Padre Astolfo Serra

5comentários

Por José Raimundo Santos*

Astolfo Henrique de Barros Serra nasceu em 22 de maio de 1900, na vila de Matinha, então município de Viana, em nosso Estado do Maranhão, a 14 quilômetros de verdes relvas e do azul celeste do lago Aquiri, um dos nove lagos formadores do rosário de lagos do Maracu, tudo sob o céu mais azul de todos os azuis, nasce, para glória da fé cristã, da política do bem servir e do mundo jurídico, Astolfo Henrique de Barros Serra, talento fulgurante e pena versátil, fizeram-no jornalista destemeroso e admirado, poeta vibrante de cintilante inspiração e, com o dom fácil da palavra, orador eloquente e apreciadíssimo; era padre secular, tendo porém abandonado o sacerdócio. Seus pais foram Joaquim Ignácio Serra e Judith Barros Serra.

Filho de “um professor simples de aldeia” e de uma mãe extremosa, tornou-se uma estrela cujo brilho na história do Maranhão e do Brasil jamais se apagará.

Como todo menino pobre, notadamente do interior maranhense, seu destino seria o analfabetismo, não fora ter sido filho de um modesto professor, que fazia de seu magistério a vocação do exercício da dedicação e devotamento a todos os meninos pobres da vila de Matinha.

Com ele estudou as primeiras letras numa escola coberta de palha de babaçu e tapada de barro, tendo como piso o chão batido de soquete, mas nos sonhos, um ideal definido, quer na vila de Matinha, onde ficara até aos sete anos de idade, quer na cidade de Viana, onde completou seu curso primário.

A vida o encaminhou para o velho e tradicional Seminário de Santo Antônio, em São Luís do Maranhão.

Nesse mesmo vestuto e abençoado casarão, Astolfo Serra pôde moldar seu coração e sua inteligência até sua ordenação sacerdotal, em 25 de março de 1925, festa litúrgica da Anunciação de Nossa Serra, juntamente com outro ilustre vianense, o padre Constantino Vieira.

Na vida pública, foi inspetor do Liceu Maranhense, diretor da então Junta Comercial do Maranhão, e, por fim, interventor federal em seu Estado; mudando-se para o Rio de Janeiro e depois de ter exercido o cargo de diretor-geral do Ministério do Trabalho, ascendeu à alta posição de ministro do Tribunal Superior do Trabalho. Era sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e, na Academia Maranhense de Letras, sucedeu a Clodoaldo de Freitas, fundador da poltrona de Sousa Andrade (n° 18).

Sua vida literária é de uma grandeza inigualável, bastando lembrar as obras publicadas, sem que sejam citadas aquelas que ficaram inéditas.

Podem ser citadas: “Depoimento para a História Política do Maranhão e Vértice”, “Gleba que Canta”, “Profetas de Fogo”, “Terra enfeitada e rica”, “Caxias e seu governo civil na Província do Maranhão”, “Noventa Dias de Governo”, A “Vida vale um sorriso”, “Guia Histórico e Sentimental de São Luís”, “A Balaiada”, “A vida simples de um professor de aldeia”, dentre tantas outras.

Seu falecimento, lamentavelmente, ocorreu distante de sua terra natal, na cidade do Rio de Janeiro, em 19 de fevereiro de 1978, depois de “combater o bom combate”, na forte expressão paulina, que tantas vezes na vida anunciou.

O Estado do Maranhão prestou significativa homenagem a este ilustre filho, emprestando ao Tribunal Regional do Trabalho, em São Luís, o seu nome, para honra de todos os maranhenses.

*O autor é vianense nascido no povoado Piraí, engenheiro agrônomo e primeiro tenente QOAPM da Reserva Remunerada da Polícia Militar do Maranhão – PMMA.

5 comentários para "Padre Astolfo Serra"


  1. MANOEL SANTANA CÂMARA ALVES

    UM ESCRITOR E JURISTA. HONRA E GLÓRIA DE NOSSA PEQUENA MATINHA;

  2. MANOEL SANTANA CÂMARA ALVES

    Parabens. Astolfo Serra é honra e glória de nossa Matinha. Manoel Câmara

  3. MANOEL SANTANA CÂMARA ALVES

    NASCI em MATINHA-MA. publiquei “Declaração Universal dos Direitos dos Poetas”; “Passa Gens” e “Na Porteira do Tempo”. Fui homenageado pelo povo de Matinha na pessoa do Ex-Prefeito Dr. Emanoel Rodrigues Travassos,com meu nome na Biblioteca Pública de Matinha. Tenho orgulho de ter nascido nesse lugar tão lindo. As noites de lua, o canto dos pássaros, o lago do Aquiri as belas mangueiras me deixam cheio de saudade. Parabéns pelo brilhante artigo. Estou á sua disposição em São Paulo – Fone 11 996859209

  4. Rafaela Colonese

    Sou Neta deste Ilustre escritor, jornalista, padre e por fim Jurista. Nasci no ano em que ele faleceu no dia 13 de junho de 1978. Conhecendo o apenas por lembranças do meu Pai Dr. Astolfo Serra Junior, também ilustre médico, com os mesmos ideais de seu pai e de minha avó Anésia Serra. Por hora fico muito orgulhosa de conhecer minhas raízes e entender um pouco mais de minhas aspirações, também formada em jornalismo, cursei Direito e escrevo desde jovem um pouco aqui e ali, pensamentos guardados na gaveta.
    Parabéns pelo artigo que resume os grandes feitos do meu avô. Que com certeza serão eternizados na história do Brasil.

  5. Filemon de Carvalho Krause Filho

    Gostaria de comprar um exemplar do livro “Terra Enfeitada e Rica”, de autoria do Padre Astolfo Serra. Como proceder para comprar o livro.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS