Lei que muda ordem de votação na urna não vigora para Eleições 2014

1comentário

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por unanimidade, na sessão administrativa de quinta-feira (29), que a lei que inverte a ordem de votação na urna eletrônica dos cargos de deputado estadual/distrital e deputado federal não vigorará para as Eleições 2014.

O Tribunal entendeu que a Lei nº 12.976, de 19 de maio deste ano, não valerá para o pleito deste ano. A lei, que alterou o parágrafo 3º do artigo 59 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), modifica a ordem de votação de dois cargos na urna, colocando em primeiro lugar a escolha para deputado federal, ao invés de deputado estadual/distrital.

Assim, nas eleições de 5 de outubro, os cargos continuarão a ser apresentados para a escolha do eleitor na seguinte ordem na urna eletrônica: deputado estadual/distrital, deputado federal, senador, governador de Estado e presidente da República.

Relator da questão de ordem sobre a aplicação da lei para o pleito de outubro, o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, afirmou que a implantação da mudança para as eleições deste ano demandaria a liberação de nova versão de software, de treinamento, entre outros fatores.

O ministro disse que, caso a alteração vigorasse para as eleições de 2014, haveria a necessidade de outra campanha institucional do TSE para divulgar a nova ordem de votação.

O presidente do TSE informou ainda que o órgão técnico da Corte recomendou também, se a mudança fosse implantada, um teste de integração para avaliar os reflexos da alteração em todos os sistemas eleitorais, antes do teste em campo, este previsto para a próxima semana (2 a 6 de junho).

Por essas razões, o Plenário do TSE votou pela não aplicação da alteração promovida pela Lei nº 12.976 nas Eleições 2014.

1 comentário para "Lei que muda ordem de votação na urna não vigora para Eleições 2014"


  1. Jogador

    Meu nobre Dr Flávio, gostaria que o sr explicasse como vai ficar a situação do município de Matinha com a cassação do prefeito Beto Pixuta na data de hoje pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, que aliás marcou um gol de placa, pois esse prefeito tem tantos processos na justiça que o TJ vai ter que fazer mutirão para julgá-los.
    Peço que nos explique quem assumirá o comando da cidade, se o vice-prefeito, o 2º colocado nas eleições de 2012 ou se teremos nova eleição. Agradeço pela explicação.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS