião Porfírio, Flávio Marcondes, Júlio César e Helder Vasconcelos ― ressaltam que um dos focos do Julho Verde 2017 é abordar o HPV como fator de risco, já que está associado a alguns tipos de cânceres de cabeça e pescoço, como o de orofaringe, que envolve particularmente as amígdalas ou a base da língua.

Doença está associada à orofaringe, que envolve particularmente as amígdalas ou a base da língua

Outra abordagem importante dada pela campanha é a prevenção à doença. Segundo os especialistas, o diagnóstico tardio diminui bastante as chances de cura (em torno de 40%), sendo mais provável a existência de sequelas. O diagnóstico precoce, por outro lado, aproximam as chances de cura dos 90%.

Em geral, os sintomas envolvem lesões na cavidade oral ou nos lábios com dificuldade de cicatrização por mais de 15 dias; manchas ou placas vermelhas os esbranquiçadas na língua, gengivas, no palato (céu da boca) e na mucosa jugal (bochecha); nódulos no pescoço; e rouquidão persistente.

Nos homens, a incidência é sete vezes mais comum do que em mulheres. Outro fator de risco é o tabaco, que rende o quíntuplo de chances de adquirir a doença, em comparação a não fumantes. Quando o hábito de fumar está associado ao consumo de álcool, as chances sobem para 10 vezes.

Sem comentário para "“Julho Verde” chega ao seu Dia D nesta quinta, 27"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS