Os 5 melhores filmes de Brad Pitt

11comentários

Quebrou a cara quem achava, lá pela década de 90, que Brad Pitt era somente um rostinho bonito que desapareceria de cena assim que as rugas começassem a tomar conta do seu rosto. Ator versátil, de timing preciso e muito talentoso, o galã completa 49 anos neste 18 de dezembro e, como de praxe, vamos homenageá-lo com a lista com os seus melhores filmes. Detalhe: no lançamento de O Homem que Mudou o Jogo, relacionei as 7 melhores atuações do ator que, embora repetisse títulos desta lista, com ela não se confunde. Vamos lá ao Sr. Angelina Jolie agora!

5. Se7en – Os Sete Crimes Capitais: em sua primeira colaboração com o diretor David Fincher, Brad Pitt era um policial novato e impulsivo parceiro do detetive sábio interpretado por Morgan Freeman. Eles estavam no encalço de um serial killer com um hábito bem particular de matar as suas vítimas e uma inveja sombria que rendia um dos desfechos mais antológicos do cinema recente. Curiosidade: segundo lendas urbanas (ou não), o desfecho foi um acidente causado pela troca de um rolo de filme por outro. Interferência dos deuses do cinema, talvez.

4. O Assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford: aqui, Brad Pitt trabalhava pela primeira vez com Andrew Dominik – que o dirigiria novamente no recente O Homem da Máfia, o qual ainda não vi -, como o lendário, arrogante e grandioso bandido que acabaria sendo traído pelo membro do seu bando que mais o idolatrava. Com um tom contemplativo e uma fotografia sensacional, a narrativa minimalista e discreta acabou esnobada injustamente pelo público e premiações.

3. Os 12 Macacos: uma das ficções-científicas contemporâneas essenciais, o trabalho do excêntrico Terry Gilliam colocava Bruce Willis indo e vindo em viagens no tempo para descobrir uma maneira de salvar a humanidade. Lógico que após revelar a natureza de sua missão, ele acaba internado em um sanatório onde conhece o lunático e esquizofrênico personagem de Pitt, atuação pela qual foi indicado ao Oscar.

2. Árvore da Vida: ninguém sabia exatamente o que esperar do novo filme de Terrence Malick: a crítica o aplaudia e as indicações a prêmios não cessavam, porém parte do público detestava e debandava no meio da sessão. Rara experiência espiritual e existencialista, a narrativa conduz o público à criação do universo só para revelar quão pequeno (ou, quem sabe, grandioso) era o relacionamento entre o garoto Jack O’Brien e o rígido pai interpretado brilhantemente por Brad Pitt. Aberto a interpretações e cheio de simbolismos, veja sem preconceitos e com a mente e o coração abertos.

1. Clube da Luta: o filme mais importante da minha vida, mas não por causa da excelente narrativa e sim por ter sido neste que me comportei pela primeira vez, inconscientemente, como um crítico, a segunda colaboração entre Pitt e David Fincher questiona os valores morais da sociedade contemporânea, o consumismo, a infelicidade provocada pela rotina e dá um murro no estômago do previsível. Com mensagens subliminares, a paranoia crescente, e um dos vilões fundamentais do cinema, o pastor do caos Tyler Durdeen, eis o melhor filme da carreira de todos os envolvidos.

E para você, qual o melhor filme de Brad Pitt?

Não deixe também de conferir as outras edições dos 5 Melhores Filmes aqui.

11 comentários para "Os 5 melhores filmes de Brad Pitt"


  1. jorge

    o melhor longa do brad pitt é fight club mesmo.

  2. jorge

    márcio,já viu cool world ? aquele longa no qual gabriel byrne é desenhista de quadrinhos e é transportado ao mundo paralelo das HQ’S,o brad pitt participa desse filme juntamente com a kim basinger

    • Márcio Sallem

      Conheço o filme, mas ainda não assisti.

  3. pfffffffffffffffffffffffff

    4. O Assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford:
    2. Árvore da Vida:

    Melhores esses?
    E Snatch? Bastardos Inglorios? Sete Anos no Tibet? Entrevista com Vampiro? Sleepers? Ate Kalifornia ganha desses…

    • Márcio Sallem

      Se a lista fosse de “Melhores Atuações”, Snatch com certeza seria incluído.

      Gosto de todos os outros que você citou, exceto “Bastardos Inglórios” e “Sleepers” que acho bem meia-boca.

  4. jorge

    por que achaste sleepers meia-boca ? #perguntando

    • Márcio Sallem

      Desperdício de um grande elenco e uma boa história.

  5. Eduardo Gabriel Klin

    Entrevista com vampiro deveria estar aí… é um filmaço

  6. Diogo

    o melhor filme foi, Troia

  7. Dibalee

    Snatch – Porcos e Diamantes

deixe seu comentário