Maranhense que vive na Finlândia relata medo após atentado terrorista que chocou o país

0comentário
Lia e família em viagem à França, também alvo de terrorismo praticado por fundamentalistas

A maranhense Lia Raquel Nunes-Waden, nascida em São Luís, e que há 14 anos vive em Helsinque, capital da Finlândia, diz estar com muito medo após o atentado terrorista ocorrido na manhã de ontem, em uma cidade vizinha onde mora com o marido e a filha. O saldo do terror foram duas pessoas mortas e oito feridas, todas por esfaqueamento. Os suspeitos dos crimes são marroquinos, rejeitados pelo país e alvos de racismo por grupos extremistas finlandeses, como skinheads.

O ato aconteceu em Turku, cidade que fica a cerca de uma hora e meia de Helsinque. A princípio, as investigações apontavam para homicídio, mas o Gabinete Nacional de Investigação da Finlândia comunicou que à noite recebeu informações adicionais que indicaram que “as ofensas criminais são agora terrorismo”. O governo anunciou, ainda, ter detido cinco pessoas numa rusga a um apartamento, em Turku.

Em contato com o blog, via Whatsapp, Lia disse que o clima é de medo porque ninguém está mais seguro na Europa. “A Finlândia é um país que, mesmo com o ataque de ontem, é considerada segura, pois não está se envolvendo em polêmicas. Mas como aceita refugiados, acaba ficando na mira do terrorismo, como toda a Europa”, ressalva.

Segundo a maranhense, a situação é difícil, pois não há o que fazer para se proteger, pois os atentados podem acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar.

Aumento

Ela prevê o aumento da onda de terrorismo por causa da intolerância no continente, sobretudo por parte de skinheads e demais grupos extremistas.

O principal suspeito das agressões é um jovem de 18 anos, de origem marroquina. Por ainda estar hospitalizado, depois de ter sido baleado pela polícia, as autoridades ainda não conseguiram interrogá-lo.

“Temos agora seis suspeitos sob custódia, o principal suspeito e mais cinco”, declarou o comissário Markus Laine, do Departamento Nacional de Investigações.

Sem comentário para "Maranhense que vive na Finlândia relata medo após atentado terrorista que chocou o país"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS