Veterinário reúne acervo com fotos de pontos históricos, belezas naturais e cenas cotidianas de Grajaú

0comentário
Marcial Lima exibe foto do antigo Canecão, famoso balneário de Grajaú

Com rara sensibilidade, o professor e veterinário Antônio Fernando, natural de Grajaú, vem retratando retratando, há anos, cenas do cotidiano, pontos históricos e as belezas naturais da cidade. Com uma acervo formado por mais de 250 mil fotografias impressas, além do material armazenado em arquivo digital, ele diz que sua intenção é divulgar as belezas do município mundo afora, por meio da comercialização de imagens que podem servir de itens decorativos para diversos ambientes ou mesmo como recordação.

Em visita a Grajaú, semana passada, o jornalista e vereador de São Luís Marcial Lima (PEN), também grajauense, esteve na casa de Antônio Fernando para conhecer a obra e ajudar a divulgá-la. Impressionado com o talento do conterrâneo, Marcial exibiu, na internet, algumas fotos, destacando não só a qualidade estética, como a importância das imagens como fontes de preservação da história do município.

No rico acervo, destacam-se imagens como a da Catedral de Nosso Senhor do Bonfim, um dos espaços mais emblemáticos de Grajaú. Reproduzida em dimensão ampliada, a fotografia pode virar um belo quadro e ornamentar salas de residências ou mesmo escritórios. Outra foto, de 2006, mostra o cenário da época do antigo Canecão, famoso balneário da cidade. “A foto mostra a ambiente preservado, muito diferente do que é hoje, expondo a degradação daquele importante espaço”, observa Marcial Lima.

Comercialização

Ao lado do conterrâneo Antônio Fernando, Marcial mostra foto da Catedral de Nosso Senhor do Bonfim

Antônio Fernando, que começou a fotografar apenas como hobby, diz que a comercialização do material é uma forma de garantir a continuidade do trabalho. Ele conta que, inicialmente, não pensava em vender as imagens, algo que só passou a fazer em 2016. “Como tenho um acervo enorme, sugeriram-me que começasse a vender fotos”, conta. Ele afirma que sua objetivo não é apenas a compensação financeira, mas também divulgar a riqueza cultural da sua terra natal. “Você acaba unindo o útil ao agradável”, pontua.

O autor das fotografias diz que tem imagens de lugares que já não existem mais, de trechos do Rio Grajaú já degradados e de enchentes que já não se veem há décadas. Antônio Fernando também guarda fotos da Cachoeira da Fumaça e da Cachoeira dos Morcegos.

Reafirmando que seu trabalho não tem apenas fins comerciais, ele destaca a oportunidade que tem, há anos, de reunir fotos em uma obra cultural, de grande valia, sobretudo para o povo grajauense.

Interessados em conhecer e adquirir as imagens podem entrar em contato com Antônio Fernando pelo e-mail [email protected] e via Whatsapp, pelo número (99) 9 9123-7609.

Sem comentário para "Veterinário reúne acervo com fotos de pontos históricos, belezas naturais e cenas cotidianas de Grajaú"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS